TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES PROPOSTAS

Como as medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar os quatro tipos de comportamento determinantes do desempenho dos funcionários dessas empresas?

As medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys atingem diretamente os funcionários positivamente, já que funcionários satisfeitos tendem a ter uma produtividade maior, e quando isso não acontece ocorre queda de produção e é extremamente prejudicial para as empresas.

Os quatros tipos de comportamentos determinantes no desempenho dos funcionários são a produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional, sendo:

Produtividade – resultado daquilo que é produzido, fazendo mais com menos;

Absenteísmo – está ligado a uma serie de fatores como pressões psicológicas;

Rotatividade – permanente saída e entrada de pessoas da organização, por consequência aumento com custos.

Cidadania organizacional – ajuda ou apoio dos empregados uns com os outros, todos tem importância dentro da organização.

2) As medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar a satisfação dos funcionários – dalits e não dalits – dessas empresas? Explique.

Sim, as medidas podem influenciar, pois, a aceitação dos funcionários “não dalitis” poderá ser difícil no inicio devido à cultura dos “dalitis” ser uma classe inferior, portanto, as medidas tomadas pelos executivos  esta ligada diretamente ao clima da organização, fazendo com que todos possuam oportunidades dentro das empresas.  

3) Quais ciências do comportamento podem ajudar os executivos da IBM e da Infosys a obter resultados positivos em sua análise do comportamento organizacional?

Psicologia, sociologia, psicologia Social, Antropologia e Ciências Politicas, sendo:

Psicologia – ciência que busca medir, explicar e modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais;

Sociologia – focaliza o comportamento dos grupos dos quais o individuo faz parte;

Psicologia social – seus focos são a influencia de um individuo sobre o outro e os processos de mudança e tomada de decisões em uma organização;

Antropologia – ciência que estuda a sociedade nos aspectos: físicos, histórico e cultural;

Ciências politicas – estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos em um ambiente politico, analisando relações de conflito, poder e interesse.

4) Quais são os principais desafios enfrentados pelos executivos das empresas em questão? Explique

Os executivos tem o desafio de harmonizar o ambiente de trabalho das organizações que a globalização transformou em um grupo misto, onde, trabalham colaboradores de diversas origens, etnias, religiões, idades e sexos. Além das adversidades como preconceito, intolerância e falta de respeito, é preciso manter os funcionários bem treinados e motivados ajudando a desenvolver suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com