TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de métodos biofísicos no estudo da eficácia dos produtos dermocosméticos

Artigo: Aplicação de métodos biofísicos no estudo da eficácia dos produtos dermocosméticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  730 Visualizações

O trabalho aborda a aplicação dos métodos de biofísica no estudo de eficácia de produtos dermocosméticos. A qualidade de um produto cosmético engloba a segurança de seu uso, a estabilidade da formulação, o aspecto, o sensorial e a sua eficácia. As técnicas de biofísica têm sido amplamente empregadas na avaliação do efeito de formulações dermocosméticas, principalmente devido ao fato de possibilitarem a avaliação de produtos em suas reais condições de uso, ou seja, na pele humana. A comprovação dos efeitos de produtos cosméticos e a elucidação de seu mecanismo de ação por meio de protocolos experimentais devidamente elaborados, que utilizem as técnicas de biofísica da pele, dentre outras, tornam-se de fundamental importância e, assim, a serem amplamente exploradas e ainda bastante desenvolvidas, visando à melhoria da qualidade de vida dos usuários de tais produtos.

2. INTRODUÇÃO

A pele é o maior órgão do corpo humano sendo composto por hipoderme, derme e epiderme. E tem por função: permeabilidade cutânea, sensibilidade, regular a temperatura, proteção e revestimento. O conhecimento principalmente da epiderme permite compreender alguns problemas tais como a sensibilidade, envelhecimento e desidratação. É na epiderme onde ocorre a limpeza, esfoliação e a hidratação, e é nesta camada onde os produtos são aplicados (MICHALUN & MICHALUN, 2010).

A pele quando desidratada tem aspecto de seca, escamosa, flocosa, com aparência de estiramento. O tratamento para a desidratação é o uso de hidratantes com ingredientes capazes de proteger a pele da perda de umidade, levando a restauração da hidratação interna.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com