TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação, reação de neutralização e estequiometria

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina: Química Geral e Inorgânica

Professora: Claudia Jorge do Nascimento

Aluno: Pedro Rasch

Curso: Biomedicina

Turma: B                                                                              Nº da prática: 3

Prática realizada no dia: 28/09/2015

                               Titulação, reação de neutralização e estequiometria

                                                        Rio de Janeiro

2° semestre                                                                                                   2015  

                                                                                                                 

I -  INTRODUÇÃO

          Segundo a teoria de Arrhenius, “um ácido é uma substância que se dissocia em uma solução aquosa liberando íons de hidrogênio (H+). Já uma base trata-se de uma substância que, em meio aquoso, é capaz de dissociar-se, liberando íons hidróxidos (OH-)” [1]. A partir disso, considerando o meio aquoso, pode-se explicar basicamente como funciona uma reação de neutralização. Esta acontece quando reagem um ácido e uma base, de forma que há produção de um sal e água. Dentro desse sistema, o ácido liberará o cátion H+ e a base o ânion OH-, que irão se atrair e virar H2O. O resultado é a atração dos íons restantes no meio e a consequente formação de um sal.

          Além disso, a classificação das neutralizações pode ser de dois tipos: completa ou parcial. A primeira ocorre quando o ácido e a base do processo possuem, em geral, a mesma força, o que resulta na formação de um sal de caráter neutro e água. Já a segunda, há uma diferença notável entre as forças do ácido e da base. Quando o ácido é mais forte que a base, há a formação, no processo, de um sal com caráter ácido e água. Em paralelo, se a base for mais forte que o ácido, há formação de um sal de caráter básico e água.

         O conhecimento acerca dessas reações é de extrema utilidade, não só para muitas práticas em laboratório, mas para o cotidiano também. É muito comum, por exemplo, o uso desses conceitos em processos de calagem de solo ácido para plantações, através de minerais com caráter básico. Vale lembrar, ainda, para o laboratório, que as substâncias neutralizadas podem ser propriamente descartadas, já que  não oferece tantos danos ao meio ambiente em comparação aos ácidos e bases.

         Outro importante conceito, principalmente para os experimentos dessa prática, é o de titulação. Esta é um mecanismo que consiste no gotejamento de uma solução de concentração desconhecida, utilizando geralmente uma bureta, em outra solução com um determinado indicador ácido-básico e com a concentração já determinada. Com isso, obtêm-se a concentração não conhecida da substância, por meio de simples cálculos. Ademais, vale lembrar que a titulação é um processo que necessita de grande atenção, uma vez que o ponto de viragem pode ser ultrapassado, além do desejado, facilmente.


II – OBJETIVOS

         Neutralizar soluções de 25,00 mL de HCl e concentração 0,1025 mol/L utilizando outra solução de NaOH de concentração desconhecida, através do uso do indicador fenolftaleína.

III – MATERIAIS E MÉTODOS

  1. Materiais Utilizados

- 1 Becker de 250,00 mL

- 3 Erlenmeyer de 100,00 mL

- 1 Pipeta volumétrica de 25,00 mL

- 1 Pera de sucção

- 1 Funil de vidro

-  Fenolftaleína

- 1 Conta gotas de vidro

- 1 Bureta de 50,00 mL

- 1 suporte para bureta

- Solução estoque de NaOH

- Solução estoque de HCl

  1. Metodologia

Preparo de 3 erlenmeyer contendo uma solução de HCl 0,1025 mol/L

         Foi utilizada uma pipeta volumétrica de 25,00mL e uma pera de sucção, dentro de uma capela, para pipetar 25,00 mL de solução estoque de HCl. O volume obtido foi transferido cuidadosamente para um erlenmeyer de 100,00 mL. Esse procedimento foi reproduzido mais duas vezes de forma que houvesse três erlenmeyer contendo 25,00 mL de ácido cada um. Posteriormente, com a utilização de um conta-gotas, foram pingadas 3 gotas de fenolftaleína dentro de cada erlenmeyer usado. Os recipientes que continham o HCl, então, foram agitados manualmente com o intuito de homogeneizar as soluções. Após isso, os três frascos foram devidamente armazenados para utilização futura.

Preparo da Bureta contendo uma solução de NaOH

       Foi transferido um volume aproximado de 85,00 mL do frasco de solução estoque de NaOH de concentração desconhecida para um Becker de 250,00 mL . Em seguida, com o auxílio de um funil, o conteúdo coletado foi deslocado cuidadosamente para uma bureta, com a torneira fechada, de 50,00 mL em um valor próximo do ponto de referência. Foi necessário o uso de um conta-gotas para que o menisco atingisse o valor 0 da bureta com precisão.

Neutralização do HCl 0,1025 mol/L, contido no erlenmeyer, com a solução de NaOH

       Um dos recipientes erlenmeyer contendo o ácido foi posto em baixo da bureta, que estava acoplada no suporte universal. Esse foi considerado o experimento 1. Em seguida, a torneira foi aberta cuidadosamente de forma que houve apenas gotejamento. Ao mesmo tempo foi agitado o recipiente contendo o HCl para que a solução sempre estivesse homogeneizada. Foi observado, a princípio, que a cada gota de NaOH escoada para o erlenmeyer houve uma pequena mudança de coloração no local do gotejamento, passando de incolor para rosa forte. Contudo, com a agitação do frasco a solução retornava a ser incolor. O processo seguiu até que toda a solução apresentasse uma coloração rosa forte, mesmo com a agitação. A torneira foi fechada imediatamente e o volume escoado da base foi anotado: 26,31 mL. Com isso, experimento 1 foi dado como finalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com