TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

EDUARDO ARAÚJO NOVAIS- RA: 9929034897

JOCILENE BORGES DO LAVOR- RA: 2856155501

LUCÉLIA GOMES SERRA- RA: 2800816396

LÚCIA DE FÁTIMA DIAS MIRANDA- RA: 2800743314

RAIMUNDA ALVES MOURA- RA: 1685115524

DESAFIO PROFISSIONAL

SÃO LUIS - MA

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

EDUARDO ARAÚJO NOVAIS- RA: 9929034897

JOCILENE BORGES DO LAVOR- RA: 2856155501

LUCÉLIA GOMES SERRA- RA: 2800816396

LÚCIA DE FÁTIMA DIAS MIRANDA- RA: 2800743314

RAIMUNDA ALVES MOURA- RA: 1685115524

 

 

DESAFIO PROFISSIONAL

 

 

Desafio apresentado pelos alunos do Curso de Administração 1°período, à Universidade Anhanguera - UNIDERP, para a obtenção parcial de nota das disciplinas, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão do Conhecimento e Técnicas de Negociação.

 

SÃO LUÍS- MA

2015

 

INTRODUÇÃO 

 

 

O respectivo trabalho visa atender as formas de negociação para que se tenha uma real solução ao processo de conflito entre a Gravadora de Música PLAYMUSIC, conceituada empresa de São Paulo, e a Associação de Moradores do Bairro Rio Doce III na cidade de Riachão do Norte – SP, advindo da escolha deste local pela referida Gravadora, como ideal para implantação de sua sede, o que se opõe aos interesses desta comunidade; ocasionando o embargo da obra pela Prefeitura.

O objetivo do desafio é planejar e apresentar propostas de negociação sistêmica, levando em conta a organização, comportamento das partes perante o conflito e dificuldades no ambiente interno e externo, além das reivindicações dos moradores do bairro frente às futuras mudanças que estão por acontecer em sua comunidade.  E para que se identifique o estilo de técnicas de negociação entre as duas partes, serão exploradas as habilidades essenciais de negociação segundo Jung. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. PLANEJAMENTO DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO SISTÊMICA ENTRE A GRAVADORA PLAYMUSIC E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO RIACHO DOCE III. 

  1.  Perfil do Negociador da Gravadora PLAYMUSIC. 

Sr. Jorge Andrade representante e porta voz da gravadora, formado em Estratégia de Negócios, com larga experiência em negociar em meio a conflitos, seu objetivo é obter a liberação para a instalação da gravadora PLAYMUSIC no bairro de Riacho Doce III, alegando que o progresso é inevitável frente às modernidades dos tempos atuais, e isso irá trazer para todos, melhorias e benefícios que ainda faltam  no bairro. 

  1.  Perfil dos Oponentes - Associação de Moradores do bairro  Riacho Doce III. 

Líder: Sr. Carlos Henrique, formado em Administração, tem por objetivo impedir a instalação da Gravadora PLAYMUSIC,  justificando que a mesma irá perturbar a ordem pública, argumenta que o barulho, segurança e a falta de infra-estrutura do trânsito local são deficientes, descreve que o público local são pessoas conservadoras, questionadoras e que prezam pela tranqüilidade, sendo na sua maioria pessoas da 3ª idade, defende que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento. 

  1. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG (ESTILO, CARACTERÍSTICAS E TÁTICAS). 
  1. Gravadora 
  • Estilo: Amigável 
  • Características: Tem como característica propor um relacionamento de confiança, procurando agir com simpatia.  
  • Táticas Usadas: Usa a cordialidade e  paciência.  

2.2 Associação de Moradores: 

  • Estilo: Restrito 
  • Características: Age de acordo com seus interesses, não coopera. 
  • Táticas utilizadas na Negociação: Coerção, medo e ameaça. Fatores que gera conflito para interferir na negociação. 

  1. ANÁLISE E PLANEJAMENTO – PRINCIPAIS PONTOS A SEREM NEGOCIADOS.  
  1. Análise

Haverá debates, pois a Gravadora tem o estilo amigável, já a Associação estilo restrito, todavia a gravadora age com paciência já que se trata de um bairro onde a maioria é da 3ª idade, e os mesmos já terem sua rotina. Para a gravadora construir esse empreendimento será elaborado um projeto para que ambas as partes saiam satisfeitas. Colocando em pauta seus objetivos, estratégias e argumentos, pois pretende a liberação da obra junto a prefeitura para instalação da empresa; e aprovação da associação de moradores para a construção da mesma. Por sua vez a Associação tem um único objetivo, impedir a implantação da gravadora no bairro e os transtornos que causará com o seu funcionamento. Porém o projeto da Gravadora trará benefícios para todos. 

 

 

 

  1. Planejamento

A Gravadora PLAYMUSIC tem o objetivo de instalar sua nova sede na cidade Riachão do Norte, interior de São Paulo, e sua estratégia para conquistar a aprovação da Associação de Moradores é solucionar os problemas apresentados, além de apresentar propostas que beneficiarão a comunidade: 

  1. Barulho: Levar alguns moradores à matriz da empresa para conhecerem a sua estrutura e a tecnologia de ponta usada, que impede a programação do som no ambiente externo.  

  1. Trânsito: a proposta é negociar junto à secretaria competente um retorno nas imediações da gravadora para evitar o trânsito no interior do bairro, bem como  sinalização para a segurança dos pedestres, colocando-se à disposição do órgão para investir neste propósito. 
  1. Segurança: Viabilizar junto aos órgãos responsáveis, melhor iluminação e segurança pública a serviço da comunidade no período diurno e noturno; como também de sua própria iniciativa disponibilizar segurança privada para proporcionar o direito de ir e vir como tranqüilidade.
  1. A Gravadora também sugerirá uma parceria com a Associação de Moradores para oferecer aulas de música, uma vez por semana aos moradores interessados em desenvolver suas aptidões musicais, proporcionando assim desenvolvimento cultural, pessoal e profissional. Como também promover bailes para o público da terceira idade com o objetivo de oferecer lazer e convívio de social.
  1. O negociador informará também que serão ofertadas vagas de trabalho para compor o quadro de funcionários na empresa local, para os moradores, portanto trará benefícios econômico-social a eles.
  1. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL. 

A Gravadora PLAYMUSIC tem uma cultura voltada para os seus colaboradores, visando proporcionar um clima agradável e satisfatório na empresa, acatando uma dinâmica moderna de orientação e crescimento profissional junto com a responsabilidade social e individual.  Sendo apresentado aos mesmos o projeto de expansão da empresa para a cidade Riachão do Norte, interior de São Paulo, com promoção e remanejamento de alguns funcionários inserindo assim uma série de mudanças; inclusive de moradia com suas famílias. O que gerou um clima de entusiasmo pela expectativa de novas possibilidades e projetos nos colaboradores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (189.4 Kb)   docx (192 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com