TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como criar uma fabrica de chinelo

Por:   •  8/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  8.881 Palavras (36 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 36

EDSON CESAR PIRES

PÉ CONFORTÁVEL

FACULDADE DE JABOTICABAL - FAJAB

JABOTICABAL – SP

2015

EDSON CESAR PIRES

PÉ CONFORTÁVEL

Trabalho de Conclusão de Curso  apresentado como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas na Faculdade de Jaboticabal/SP.                                                                                                            

                                           

                                                          Orientadora: Profa. Bruna Scarduelli Pacheco

FACULDADE DE JABOTICABAL - FAJAB

JABOTICABAL – SP

2015

OFEREÇO

Ao meu pai Geraldo Cesar Pires (in memorian) e a minha neta, Maria Eduarda, o primeiro ficou a saudade a segunda a esperança.

        

        

DEDICO

A minha esposa Rosa, que abriu mão de sua vida durante o período em que me dediquei aos estudos.

                                                

AGRADECIMENTOS

Primeiramente а Deus quе permitiu qυе tudo isso acontecesse ао longo dе minha vida, е nãо somente nestes anos como universitário, mаs que еm todos оs momentos é o maior mestre qυе alguém pode conhecer e que sempre conduz o leme de minha vida.

A esta faculdade, sеυ corpo docente, direção е administração qυе abriram  а janela para qυе hoje vislumbro υm horizonte superior, com muitas oportunidades e a segurança que posso aproveitá-las

Agradeço а todos оs professores pоr mе proporcionar о conhecimento, nãо apenas racional, mаs а manifestação dо caráter е afetividade dа educação nо processo dе formação profissional, pelo tanto qυе sе dedicaram а mim, nãо somente pоr terem mе ensinado, mаs por terem mе feito aprender. А palavra mestre, nunca fará justiça аоs professores dedicados аоs quais sеm nominar terão оs meus eternos agradecimentos.

Ao meu pai, pelo amor, incondicional que teve por mim enquanto este ao meu lado e a minha mãe que até hoje oferece seu colo maternal.

Obrigado meus irmãos e sobrinhos que nоs momentos dе minha ausência dedicados ао estudo superior, sеmprе fizeram entender qυе о futuro é feito а partir dа constante dedicação nо presente!

Agradeço também ao meu cunhado Luis Carlos Fernandes e a meu Genro Lucas Ramos que me incentivaram, desde o primeiro dia de aula.

Meus agradecimentos аоs amigos de classe, em especial a Jéssica Antiquera e Anderson Tadeu Braguim, companheiros dе trabalhos е irmãos nа amizade qυе fizeram parte dа minha formação е qυе vão continuar presentes еm minha vida cоm certeza.

Por fim, mas em especial agradeço à minha esposa Rosa, que abriu mão de sua vida durante quatro anos para que pudesse chegar aqui e realizar este sonho, te amo!

Resumo

        O objetivo do presente trabalho é a elaboração de um projeto para análise de existência de demanda, planejamento e viabilidade econômica para abertura de um empreendimento no ramo de produção e comercialização de chinelos no município de Jaboticabal/SP. Tal propósito foi alcançado e pode-se ao longo do trabalho estudar seu enquadramento tributário como Micro empresa optante pelo Simples Nacional, definir aspectos ligados ao planejamento, tais como definição de missão, visão e análise SWOT. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de mercado que apontou a existência de demanda para a atividade, bem como aspectos mais valorizados pelos clientes, quanto estão dispostos a pagar, de que forma, etc. Tendo como referência os resultados da pesquisa de mercado definiu-se com o método de orçamentos comparados a melhor localização, que será próxima ao Mercado Municipal no centro da cidade, seguida de um estudo sobre o tamanho ideal e a capacidade produtiva definida inicialmente em 480 pares mensais. Realizou-se um estudo sobre os aspetos de recursos humanos, tais como plano de cargos e salários, seguido de um levantamento de custos para investimento inicial do negócio avaliado em R$ 15.912,55 e estimativa de despesas alocadas em tabelas por categorias que foram utilizadas na avaliação econômica a fim de construir o demonstrativo de resultados. As ferramentas aplicadas para analisar a viabilidade econômica foram payback simples e descontado com 4,01 anos e 4,83 anos respectivamente, seguida do VPL com R$ 1.760,43 e TIR de 13,85%, levando em conta uma TMA de 12%.

Lista de figuras

Figura 1 - Local A        

Figura 2 - Local B.        

Figura 3 - Organograma        

Figura 4 - Layout        

Figura 5- Fluxograma de processo - Vendas        

Figura 6 - Fluxograma de processo - Produção        


Lista de Gráficos

Gráfico 1 - Sexo        

Gráfico 2 - Número de pessoas na residência        

Gráfico 3 - Possui Filhos        

Gráfico 4 - Renda Familiar        

Gráfico 5 - Frequência de uso do calçado        

Gráfico 6 - Valor        

Gráfico 7 - Forma de pagamento        

Gráfico 8 - Frequência de troca        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (984.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com