TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Química da Universidade de Uberaba

Por:   •  28/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

BÁRBARA GABRIELA SANTOS SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Química da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica de Química

São Paulo – SP

2022


Introdução

O exercício de estudar é visto por muitos como uma chatice. A rotina de aulas dentro das salas cansa muito, causando assim, às vezes, um aprendizado deficitário.

A abordagem tradicional de apresentação dos assuntos de Química aos estudantes da educação básica, usando apenas livros, escrita de conteúdos e explanação oral como recursos didáticos, não tem estimulado os estudantes a interagir com o objeto de estudo em questão. Os conteúdos são apresentados de forma descontextualizada, fazendo com que os assuntos não sejam bem aceitos pelos estudantes, que acabam considerando a química uma ciência de difícil compreensão, e com um estudo dependente apenas de memorização.

Como resultado, tem-se na falta de motivação a principal causa do desinteresse dos alunos no ensino de química, sendo ocasionada quase sempre pela metodologia utilizada pelo professor em sala de aula, atuando apenas como um repassador de conteúdo.

Os jogos educativos apresentam no contexto atual conteúdos e atividades práticas com objetivos educacionais baseados no lazer e diversão, motivando o acesso ao conhecimento de forma mais prazerosa. Tais jogos trazem, como consequência da abordagem pedagógica aplicada, uma facilitação na aprendizagem do aluno, bem como um auxílio na construção da autoconfiança e da motivação para a aquisição de conhecimentos diversos.

Buscando promover o aprendizado dos estudantes de química, desenvolveu-se o jogo Dominó Químico. Trata-se de uma ferramenta lúdica que busca auxiliar os professores na realização de aulas de química mais interativa, de modo a despertar o interesse e a participação estudantil durante as atividades de aprendizagem em sala de aula.

O jogo lúdico torna-se muito eficaz no ensino de química trazendo para o aluno um novo modo de ver determinado conteúdo, mais dinâmico e divertido no qual facilita a aprendizagem, um auxílio à rotina de aula tradicional (caneta e quadro) adaptando para uma aula mais prazerosa e competitiva na qual desperta no aluno a vontade de aprender para vencer o jogo ou simplesmente pelo prazer de jogar.

Objetivo

O objetivo do jogo é abordar os elementos químicos da tabela periódica, memorizando os símbolos e nomes de cada respectivo elemento.

Com o jogo os alunos também aprenderão a trabalhar a existência das regras e melhorar a capacidade de se relacionar em grupo. Por fim é importante que os alunos tenham em mãos uma tabela periódica, a fim de tirar dúvidas que venham a aparecer durante o jogo.

Justificativa

O dominó tradicional é constituído de 28 peças, que podem ser compostas por madeira, papelão, marfim ou outro material qualquer. Nas metades dos retângulos são escritas todas as combinações possíveis de número de 0 a 6.

Já está adaptação é composta por alguns elementos da tabela periódica: os símbolos e os nomes dos elementos.

Ele possui elementos da tabela periódica e tem como função exercitar a memória dos jogadores. Cada elemento é representado por um símbolo correspondente ao seu nome original.

O jogo prende a concentração e torna aula mais dinâmica, fazendo com que haja mais interação entre os alunos.

Metodologia da construção do jogo

 Para confecção do jogo será preciso:

  • Nomes e símbolos de 28 elementos da tabela periódica impresso;
  • Cartolina, papel cartão ou EVA;
  • Fita adesiva ou papel contact;
  • Tesoura;
  • Cola;

 Para a montagem do dominó será necessário realizar o seguinte procedimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com