TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade de ácidos

Tese: Toxicidade de ácidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Tese  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Toxicidade dos ácidos

H2SO4

O ácido sulfúrico, tanto puro quanto em solução, mostra-se um produto extremamente corrosivo e deve ser manipulado com muito cuidado. Pôr ser miscível com água em quaisquer proporções, deve-se ter muito cuidado e atenção ao misturar acido sulfúrico e água, devido ao calor desenvolvido e formação de salpicos. Em conato com a pele, o ácido sulfúrico causa destruição dos tecidos causando severas queimaduras e o contato com os olhos (solução ou vapor), causa severas queimaduras, podendo levar a cegueira. A inalação de vapores de ácido sulfúrico é prejudicial ao sistema respiratório; quando há inalação excessiva de vapores, provoca-se grande irritação na garganta e até mesmo queimaduras, tosse. Se ingerido, produz queimaduras no aparelho digestivo, podendo ocorrer desde dores de estômago, dificuldade de deglutição, sede intensa, náusea, vômitos e, em casos mais sérios, colapso e morte.

HCN

Por ingestão, a dose capaz de provocar a morte é de 1 mg por quilograma de massa corpórea. Por inalação, uma concentração de 0,3 mg por litro de ar mata entre 3 e 4 minutos. A ação tóxica do HCN deve-se à sua capacidade de inibir uma enzima que é fundamental para as células consumirem o gás oxigênio transportado pelo sangue, provocando, então, a paradada respiração celular. Na verdade, a pessoa acaba morrendo por asfixia, mesmo que o seu sangue esteja saturado de oxigênio. Assim as células morrem e, se esse processo acontece rapidamente nos centros vitais do organismo, ocorre a morte.

HClO4

O contato com o ácido perclórico provoca queimaduras: a inalação de vapores/aerossóis causa queimadura das mucosas e pulmões, tendo como possível consequência o edema pulmonar; já o contato com a pele provoca queimaduras; o contato com os olhos, provoca queimaduras, podendo levar à cegueira; a ingestão desse ácido provoca queimadura no esôfago e no estômago, podendo levar à perfuração dos mesmos.

HNO3

O ácido nítrico é muito corrosivo á pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Os vapores causam severas irritações, mesmo em baixas concentrações, e o líquido pode causar severas queimaduras mesmo quando em pequenos contatos com a pele e olhos. A inalação do vapor pode causar edema pulmonar podendo levar a morte. A exposição crônica à vapores ou misturas de ácido nítrico pode afetar lentamente os dentes, podendo ocasionar também doenças respiratórias crônicas.

H2S

O sulfeto de hidrogênio é um forte irritante do sistema respiratório superior e inferior, porém seus efeitos dependem da suaconcentração e duração da exposição. Esse ácido pode causar sensação de queimadura, tosse, respiração difícil, dor de cabeça, náusea. Exposição contínua à baixas concentrações (15 - 20 ppm) geralmente causa irritação das membranas mucosa e conjuntiva dos olhos; concentrações elevadas (200 - 300 ppm) podem causar dificuldades respiratórias, levando ao desmaio ou coma.; exposição por mais de 30 minutos à concentrações com mais de 700 ppm são fatais; e a inalação contínua de baixas concentrações pode causar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com