TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de Adultos de Morita-Baylis Hillman

Por:   •  30/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese de adutos de Morita-Baylis Hillman[pic 1]

João Pedro Nogueira da Silva, Angelo H. L. Machado

Universidade de Brasília, Grupo de Tecnologia em Síntese Orgânica do Laboratório de Isolamento e Transformação de Moléculas Orgânicas, Instituto de Química, Campus Universitário Darcy Ribeiro, 4478, CEP 70904-970, Asa Norte, Brasília-DF, Brasil.

[pic 2]

Os adutos de Morita-Baylis-Hillman (MBH) são obtidos a partir da reação de adição que ocorre entre compostos carbonilados como aldeídos e cetonas (A) e uma olefina ativada para ataques nucleofílicos (B). Essa reação é catalisada por aminas terciárias, dentre as quais o DABCO, 1,4-diazabiciclo[2.2.2]octano, é a mais difundida.

[pic 3]

Esquema 1: Reação de formação do aduto de MBH a partir da reação de adição entre um compostos carbonilado (A) e uma olefina ativada para ataques nucleofílicos (B)

O objetivo deste trabalho de Técnica de Pesquisas em Química foi sintetizar um aduto de MBH, com pureza e rendimento aceitável, e fazer estoque para o laboratório pois é um reagente que pode ser utilizado na síntese de produtos naturais e compostos biologicamente ativos, ademais avaliar a eficácia do rearranjo de Claisen clássico nestes adutos.

Além do trabalho de síntese realizado, com este plano de trabalho buscou-se aprender maneiras de buscar na literatura científica, por meio de pesquisas na bases de dados SciFinder®, da Chemical Abstract Service, e o desenvolvimento de técnicas básicas de laboratório como cromatografia em camada delgada (CCD) e manuseio de aparelhos e vidrarias de laboratório.

[pic 4]

A reação de MBH foi realizada com 1 equivalente molar de pirrol-2- carboxialdeido (C) 2 equivalentes molares de acrilato de etila (D). Além disso, utilizou- se 1 equivalente molar de DABCO e de ácido acético, conforme procedimento publicado por Coelho e colaboradores.

[pic 5]

Esquema 2: Reação de MBH entre pirrol-2-carboxialdeido (C) e acrilato de etila (D) para formação do aduto de MBH (E)

Para o preparo do aduto de MBH (E), primeiro foi pesada a massa correspondente de aldeído e DABCO em um balão de fundo redondo. Na sequência, foram adicionados, ao balão contendo as substâncias, os volumes de acrilato de etila e ácido acético correspondentes . O conteúdo do balão foi agitado magneticamente por 72 h de reação. Utilizou-se cromatografia em camada delgada para avaliar o progresso da reação, e notou-se que a reação foi concluída após este tempo.

Os voláteis da reação foram removidos em evaporador rotativo e o resíduo reacional foi purificado por cromatografia em coluna de sílica gel, tendo uma mistura de 1 parte de acetato de etila para 3 partes de hexano como solução eluente. As frações da coluna que tinham o produto foram reunidas, concentradas em evaporador rotativo e o material obtido foi seco em bomba de alto-vácuo para garantir a obtenção completa do aduto.

Após a pesagem do produto notou-se um rendimento de 54,8%. Por se tratar de um aldeído de um heteroaromático rico em elétrons, era de se esperar um baixo desempenho para esta reação, já que esta reação tem em seu mecanismo uma etapa de adição de nucleófilo a este aldeído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (154.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com