TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIAS INOVADORAS

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

METODOLOGIAS INOVADORAS

Cristina Hang

Rozeli Benner

RESUMO

Um dos grandes desafios da escola atual, é inserir-se na realidade do aluno de forma que esse seja envolvido em seus processos, a tecnologia ganha cada vez mais espaço entre este público, a escola se vê em meio a essa concorrência desleal. A sala de aula pode ser um lugar criativo, que envolva professores e alunos na construção das metodologias inovadoras e na interação com diferentes ferramentas que possam auxiliar tanto alunos quanto professores neste processo, tornando-o mais atraente e significativo para uma educação de maior qualidade em meio a sociedade moderna em que a escola e o sujeitos nela encontrados estão inseridos.

Palavras-chave: Escola. Metodologias Inovadoras. Professor.

  1. INTRODUÇÃO

 Tratar sobre metodologias inovadoras é um grande desafio, partindo do pressuposto de uma sociedade que encontra contradições no mundo da produção industrial, ideais diferenciadas que entram em conflito com aquilo que se aprende nas escolas superiores, assim entendemos que partindo do contexto social, estas contradições invadem a escola, os educadores e os demais agentes envolvidos no processo de escolarização.

Segundo Morán (2015) a educação formal está num impasse diante de tantas mudanças na sociedade: como evoluir para tornar-se relevante e conseguir que todos aprendam de forma competente a conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais.

Diante deste desafio enfrentado por docentes e escolas este trabalho tem por objetivo estudar metodologias inovadoras aplicadas a uma educação de qualidade e eficiente, que possa contribuir para que o sujeito que aprende e o que ensina possam ter estreita relação entre si, enquanto criam juntos uma escola diversificada e que produz o conhecimento de forma atraente, envolvendo a todos, neste processo de construção coletiva do conhecimento. Assim iremos abordar algumas metodologias e suas respetivas contribuição para a escola da atualidade.

Práticas inovadoras na educação, tem se constituído como uma grande ferramenta para que a escola possa ir em busca de seu objetivo, levando a criança a aprender, a construir suas capacidades cognitivas e sociais, buscando isso de forma que a ela essa prática venha ser atrativa e prazerosa, possibilitando ao aluno a aprendizagem de forma diversificada e que ao mesmo não venha perder o seu foco no processo ensino aprendizagem.

Cada criança é única, possui formas diversificadas de se desenvolverem, e é diante desta realidade que as metodologias inovadoras aparecem como ferramentas indispensáveis para a construção coletiva e diferenciada do conhecimento, o professor deve utilizá-la com os alunos a fim de buscar uma escola que possibilite ao aluno um ambiente amplo em oportunidades para que assim possam construir o conhecimento através de práticas inteligentes e bem estruturadas que se encaixem na realidade do aluno, da escola e pôr fim do próprio professor.  

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 METODOLOGIAS INOVADORAS

Segundo Vasconcelos (1992) A tarefa pedagógica, por sua especificidade, implica que num determinado período de tempo, num determinado espaço, um determinado grupo de sujeitos se debruce sobre um determinado objeto de conhecimento. Para que o objeto de conhecimento que o professor propõe torne-se objeto de conhecimento para o aluno, é necessário que o aluno, enquanto ser ativo que é, esteja mobilizado para isto, ou seja, dirija sua atenção, seu pensar, seu sentir, seu fazer sobre o objeto de conhecimento.

O conhecimento não é algo pronto e acabado, sendo o professor o mediador, aquele que coordena todo o processo de construção deste, o aluno não deve ser apenas um expectador mas aquele que está inserido no processo, e que deve ser conquistado a fim de que haja interação entre educador e educando neste processo.

Segundo Morán (2015) A escola padronizada, que ensina e avalia a todos de forma igual e exige resultados previsíveis, ignora que a sociedade do conhecimento é baseada em competências cognitivas, pessoais e sociais, que não se adquirem da forma convencional e que exigem pró-atividade, colaboração, personalização e visão empreendedora.

O desafio da escola atual é buscar alternativas que mova o pensar, o sentir, o prazer do aluno em fazer parte da construção do seu conhecimento, como agente ativo deste processo, e não como aquele que recebe algo pronto e acabado precisando de forma mecânica repeti-los. Em um mundo tão moderno existem muitas ferramentas que podem auxiliar professor e aluno na construção coletiva do conhecimento, havendo a interação e a cooperação de ambos neste processo do início ao fim. Segundo Audino e Nascimento (2010) Na Educação, a cada dia, as escolas informatizam-se e aderem de vez à realidade da era do computador e da internet. É com base nesta mudança que, cada vez mais, as instituições de ensino estão apoiando-se em recursos provenientes das novas tecnologias para complementar o processo de ensino e aprendizagem.

        Diante desta prerrogativa trazida pela tecnologia atual, o acesso a informação se tornou algo comum e que está disponível a todos, sendo que estes podem acessar qualquer conteúdo e adquirir conhecimento através dos mesmos da sua própria casa, sendo assim o professor na atualidade espera-se que seja capaz de intermediar esta grande quantidade de informação que estão sujeitos os alunos, de forma atrativa.

Segundo Sudbrack (2012), a imensa quantidade de informações com as quais o cidadão tem que lidar, obriga o educador a reavaliar as estratégias pedagógicas em uso, as capacidades esperadas do aluno, o papel do professor e as metodologias de ensino.

2.2 UMA ESCOLA INOVADORA

Segundo A Revista gestão Educacional (2014), o foco é uma formação que promova a autonomia do estudante. “Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades expressivas”, ou seja, as metodologias precisam acompanhar os objetivos pretendidos. Como eles estão sendo ampliados, a escola deve mudar. (http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/29497/didaticas-inovadoras-para-as-novas-geracoes/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com