TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Validação em Análises Químicas

Por:   •  3/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Validação em Análises Químicas: Fundamentos e Aplicações

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Envio de arquivo

Pontuação: 20 pontos

A química tem uma grande participação atualmente com os inúmeros produtos fundamentais à humanidade. A sua presença pode ser destacada desde diversos combustíveis aos mais complexos medicamentos. A preocupação com estes inconvenientes pode ser claramente observada pois, nos últimos anos, cresce continuamente a pressão sobre as indústrias químicas, tanto através da sociedade civil, como das autoridades governamentais, no sentido de aprimorar o desenvolvimento de processos, que sejam cada vez menos prejudiciais ao meio ambiente. Dentro da problemática industrial vigente, um dos principais problemas que se destaca é o grande volume de efluentes tóxicos produzidos por vários processos químicos. Dentre as áreas de pesquisa enfocadas para estas finalidades, têm-se destacado muito nos últimos anos a preparação de catalisadores sólidos, com o firme propósito da remoção de contaminantes dispersos em efluentes, bem como na catálise de reações químicas com o objetivo da maximização das reações e redução da formação de subprodutos indesejáveis durante o processo reacional. Esta linha de desenvolvimento científico está alicerçada no estudo da preparação de novos materiais com propriedades catalíticas para o desenvolvimento de processos com menor quantidade de subprodutos e de solventes tóxicos, no desenvolvimento de compostos essenciais com menores níveis de toxicidade, bem como na aplicação de materiais para a remoção de contaminantes inorgânicos e orgânicos dispersos nos mananciais.

A Química Verde, também conhecida como Química Limpa ou Química Sustentável, é um tipo de prevenção relacionada à poluição causada por atividades na área química. A Química Verde permite que as atividades desenvolvidas em indústrias químicas gerem menos danos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde humana.

Química Verde cria revestimentos sustentáveis

Químicos da Universidade de Groningen e da multinacional holandesa AkzoNobel, uma grande produtora de tintas e revestimentos, desenvolveram um processo que transforma biomassa em um revestimento usando luz ultravioleta, oxigênio e um catalisador simples. Essa reação combina uma fonte de energia renovável com Química Verde e pode substituir monômeros de base petroquímica utilizados na fabricação desses produtos. Nesse cenário, químicos utilizaram a Química Verde para produzir revestimentos mais sustentáveis utilizando lignocelulose, elemento que compõe de 20 a 30 por cento das partes lenhosas das plantas.

A importância dos produtos químicos, sejam naturais ou sintéticos, é inegável. Por meio deles, produtos com diferentes funções podem ser desenvolvidos. Da simples limpeza ao motor utilizado para movimentar a aeronave. Porém, esse tipo de produção traz algumas consequências, como impacto ambiental e possíveis danos à saúde dos trabalhadores que manuseiam diretamente os produtos químicos. Para reverter esta situação, a empresa tem procurado reduzir a produção e utilização de elementos nocivos respeitando o ambiente nos métodos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com