TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Estruturas Organizacionais

Por:   •  20/5/2018  •  Monografia  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

2. Estudo de caso

2.1. Perfil da organização

a. Denominação da organização, forma de constituição, dados e fatos relevantes, natureza e ramo de atuação

A empresa a ser estudada neste trabalho é a BASE Aerofotogrametria e Projetos S/A, localizada na Rua Marquês de Lages, n° 1027 - São Paulo/SP, CEP: 04162-001. Seu CNPJ é 46.911.608/0003-30, seu site oficial é encontrado no link www.baseaerofoto.com.br e o telefone para contato é (11) 2948-9990.

O nome BASE Aerofotogrametria e Projetos S/A se originou do termo geodésico de triangulação, que é uma reta medida diretamente no terreno, a qual seu comprimento utilizado como ponto de partida para calcular os demais elementos da estrutura de triângulos.

A empresa teve seu fundamento em 1974 e tem seu principal foco na aquisição de imagens aerofotogramétricas, topografia e geodesia, na produção de mapas, cartas e plantas destinadas ao planejamento territorial e ambiental e à gestão de território e de projetos de engenharia.

Foi inicialmente classificada como Categoria C no Ministério da Defesa, pois realizam apenas a fase decorrente do aerolevantamento, porém em 1987 com a criação do laboratório fotográfico e com a aquisição da primeira aeronave e da primeira câmera aérea métrica, a empresa passou a ser classificada na Categoria A do Ministério da Defesa pois passou a ser credenciada para realizar todas as fases do aerolevantamento.

No ano de 2002, se tornou a primeira empresa do setor na América Latina a ser classificada com o ISO 9001:2000 internacional.

b) Tipo e forma de atuação

A BASE Aerofotogrametria e Projetos S/A, como o nome já diz, é uma sociedade anônima, pois seu capital está dividido em ações, que são repartidas entre dois sócios, cujos possuem uma responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas. O capital da empresa é fechado, portanto seus valores mobiliários não são negociados na bolsa de valores.

c) Origem da instituição da organização, bem como principais mudanças

Em 12 de Agosto de 1974, foi fundada a empresa BASE Aerofotogrametria e Projetos S/A pelo então ex-diretor da empresa estatal do ramo da aerofotogrametria, Terrafoto (que já teve suas operações encerradas), Antonio Cobo Neto, junto ao Professor de Topografia Irineu Idoeta, que também já trabalhava no ramo.

Os dois fundadores formaram a sociedade anônima que constitui a organização. Esse é a mesma forma de atuação da empresa até os dias de hoje, porém com o falecimento de Irineu Idoeta, seu filho Ivan Idoeta que já fazia parte da direção da organização, entrou como sócio no lugar de seu pai.

Em 2008, foi feita a união com a PASCO Corporation, que é um grupo japonês que trabalha com tecnologia geoespacial e tem o objetivo de estabelecer um sistema social seguro e próspero através do uso das informações geoespacias para o mundo todo. Assim, os japoneses passaram a serem um dos acionistas da BASE, fornecendo equipamentos e tecnologia para a empresa.

Porém, em 2008, depois de 10 anos de parceria, essa associação chegou a um fim por conta de questões políticas, e também pelo fato de que a PASCO tinha o objetivo de abrir o mercado da América Latina para o mapeamento por radar, porém o exército Brasileiro utiliza radar próprio, impossibilitando os japoneses de alcançarem seu objetivo.

O grande objetivo que move a empresa é realizar o mapeamento do território do Brasil por completo, também manter o desenvolvimento da cultura de atualização cartográfica em nosso país e atrair mais investimento para a área da aerofotogrametria, a fim de contribuir com o crescimento deste campo.

d) Informações sobre o porte

Segundo os critérios do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a base BASE Aerofotogrametria e Projetos S/A é uma empresa de pequeno porte, pois seu faturamento é menor de que R$ 4,8 milhões e maior que R$ 360 mil. Conforme a tabela abaixo:

FONTE: BNDES

2.1.2 Produtos e processos

Principais produtos

Seus principais serviços oferecidos são:

Cobertura Aerofotogramétrica: que consiste em uma captura sequencial de fotografias aéreas digitais através de fotos paralelas dentro de padrões, métodos e regras estabelecidas. Esse tipo de cobertura é realizado com as aeronaves e sistemas de câmeras digitais da própria empresa.

Cadastro: Segundo a Federação Internacional de Geômetras (FIG), é um inventário público de dados correspondentes a parcelas territoriais, dentro de um país ou distrito. A BASE realiza o cadastro técnico, que envolve interferências (vias, dutos, LTs etc) das concessionárias de serviços; o Cadastro imobiliário que identifica as unidades imobiliárias e coleta informações sobre ela; e o Cadastro Técnico Multifinalitário que reconhece o espaço urbano e rural, integrando o espaço físico com as leis que atuam sobre a ocupação do solo.

Cartografia: No mundo de hoje, com a modernização da administração, é necessário ter um sistema de informações georreferenciadas e gestão espacial das ações administrativas. Com isso, a cartografia se torna imprescindível, pois com essas informações espaciais do território, a cartografia define elementos essenciais para um desenvolvimento racional e controlado do mundo atual. As etapas das atividades cartográficas são: cobertura aerofotogramétrica, processamento fotográfico, aerotriangulação, geração de bases cartográficas e geração de ortofotos.

Geodésia e topografia: A topografia, executa-se levantamentos topográficos, plantas básicas para projetos e locação de obras de engenharia, até o estudo de deformações em grandes estruturas. E geodesia, realiza-se o posicionamento geodésico por rastreamento de satélites do sistema NAVSTAR-GPS e GLONASS.

Os principais produtos são:

Acervo aerofotogramétrico: Com cerca de 1.400.000 fotos, a BASE possui o maior acervo aerofotogramétrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com