TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSO PRODUTIVO

Por:   •  8/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PERÍODO/ANO

4º.ano

NOTA

DISCIPLINA

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSO PRODUTIVO

MATRÍCULA]

01020386                                                                

NOME

JOÃO VICTOR DE PAIVA CASTRO

ASSINATURA

JOÃO VICTOR DE PAIVA CASTRO

DATA

     23/09/2019

QUESTÃO 1--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(3,0pts) A empresa Fergau fabricante de materiais para construção civil deseja implementar o processo de planejamento da demanda para os produtos de maior movimentação. Dentre eles destaca-se a linha de Aço com a família de produtos de vergalhão, tela, coluna e barra de transferência. Atualmente, a previsão é feita pelo gerente de vendas que utiliza apenas um método qualitativo envolvendo a opinião da equipe de vendas para realizar a previsão, resultando em um erro médio percentual absoluto de aproximadamente 17%. A proposta da empresa é de obter uma redução no erro de previsão.

  1. Aponte as principais consequências relacionadas ao erro da previsão de vendas.
  2. Avalie o impacto do erro de previsão nos diversos setores da empresa (produção, compras, transporte, financeiro).
  3. Avalie e detalhe de que forma os erros de previsão podem ser minimizados na empresa.

QUESTÃO 2--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(3,0pts) A empresa Fergau disponibilizou uma série histórica dos últimos 4 anos de vendas da linha de aço, conforme planilha excel “Série de Vendas – Fergau.xlsx” disponibilizada na plataforma em Material de Apoio.

  1. Faça o gráfico de linhas da série histórica de venda.
  2. Avalie o comportamento da série histórica de venda de acordo com seus componentes (tendência, sazonalidades, ruídos)
  3. Quais possíveis fatores externos podem influenciar nas vendas dessa linha de produto.

QUESTÃO 3--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(4,0pts) Realize a previsão de vendas da linha de aço da empresa Fergau para o mês de setembro/19 de acordo com o melhor modelo de previsão.

  1. Compare o resultado do MAPE obtido com o método da Média Móvel Simples (MMS) e o Amortecimento Exponencial Simples (AES).
  2. Defina o modelo a ser adotado pela empresa e aponte o resultado previsto para o mês de setembro/19.

RESPOSTAS

QUESTÃO 1:

  1. O erro na previsão de vendas está diretamente ligado a logística, pois existem diversos fatores que são necessários de ser fiscalizarem, um deles é o estoque pois de nada adianta um grande volume de vendas se não possui um estoque para cobrir aquele volume de vendas.
  2. Um erro de previsão na produção gera um impacto grave no sentido em que pode ser o erro for para mais, um dinheiro é injetado em matéria prima e para que a produção não pare e de conta da demanda. Nas compras se remete o mesmo problema da produção, o setor injeta um dinheiro desnecessário e que poderia ser investido em outro setor para que se dê conta demanda calculada, o setor pode até injetar um dinheiro de caixa emergencial contando que com as vendas consiga devolver o dinheiro para o caixa emergencial, podendo gerar uma grande crise na empresa.

No setor de transporte como na maioria das empresas o transporte é terceirizado a empresa pode chamar um transporte e ficar com ele parado e o pagando, assim como também pode precisar de modo emergencial de um caminhão e não conseguir.

No setor financeiro com certeza é o mais perigoso de ser abalado, pois apesar da produção ser o coração da fábrica, o dinheiro é como o sangue pois é necessário que ocorra um fluxo de caixa para que empresa não entre em crise, um erro de previsão para mais, trava esse fluxo de caixa e fazer com que a empresa entre em decadência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (342.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com