TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Derivados de Petróleo

Por:   •  10/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

1 - DEFINIÇÃO

O petróleo é componente básico de mais de 6000 mil produtos , a partir dele e de seus derivados obtemos diversos produtos para nosso dia a dia é um material fóssil, oleoso e inflamável, de alto valor energético, geralmente menos denso do que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar do incolor até o preto, uma mistura de hidrocarbonetos composta por diversos tipos de moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono e, em menor parte, de oxigênio, nitrogênio e enxofre, combinados de forma variável.

A teoria é que ele se originou de resto de seres vivos, principalmente pequenos seres marinho como animais e vegetais, que por algum motivo morreram em grande quantidade.Com o tempo, houve acumulação de sedimentos e essa matéria orgânica foi empurrada para partes ainda mais profundas, onde condições elevadíssimas de pressões e temperatura, bem como ausência de oxigênio, impediram que bactérias realizassem a decomposição rápida dessa matéria orgânica. Mas sob ação de bactérias anaeróbicas, ela decompôs-se ao longo de milhões de anos, gerando o petróleo.

2-Derivações do petróleo:

Gás natural: o metano (CH4) é o principal componente da 1ª fração de destilados (compostos com ponto de ebulição menor que 40°C). Nesta mesma faixa de temperatura é possível ainda obter o gás GLP (gás de cozinha) cujos componentes são: Propano (C3H8) e butano (C4H10).

Gasolina natural: corresponde à 2ª fração da torre de fracionamento com ponto de ebulição abaixo de 200°C. É composta dos hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono, ou seja, pentano (C5H12) a dodecano (C12H26).

Querosene: é obtido na 3ª fração, composto por hidrocarbonetos de 12 a 16 átomos de carbono, cujo ponto de ebulição está entre 150 e 275 graus Celsius. Outra aplicação deste destilado, é como combustível de aviões.

Diesel: os hidrocarbonetos com 12 a 20 átomos de carbonos compõem essa fração. Estes, entram em ebulição na faixa de 250-400 °C. O diesel é usado para abastecer ônibus, caminhões e veículos pesados em geral.

Parafinas e óleos lubrificantes: a fração correspondente à faixa de temperatura de 350-550 °C, e é destinada à produção de produtos para manutenção de carros, como por exemplo, óleos e graxas para lubrificação. A parafina por sua vez, é usada na composição de velas. Estes hidrocarbonetos comportam de 20 a 36 átomos de carbono.

Asfalto e piche: os compostos de carbono que possuem temperatura de ebulição acima de 550 °C encontram-se no estado sólido. Esta fração é destinada à produção de asfalto e piche.

REFINO:

A refinaria pega o petróleo bruto e rearranja as moléculas através de diversos processos. O principal é a destilação fracionada que consiste na separação das moléculas através do aumento da temperatura(cerca de 370C°), diferentes moléculas de hidrocarbonetos começam a se vaporizar a diferentes temperaturas, já separados, os vapores sobem por uma torre onde se resfriam e se condensam. Os mais leves vão para o topo e os mais pesados ficam em baixo, assim são removidos em níveis específicos.

Na segunda etapa de refino é feito a remoção dos contaminantes do óleo como o enxofre, a partir daí ele pode seguir para um novo processo.

O próximo processo de refino do petróleo é a destilação a vácuo. A diferença que ocorre dessa destilação para a anterior é somente que as frações obtidas são submetidas a uma pressão inferior à da atmosfera em uma torre de fracionamento. Isso faz com que frações mais pesadas entrem em ebulição em temperaturas mais baixas que o seu ponto de ebulição e, desse modo, evita-se que suas moléculas de cadeias mais longas quebrem-se.

O craqueamento térmico ou craqueamento catalítico do petróleo. Os processos anteriores foram físicos, mas agora se usa um processo químico. Esse termo “craqueamento” vem do inglês to crack, que significa “quebrar”, pois é exatamente isso que é feito: quebram-se moléculas mais longas em moléculas menores. Desse modo, transformando determinadas frações de menor interesse comercial em frações de maior interesse.

Por exemplo, o craqueamento permite transformar uma fração de querosene em uma fração de gasolina:

1 C12H26(?) → 1 C8H18(?) + 2 C2H4(?)

FRAÇÃO DE FRAÇÃO DE ALCENO

QUEROSENE GASOLINA

2) CAPACIDADE DISPONÍVEL

A estimativa depende da descoberta de novas reservas, do aumento da produtividade dos poços e da evolução do consumo no mundo. Se tudo ficar como está hoje, o petróleo vai durar mais 40 anos

3- CAPACIDADE PRODUTIVA DE ENERGIA

O petróleo é o principal responsável pela geração de energia elétrica em diversos países do mundo. Apesar da expansão recente da hidroeletricidade e da diversificação das fontes de geração de energia elétrica verificadas nas últimas décadas, o petróleo ainda é responsável por cerca de 8% de toda a eletricidade gerada no mundo. No mundo a capacidade instalada de geração de energia dos derivados do petróleo é de aproximadamente 920 TWh.

Capacidade instalada das plantas termelétricas a derivados de petróleo e parcela da geração de eletricidade nos países da OCDE

4- TECNOLOGIA DE USO

A geração de energia elétrica a partir de derivados de petróleo ocorre por meio da queima desses combustíveis em caldeiras, turbinas e motores de combustão interna. A utilização de caldeiras e turbinas é similar aos demais processos térmicos de geração e se aplica ao atendimento de cargas de ponta e/ou aproveitamento de resíduos do refino de petróleo. Os grupos geradores a diesel são mais adequados ao suprimento de comunidades e de sistemas isolados da rede elétrica convencional.

O material é transportado até a usina, estocado e, posteriormente, queimado em uma câmara de combustão. O calor obtido nesse processo é usado para aquecer e aumentar a pressão da água, que se transforma em vapor. Este vapor movimenta as turbinas que transformam a energia térmica em energia mecânica. O gerador transforma a energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (556.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com