TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Inovadoras e Integradoras para a Prática Pedagógica na EJA/EPT

Por:   •  17/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.471 Palavras (38 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1][pic 2]INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

CURRÍCULO INTEGRADO EJA/EPT: CONCEPÇÕES E DIRETRIZES

ADELMAR AVIZ JUNIOR

Metodologias Inovadoras e Integradoras para a Prática Pedagógica na EJA/EPT

AVIZ JR, Adelmar

APRESENTAÇÃO

Boas vindas estimado(a) professor(a),

É fato que a escola mudou, nossas salas de aula, a rotina docente, até o modo de ensinar e aprender, hoje estamos cada vez mais aliados às tecnologias, em razão disso, novas competências são necessárias para nos aliarmos a sociedade neste século e assim continuarmos a fazer o que fazemos de melhor: ensinar e inspirar.

Sabemos que esses tempos estão sendo muito desafiadores. Por isso, nesta formação queremos prepará-lo para o enfrentamento do importante desafio de consolidar em sua escola a oferta da modalidade da educação de jovens e adultos e para isso, contamos com sua efetiva participação para que juntos, possamos construir caminhos que melhorem a qualidade de nossas práticas pedagógicas a fim de ampliarmos o interesse, a motivação, a aprendizagem e sobretudo inclusão social de nossos alunos, afinal já sabemos também que somos imprescindíveis para a re(construção) dessa nova escola que chegou nesses tempos!

Bons estudos! 

Prof. Adelmar Junior 


O presente texto diz respeito ao livro base do componente curricular: Metodologias Inovadoras e Integradoras para a Prática Pedagógica na EJA/EPT, referente ao Curso de Formação Continuada de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas Inovadoras para Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Pará.

O curso visa atender as demandas de formação continuada dos professores das redes municipais, estaduais de educação e do IFPA referente ao Ensino de EJA, fomentado principalmente a partir da meta 10 do Plano Nacional de Educação 2014-2024[1]. Desta forma, o curso pretende consolidar políticas afirmativas que possibilitem o atendimento à demanda de formação de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudo em tempo hábil. É objetivo desta formação, promover a reflexão, desenvolver, criar e instituir novas práticas pedagógicas que atendam a necessidade educacional dos estudantes da EJA (IFPA, 2020).

Este material é parte complementar do conteúdo a ser disponibilizado na plataforma de educação a distância ou ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a qual, você terá acesso e será convidado a realizar algumas atividades práticas através de ferramentas digitais, que juntas, lhe proporcionarão momentos de aprendizado na aplicação de técnicas no uso dessas ferramentas computacionais que vão apoiá-lo em seu trabalho docente.

O componente curricular Metodologias Inovadoras e Integradoras para a Prática Pedagógica na EJA/EPT, compõe o 2º Módulo de formação denominado de: Quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos: Este módulo tem como objetivo compreender o perfil dos estudantes da EJA e quais suas necessidades. (IFPA, 2020).

O Componente possui uma caga horária total de 20 horas, será ofertado integralmente na Modalidade de Ensino a Distância (EAD).  O seu objetivo geral consiste em apresentar práticas pedagógicas inovadoras a fim de ampliar a participação efetiva dos estudantes no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências que os possibilite aprender por meio de diferentes metodologias provenientes do mundo digital, valorizando a autonomia e o protagonismo. O ementário apresenta os seguintes tópicos: Trabalho docente, Educação progressiva; Cenário da sala de aula tradicional, Metodologias ativas.

O texto base foi elaborado a partir de revisão bibliográfica de autores que pesquisam à temática relacionada ao uso de mídias na educação e metodologias ativas de aprendizagem adequados a Educação de Jovens e Adultos assim como relatos de experiências vivenciados pelo próprio autor no IFPA.

O livro base está organizado em quatro partes. A primeira: Trabalho docente – apresenta uma abordagem da didática tradicional no trabalho docente e a visão do professor diante do processo ensino-aprendizagem. A segunda: Educação progressiva – trata das principais características desta construção filosófica de ensino e sua contribuição para EJA. A terceira: Cenário da sala de aula tradicional – apresenta as principais características da sala de aula tradicional onde o professor desenvolve o papel principal de transmitir conhecimentos e o papel passivo dos estudantes. A quarta: Metodologias ativas descreve os principais conceitos e definições referentes à temática e apresenta estratégicas de planejamento, avaliação e implementação dessas metodologias no âmbito escolar considerando a influência de ferramentas digitais.


Iniciamos nossa jornada com o foco no trabalho docente, você vai perceber que a palavra aprendizagem aparecerá frequentemente nesse texto, embora se tratar de anáfora, não estamos na redação do Enem, por isso, não estamos preocupados em perder pontos! A idéia é repetir mesmo esse termo para que você não perca de vista o maior valor de seu trabalho, que é de promover a aprendizagem! Você deve estar acostumado em realizar “plano de ensino”, “reunião do ensino na coordenação do Ensino”, mas quero destacar que se não houver a aprendizagem de nada valerá dedicar horas ao ensino, não é verdade? Outro argumento favorável a esta assertiva é que alunos vão à escola para aprender! Porque nessa relação, há de fato sentido de os alunos estarem na escola, além de que, quanto mais o aluno perceber que está aprendendo mais forte será o vínculo institucional e pessoal com seu professor concorda?

Pois bem, assim trataremos as metodologias e práticas inovadoras e integradoras, como um suporte didático para apoiá-lo diante desses novos desafios nesses novos tempos em que a figura do professor deixa de ser a protagonista para se tornar um apoiador na construção do conhecimento, numa sociedade cada vez mais global e conectada, onde milhões de informações são geradas a cada instante e sem dúvida, essas transformações tem afetado os modelos de educação que conhecemos.

De acordo com as pesquisas da Fundação Telefônica acerca do novo papel do professor para este século, ele pode ser considerado como o principal ator dentro da escola e a ele estão postos novos desafios por isso é preciso compreender que você não é a mais importante (nem a única fonte de informação) para seus alunos. Você deixou de ser o centro da aprendizagem, o fornecedor de conteúdos! O único detentor de todos os saberes!  Para tornar-se fundamental na facilitação do processo de aprendizagem do aluno. Como a informação hoje é abundante e rápida, seu papel passa a ser o grande responsável por criar situações em que os alunos possam desenvolver as competências necessárias para localizar, analisar, juntar e compreender essas informações, melhorando inclusive os seus processos de interação e comunicação com outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (777.2 Kb)   docx (445 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com