TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky: Sua teoria e influência na educação

Por:   •  8/11/2018  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

Vygotsky: sua teoria e influência na educação

O artigo em análise tem por objetivo observar e avaliar como ocorre a prática das teorias de Lev Semenovich Vygotsky no ensino regular. O artigo é dividido em quatro partes fundamentais. São elas: 1) Vida e obra de Lev Vygotsky; 2) Teoria vygotskiana; 3) O desenvolvimento e a aprendizagem e 4) Vygotsky e a educação.

Em uma primeira abordagem, são apresentadas a vida e a obra de Lev Vygotsky. Nesse momento, é possível observar sua trajetória acadêmica e entender a linha de raciocínio de seus estudos: a compreensão dos processos mentais humanos. Para Vygotsky, a aprendizagem significativa é aquela que se desenvolve por meio da interação entre o sujeito, os objetos e os demais sujeitos. Sendo assim, torna-se evidente, na obra de Vygotsky, a teoria construtivista, ou seja, a criança constrói seu conhecimento por meio da interação.

O segundo parágrafo do artigo privilegia as teses elaboradas por Vygotsky na construção do conhecimento. Em sua primeira tese, Vygotsky afirma a necessidade da interação do homem com o meio para a aquisição do conhecimento e, consequentemente, seu desenvolvimento. Quando o indivíduo realiza modificações no meio com o intuito de satisfazer suas necessidades, ele também se modifica. Dessa forma, torna-se irrefutável a capacidade do homem de sempre estar em desenvolvimento.

Vygotsky apresenta também a ideia de inclusão, pois para ele, o limite biológico não determina a não aprendizagem. Quem impõe limites ao processo de aquisição do conhecimento é a sociedade. Em se tratando do desenvolvimento do psiquismo humano, o autor também destaca a importância da mediação, pois é o outro que indica, limita e atribui sentido à realidade. Evidencia-se, portanto, a construção do conhecimento por meio das trocas de experiência e da mediação.

Em sua segunda tese, Vygotsky reafirma seu posicionamento em relação à aquisição do conhecimento: o desenvolvimento mental humano não é passivo. Embora exista um mediador, o desenvolvimento mental humano é um processo contínuo de aquisições, construções intelectuais e linguísticas relacionadas à subjetividade e ao pensamento. Tal processo ocorre observando também as relações histórico-culturais que os sujeitos constroem com o meio.

Em sua terceira tese, Vygotsky afirma ser o cérebro o principal órgão responsável pela atividade mental. O autor identifica o cérebro como um sistema aberto moldado ao longo da história, ou seja, conforme se adquire e se constrói o conhecimento, é possível a modificação do pensamento e da subjetividade.

A quarta tese está centrada na mediação. Para o autor, a mediação é um conjunto de técnicas e signos utilizados para a construção do conhecimento. Vygotsky define a linguagem como o signo mediador por excelência. É por meio da fala que o sujeito promove seu desenvolvimento. Esse é construído por intermédio do conhecimento histórico-cultural já existente. Portanto, a mediação é uma ferramenta importante e presente por toda a vida do sujeito.

No terceiro parágrafo, se estabelece a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem. Vygotsky define a criança como um ser em construção. Entretanto, a criança não inicia seu processo de aprendizagem na escola, pois esse já acontece quando há as primeiras interações, mediações com o meio. Na escola, a criança intensifica seu desenvolvimento uma vez que é exposta a elementos novos. Nesse processo, deve-se respeitar e aproveitar o conhecimento comum, ou seja, o conhecimento que as crianças adquirem por meio da experiência e da observação da realidade. Nesse contexto, convém destacar a diferença entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. O desenvolvimento real é aquele em que as crianças realizam sozinhas, ou seja, trata-se das conquistas e capacidades adquiridas pela criança. Já o desenvolvimento potencial é aquele em que as crianças necessitam do auxílio de outra pessoa para poderem executar suas conquistas e habilidades. Para o autor, é importante observar o desenvolvimento potencial, pois no futuro próximo, a criança o transformará em desenvolvimento real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com