TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de confirmação da fabricação de biodiesel

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da prática n°2

Teste de confirmação da fabricação de biodiesel

Introdução

A cromatografia é um método físico-químico de separação na qual os compostos presentes em uma mistura são separados por uma fase móvel e uma fase estacionária. Esse processo ocorre porque os componentes possuem diferentes afinidades com a fase estacionária e com a fase móvel, implicando, portanto, nas diferentes velocidades em que se deslocam pelo sistema.

Nessa aula, usaremos o método de cromatografia em camada delgada, que é uma técnica de absorção sólido líquido. Ela é realizada sobre uma placa de plástico, alumínio ou vidro revestida com uma camada absorvente, geralmente a sílica. Essa fase é chamada de estacionária. Na fase móvel, aplica-se uma amostra da substância na placa e após secar, ela é colocada em um recipiente contendo um solvente ou uma mistura de solventes.

Objetivo

Analisar o biodiesel produzido na aula prática nº 1.

Material utilizado

Reagentes:

Biodiesel;

Hexano:acetato 9:1;

Óleo de soja;

Equipamentos:

Tubo capilar;

Béquer;

Placa cromatográfica de Sílica.

Metodologia

Utilizando um tubo capilar, uma amostra de óleo foi colocada ao lado de uma amostra do biodiesel produzido em uma placa revestida de sílica. Posteriormente, a placa foi colocada em um béquer com solução de hexano:acetato de etila 9:1.

Resultados

Como previsto, a amostra de biodiesel “subiu” mais rapidamente que a amostra de óleo. Nesse caso, essa divergência se dá pela diferença de afinidade dessas substâncias na fase estacionária, pois o solvente arrastará melhor os compostos menos absorvidos nessa fase. Ou seja, o óleo de soja foi mais absorvido e o biodiesel foi menos absorvido pela camada de sílica.

Conclusões

Nessa prática pôde-se ver que a cromatografia é um método que se destaca devido à sua facilidade em efetuar a separação e identificação de diferentes espécies químicas.

Bibliografia

1. Cromatografia, https://www.youtube.com/watch?v=pdExSwSZUvU, acessado no dia 04/09/2016;

2. O que é cromatografia?, http://www.quimicasuprema.com/2013/12/o-que-e-cromatografia.html, acessado no dia 04/09/2016;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com