TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE CAFETERIA COM MIX DE PRODUTOS RELACIONADOS AO CAFÉ DE QUALIDADE SUPERIOR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Jaqueline Kaercher

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE CAFETERIA COM MIX DE PRODUTOS RELACIONADOS AO CAFÉ DE QUALIDADE SUPERIOR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Santa Cruz do Sul, Abril de 2018.

SUMÁRIO EXECUTIVO[pic 3]

1 OBJETIVO GERAL        02

2 PROBLEMA DE PESQUISA        03

3 OBJETO DE PESQUISA        04

4 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        05

5 METOLOGIA        06

5.1TIPO DE PESQUISA        06

5.2 JUSTIFICATIVA        06

5.3 UNIVERSO        06

5.4 ANALISE PARA MERCADO        06

5.5 ANEXO        08

1 OBJETIVO GERAL

As cafeterias pareciam estabelecer em razão de um modismo, entretanto, no aspecto brasileiro, firmou-se em face ao mercado tornando-se uma relevante opção de negócio. Tendo em vista que o café é consumido diariamente, pela maioria dos brasileiros, cada vez mais, em razão da correria cotidiana, ou até mesmo por causa da comodidade oferecida, estes consumidores sentem-se atraídos pelos ambientes das cafeterias, passando a criar novos hábitos.

De acordo com o desenvolvimento dos produtos cuja origem vem do café, observa-se o crescente interesse de consumo, pelos cafés finos, ou seja, os cafés de qualidade superior. E neste cerne, o presente estudo tem como objetivo apresentar a análise de viabilidade da implantação de uma cafeteria com mix de produtos ligados ao café de qualidade superior no interior do Estado do Rio Grande do Sul, particularmente no município de Santa Cruz do Sul.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Qual a viabilidade da implantação de uma cafeteria com mix de produtos ligados ao café de qualidade superior no interior do Estado do Rio Grande do Sul, particularmente no município de Santa Cruz do Sul?

3 OBJETO DE PESQUISA

Cafeteria com cardápio fomentado por um mix de produtos:

- Cafés especiais com blends diferenciados e qualidade superior;

- Lanches e refeições leves, com receitas preparadas à base de café (bolos, doces, licores, sorvetes entre outros);

- Venda de itens para o consumo do café;

- Artigos de presentes relacionados ao tema “café”;

- Ambiente com características europeias. 

4 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Cafeteria em estudo será aqui denominada como “CAFÉX” contará com cardápio de produtos variados relacionados aos cafés especiais e de qualidade superior, com blends diferenciados, além de compor o cardápio os lanches e as refeições leves, com receitas preparadas à base de café. Além disto, disponibilizará aos clientes a possibilidade de compra de itens referente ao consumo da bebida e também artigos de presentes referenciais ao tema “café”, tudo isto em local central do município, e em um ambiente cujas características remetem às cafeterias europeias.

Não obstante, o “CAFÉX” empreenderá suas atividades através de eventos, cursos e palestras que visarão difundir os produtos, ainda, o empreendimento contará com a presença de baristas - profissionais com conhecimento acerca do processo de extração de café. E o maquinário utilizado nas produções da “CAFÉX”  serão de ultima geração tendo em vista garantir a qualidade destes produtos ofertado.

5 METOLOGIA

5.1TIPO DE PESQUISA

Pesquisa de Campo, de abordagem quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório.

5.2 JUSTIFICATIVA

A metodologia de pesquisa se deu em razão da estrutura proposta pelo estudo em questão, de forma que sendo uma pesquisa de campo por se realizar à coleta de dados junto a pessoas, tendo abordagem quantitativa, pois diferente das pesquisas qualitativas, os resultados desta pesquisa podem ser quantificados e a amostra é considerada representativa da população alvo da pesquisa, recorrendo à linguagem matemática para descrever as causas do fenômeno e suas relações entre as variáveis. Sua natureza aplicada advém do objetivo em gerar conhecimentos à aplicação prática, relacionando um cerne específico e que envolve verdades e interesses locais. Por fim seu objetivo exploratório decorre do intento de proporcionar maior familiaridade ao cenário de pesquisa, com vistas a torná-lo mais explícito e empregável.

5.3 UNIVERSO

A clientela da cafeteria enquadra constituição nas classes A e B, que detém hábito de fazer as refeições fora de casa ao passo que apreciam produtos à base de café sendo este de qualidade superior.

5.4 ANALISE PARA MERCADO

Atualmente, o café brasileiro rompe uma barreira histórica e da inicio a um processo de reposicionamento no mercado externo, e este crescimento do mercado no Brasil, bem como, internacional deve-se ao constante aperfeiçoamento do referido setor.

Por meio de estudos e pesquisas desenvolvidas pelos setores envolvidos a tal segmento, percebe-se que o mercado compreende enorme potencial, entretanto, demanda ser melhor trabalhado. As grandes cidades são atrativas as novas cafeterias e os serviços prestados em relação aos cafés especiais, por vezes de marca própria se fazem preponderantes. Entretanto, o publico consumidor destes produtos não são na mesma proporção sanados quando se fala em locais mais interioranos ou mesmo cidades pequenas.

A versatilidade, bem como, a função do estabelecimento contempla o envolvimento da variedade do tema; neste cerne, o ambiente acolhedor e a diversidade de produtos além dos tipos de café vêm atraíndo cada vez mais o consumidor.

De acordo com pesquisas realizadas, as cafeterias constituem uma atividade em crescimento, tendo este dado compreendido na média de 10% ao ano ao passo que o número de lojas deste segmento apresenta potencial para crescer 20% anualmente.

A relação entre as cafeterias e os consumidores torna-se cada vez mais forte, visto à exigência por parte do cliente acerca de um bom café, e a oferta das cafeterias sobre tal demanda, ao passo que oferecem um clima acolhedor, o convívio cultural e social, além da proposta de educação do paladar consumidor no que se refere à degustação de produtos de qualidade superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com