TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS INOVADORAS: APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS, TECNOMÍDIAS E TECNOLOGIA COMO RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS AO ENSINO DE QUÍMICA

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS INOVADORAS: APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS, TECNOMÍDIAS E TECNOLOGIA COMO RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS AO ENSINO DE QUÍMICA.

Jefferson Felipe dos Santos Cruz

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Jefhf_@hotmail.com

RESUMO - Este estudo visa uma observação sobre metodologias inovadoras e aplicação de recursos didáticos alternativos ao ensino de química, que são utilizados por educadores que exercem docência na disciplina e buscam melhorias à qualidade do ensino e aprendizagem dos conteúdos em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE – Ensino e aprendizagem, métodos inovadores, recursos didáticos, educação química, capacitação do professor.

INTRODUÇÃO

Desde o ensino fundamental quando começa a ser ministrada para alunos da educação básica, até o nível superior, a química é vista como uma ciência abstrata e complexa, tornando-se difícil de ser estudada. Assim o primeiro problema e responsabilidade que o professor de química enfrenta em sala de aula é o papel de desmistificar o que seus alunos pensam sobre está ciência.

Estudiosos da área apontam que os principais fatores que influenciam na baixa qualidade do ensino e aprendizagem de química, são: deficiência na formação do professor; baixos salários dos professores; metodologias ultrapassadas em sala de aula; redução na formação de licenciados em química; baixa quantidade de aulas experimentais; desinteresse dos alunos.

“A humanidade vive um processo acelerado de modificações e rupturas, que se reflete em todos os setores da sociedade. Assim sendo, a educação e a informação assumem papel significativo neste processo” (Carvalho, 1997).

Sabendo-se que a química é uma ciência vital para a melhoria da qualidade de vida do ser humano devido toda sua área de abrangência em pesquisas, “a química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. Da siderurgia à indústria de informática, das artes à construção civil, da agricultura à indústria aeroespacial, não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo que não seja de origem química.” (Silva e Bandeira, 2006). Faz-se necessária e de suma importância que inovações no ensino comecem a acontecer. Neste sentido, a utilização de metodologias tradicionais vêem a ser extintas, na medida em que novas metodologias de ensino vão sendo criadas e aplicadas, na tentativa de suprir todas essas dificuldades encontradas no ensino de química citadas à cima, buscando ainda melhorias nos índices de aprendizagem de química em todos os níveis da educação.

Esperava-se observar de que forma a aplicação destas novas metodologias aplicadas ao ensino de química, se portam diante do ensino e aprendizagem significativa dos conteúdos estudados em sala de aula, e posteriormente apresentar para os meios científicos, subsídios para elaboração e/ou aprimoramento de técnicas e metodologias ainda mais eficientes em fomento a melhorias do ensino de química em todos os níveis da educação. Cita-se ainda que este estudo torna-se importante no fato de que a partir dos resultados, tem-se uma visão de como o ensino de química se apresenta em termos de qualidade, podendo assim, alertar órgãos responsáveis pela educação química, e em especial chamar atenção de professores de química para a realidade do ensino desta disciplina, cobrando dos mesmos uma alteração no seu estilo de ensinar, solicitando-lhe que se capacite ainda mais e adote para si o uso de diferentes metodologias de ensino, buscando desta forma facilitar a aprendizagem dos conteúdos. “O educador precisa estar à altura de seu tempo.” (Paulo Freire, 1993).

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para realização deste trabalho consiste em um estudo de revisão bibliográfica de artigos, acontecendo inicialmente no levantamento de mais de 10 documentos, publicados e encontrados em revistas, congressos, e outros eventos acadêmicos associados à educação, divulgação e ensino de química, tendo ainda que estes artigos abordem temas relacionado a metodologias alternativas ao ensino de química.  Com utilização da técnica de LEITURA SKIMMING, que objetiva identificar o máximo de informações no primeiro contato com um dado texto a fim de detectar sua temática central e ideias empregadas. A partir desta técnica é que o pesquisador decide se o texto é adequado ou não às suas investigações, e se este deve ou não ser aprofundado com uma leitura mais condensada do material em análise. (HÖFLING, 2012). Esta estratégia simples consistiu em agrupar palavras e assuntos significativos no material lido. Após esta etapa, realizou-se uma LEITURA FLUTUANTE (BANDIR, 2004; LAURENCE, 2008) dos artigos selecionados com o propósito de agrupar informações e coletar dados mais relevantes, esperando que estes forneçam subsídios para construção deste trabalho. A partir daqui, optou-se por agrupar e estudar cinco artigos relacionados à utilização de jogos lúdicos no ensino de química; aplicação de tecnologia no ensino; uso do computador e de tecnomídias como ferramenta de ensino e aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A química, não diferente de outras ciências, apresenta uma abrangência de conteúdos para estudos, extremamente diversificada, desta forma, para que haja uma efetivação da aprendizagem científica, esta ciência conclama para si a aplicação de metodologias inovadoras, e ainda a utilização de muitos recursos didáticos no ensino. Assim, surgem diferentes métodos para desenvolver o ensino desta ciência, buscando principalmente banir a visão arcaica que os alunos têm sobre a química, como uma ciência rígida, “difícil e complicada”, que exige decorar conceitos e fórmulas a todo custo.

Esse contexto levou a ideologia de “encantar para ensinar”, um método que segundo (MARLIZE BERNARDELLI, 2004) apresenta-se como técnica motivadora, na intenção de levar os alunos à compreensão e ao estudo da química de maneira satisfatória, prazerosa e atraente, eliminando ou reduzindo os problemas da falta de atenção, indisciplina, desmotivação e baixo rendimento escolar. Este método visa ainda que na relação professor e aluno, o encantamento pelo ensino-aprendizagem seja recíproco, trabalhando com concentração e alegria. (FREIRE, 1996, p.85) “Na educação, ensinar exige alegria e esperança”.

Dialogando com o método de “encantar para ensinar”, citado por (BERNARDELLI, 2004), a aplicação de jogos lúdicos no ensino de química tem objetivo semelhante, visando o aprendizado por meio da diversão, desviando a visão tradicionalista do ensino de química, mas mantendo o equilíbrio entra as funções lúdicas e educativas. “A lúdica está relacionada ao caráter de diversão e prazer que um jogo propicia. A educativa se refere à apreensão de conhecimentos, habilidade e saberes” (KISHIMOTO, 1996). Os jogos didáticos provocam mudanças no comportamento dos estudantes, cita-se entre elas: aprendizagem de conceitos mais rapidamente, devido à forte motivação; ganho de habilidades e competências, não desenvolvidas nas aulas tradicionais; melhorias na socialização em grupo; desenvolvimento físico, intelectual e moral dos estudantes. A partir da aplicação de jogos lúdicos como recurso didático ao ensino de química, nota-se que a influência que os mesmos exercem frente aos alunos é extremamente considerável, pois segundo estudos de (SANTANA; REZENDE, 2007) a influência de jogos na aprendizagem alcança um índice de 83% em alunos do ensino fundamental. ”Assim jogos didáticos, quando levados à sala de aula, proporcionam aos estudantes modos diferenciados para aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de valores.” (CUNHA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (320.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com