TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTOS DE EFLUENTES: CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DA ÁGUA

Por:   •  9/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS

DISCIPLINA: TRATAMENTOS DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

DOCENTE: MARCELO VIDAL

ANA CAROLINA BORBA MARQUES VIEIRA

ANA GABRIELLA DUARTE DE ARAÚJO ALENCAR

JÉSSICA ALVES DA SILVA

LUARA KEITE JALES DE ALMEIDA

SARA MEDEIROS DANTAS

TRATAMENTOS DE EFLUENTES: CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DA ÁGUA

MOSSORÓ – RN

2017

  1. CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS
  1. Nitrogênio

O nitrogênio pode se manifestar na natureza de diversas formas, tais como (SANTOS, 2015):

  • Nitrogênio molecular (N2) – livre na atmosfera;
  • Nitrogênio orgânico – Dissolvido e em suspensão nos corpos d’água;
  • Amônia – NH3 eNH4;
  • Nitrito (NO2);
  • Nitrato (NO3);

A interação deste elemento com os organismos vivos, se dá através do Ciclo do Nitrogênio, que possui quatro mecanismos (SILVA e BROTTO, 2014) conforme as Figura 1:

  1. Fixação do nitrogênio atmosférico em nitratos. De acordo com Braga et al. (2005), o nitrogênio é dissolvido rapidamente na água do solo e fica disponível para as plantas através de nitratos, NO3-. Estas plantas transformam os nitratos em grandes moléculas contendo nitrogênio e outras moléculas orgânicas nitrogenadas, necessárias a vida. Dando início então o processo de amonificação.
  2. Amonificação. Quando o nitrogênio entra na cadeia alimentar, ele passa a constituir as moléculas orgânicas dos consumidores. Atuando sobre os produtos de eliminação desses consumidores e do protoplasma de organismos mortos, as bactérias mineralizam o nitrogênio produzindo gás amônia, NH3, e sais de amônio, NH4+.
  3. Nitrificação. Os sais de amônio e o gás amônia são convertidos em nitritos, NO2-, e, posteriormente no processo de nitrificação de nitrito em nitratos, NO3-, por um grupo de bactérias quimiossintetizantes. A passagem de amônia a nitrito é feita pelas Nitrossomonas; e a passagem a nitratos pelas bactérias Nitrobacter. Este processo de nitrificação se processa aerobiamente.
  4. Desnitrificação. Por fim, retorna-se ao nitrogênio, N2(g), a partir do nitrato, pela ação das Pseudomonas. A desnitrificação é anaeróbia e ocorre em solos pouco aerados (BRAGA et al., 2005).

Figura 1 – Ciclo Aeróbio do Nitrgênio

[pic 2]

Fonte: SILVA e BROTTO (2014)

Segundo a Portaria no 2.914 do Ministério da Saúde, água potável é aquela que atende ao padrão de potabilidade e não oferece riscos à saúde. O padrão de potabilidade são os parâmetros de qualidade da água destinada ao consumo humano (BRASIL, 2011).      O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, NO3-, que normalmente ocorre em aqüíferos de zonas rurais e suburbanas. O nitrato em águas subterrâneas surge principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio (inorgânicos e de esterco animal), em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica (SILVA e BROTTO, 2014).

O excesso de íon nitrato em água potável pode causar em recém-nascidos a síndrome do bebê azul; e em adultos, conforme pesquisas, pode ser responsável por causar câncer de estômago, e aumentar a probabilidade de câncer de mama em mulheres (SILVIA e BROTTO, 2014).

Ainda de acordo com a Portaria n° 2.914 do Ministério da Saúde, Anexo VII, as quantidades permitidas de nitratos e nitritos na água, são respectivamente:

Tabela 1 – Valores permitidos por legislação

Substância

CAS(1)

Unidade

VMP(2)

Nitrato

14797-55-8

mg/L

10

Nitrito

14797-65-0

mg/L

1

Fonte: BRASIL (2011)

(1) CAS é o número de referência de compostos e substâncias químicas adotado pelo Chemical Abstract Service.

(2) Valor Máximo Permitido.

  1. CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS

Para caracterizar biologicamente as águas devemos analisar o material em suspensão na água inclui-se a "parte viva", ou seja, os organismos presentes que também constituem impurezas. Os indicadores de qualidade biológica são as algas e os coliformes. As algas produzem grande parte do oxigênio dissolvido, mas em grandes quantidades provocam a eutrofização. Já os coliformes indicam a presença de micro-organismos patogênicos, provenientes de efluentes sanitários.  A avaliação da qualidade das águas é feita através da pesquisa bacteriológica de micro-organismos.

A água pode ser o veículo de transmissão de muitas doenças, causadas por bactérias e vírus, seja através da ingestão da mesma ou mesmo pelo contato. Estes microrganismos não se encontram normalmente no ambiente aquático e sua presença é devida à contaminação do mesmo por fezes de humanos contaminados. Sendo assim, a possibilidade da existência destes microorganismos patogênicos na água é determinada, de forma indireta, pelas análises de coliformes totais e Escherichia coli. Estas bactérias existem em grande quantidade no intestino humano e são eliminadas pelas fezes, de modo que sua ocorrência na água bruta demonstra que a mesma pode ter sido contaminada por fezes de humanos infectados. Assim, as bactérias do grupo coliforme são indicadoras da possibilidade de contaminação da água por agentes patogênicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com