TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Estruturas Organizacionais UNIP

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 13

3 IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS

Este capítulo será desenvolvido a fim de enxergar a ações tomadas pela empresa quanto ao tema central do trabalho “Responsabilidade Social”. A identificação será objetiva e quantitativa, para a criação de dados. Esses dados serão utilizados posteriormente para o desenvolvimento de uma análise.

A identificação será tabulada e quantificada, assim otimizando a compreensão dos pontos que mais necessitam de melhoras. Assim formando embasamento suficiente para o desenvolvimento das propostas de melhoria.

3.1 ESTRURURAS ORGANIZACIONAIS

As estruturas são utilizadas como ferramenta para melhorar o desempenho da empresa. Elas moldam a melhor maneira de organizar e interligar os departamentos, para um melhor fluxo de tarefas organizacionais, assim otimizando os recursos internos.

A estrutura deve se encaixar com os propósitos da estratégia traçada pela empresa pelo ambiente interno e externo.

3.1.1 Ambiente contextual, estratégia e estágio de desenvolvimento

O ambiente é altamente competitivo e a demanda vem crescendo periodicamente. Assim a empresa adota uma estratégia de qualidade parecida com TQM, onde a empresa mante a qualidade continua no atendimento a todos os clientes, está constantemente evoluindo o sistema de gestão de qualidade, capacita os funcionários para atender o sistema de gestão de qualidade e mantem os fornecedores que melhor atendem as necessidades de qualidade. A empresa mantém esse desenvolvimento continuamente.

3.1.2 Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa

A estrutura que mais se identifica com a empresa é a “Divisional”, pois a empresa comercializa produtos distintos, assim necessitando uma divisão da produção de produtos. Outro fator é a burocratização e a tomada de decisão centralizada nos administradores de topo.

3.1.3 Descrição das condições ambientais encontradas na empresa

A empresa possui um prédio próprio de 3.750 m² num terreno de 6.500 m² e instalações que proporcionam uma boa produção e interação entre as áreas de operação. O ambiente é corrido e barulhento típico de indústria metalúrgica.

O ambiente que da empresa proporciona é de centralização das decisões, é uma empresa antiga e carrega tradições de poder consigo. Os cargos mais baixos demoram mais para resolver problemas, pois a delegação de poder não acontece e as forma de comunicação passada de pessoa para pessoa até chega na alta administração acaba reduzindo mais anda a eficiência nessas questões. Como é comum de se ver o setor de limpeza é terceirizado e acaba que a sua eficiência é maior beneficiando a empresa, que foca apenas em otimizar seu atendimento e produção.

3.1.4 Avaliação da empresa/organização quanto à sua estrutura organizacional e como essa estrutura incentiva (ou não) o comprometimento das partes interessadas 

A utiliza de sua estrutura corretamente no sentido da produção, porém não há um engajamento junto as partes interessadas. Pois seus níveis hierárquicos são muito distantes acarretando dificuldade de troca de informação e interação entre as partes. Essa falta de interação não é apenas com clientes internos, a empresa não possui um SAC ou canais de sugestões, assim atrapalhando na comunicação e na má compreensão das necessidades de seus clientes.

3.1.5 Informar quais os recursos/ferramentas utilizados na medição de desempenho da estrutura organizacional

Através de relatórios internos é feito uma análise com base nos desempenhos passados e de seus concorrentes. Afim de identificar seus erros para assim otimizar seus recursos e consequentemente aumentar substancialmente seu desempenho e relação ao mercado.

3.1.6 Descrever como a administração apoia, implementa e impulsiona a estratégia da organização.

A empresa comunica o planejamento através de reuniões por setor, assim mantendo todos informados dos objetivos traçados e o que será preciso para alcançá-los. Logo após é feito o monitoramento constante para dirigir o desempenho da empresa conforme a estratégia traçada, assim corrigindo erros que aparecerem para otimizar a eficiência na produção.

[pic 1]

O organograma acima representa a estrutura que a empresa tem em funcionamento atualmente. Sendo ela uma estrutura vertical e funcional, visando controle maior dos recursos e a especialização mais elevada em suas áreas.

3.2 Dimensão Governança e Gestão

Para se estruturar a Dimensão Governança e Gestão na empresa é utilizado indicadores de referência, que ajudam a organizar de forma a engajar RSE/ sustentabilidade.  Esses indicadores seguem temas como base, os tais são “Governança Organizacional” e “Práticas de Operação e Gestão”.

A partir dos questionários aplicados na empresa utilizada para exercício deste trabalho, com base na fundamentação teórica. Foi coletada as repostas necessárias para a análise e identificação de das GAPS (Oportunidade de Melhoria).

Os questionários foram submetidos a respostas de “sim” ou “não”, a fim de tabular as tais e posteriormente quantificá-las otimizando a análise.

Os temas abordados e textos utilizados na formação de dados, são retirados dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis - Ciclo 2016/2017 (https://www3.ethos. org.br/cedoc/indicadores-ethos-para-negocios-sustentaveis-e-responsaveis/- acesso em 01/05/2019).

A responsabilidade social vem se tornando cada vez mais, uma forma das empresas contribuírem mais com a sociedade, não só disponibilizando produtos, serviços e trabalho. As empresas adquirem papel importante por terem mais condições de melhorar a vida das pessoas, tanto dentro quanto fora da empresa.

Através de normas e diretrizes como a (ISO 26000 – ABNT 2010), as empresas devem se moldar a essas normas para proporcionar a melhoria do bem-estar social.

3.2.1 Governança Organizacional

São temas que orientam a empresa a estruturar sua gestão alinhada a RSE / sustentabilidade e abrangem desde a proposição e implementação de políticas até sua integração com os processos de gestão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com