TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP – MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING

Por:   •  14/12/2016  •  Dissertação  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SANDRA VIEIRA SILVA

MRP – MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING

Paço do Lumiar

2016

SANDRA VIEIRA SILVA

MRP – MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING

Trabalho apresentado à disciplina Administração de Materiais Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior Franciscano para obtenção de nota parcial.

Professor: Fabrício Rigui

Paço do Lumiar

2016

1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho vem discorrer sobre o MRP – Planejamento das Necessidades de Materiais, seu conceito, os critérios indispensáveis para um bom desempenho dessa ferramenta e como o MRP auxilia a organização no ganho de competitividade, diminuindo o estoque de matéria prima para a confecção de seu produto e, seu objetivo, também como o MRP II,uma evolução do MRP, integra  o sistema MPS de uma empresa.

2 MRP – MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING

        O MRP-Material Requeriment Planning é uma ferramenta utilizada para fazer a prevenção da falta ou excesso de material necessário a produção de  produto  de uma organização e é orientado pelo MPS (Master Production Scheduling).O controle do estoque deve  está ajustado às vendas da empresa,agregando a pontualidade de seus serviços e entrega de produtos  tornando-se um diferencial que possibilite aumento da competitividade da organização.

        O MRP significa planejamento das necessidades de materiais  sendo utilizada para controlar a ausência de materiais por intermédio do computador. Para a obtenção desses resultados é indispensável que seja estabelecido alguns critérios :

  • O que encomendar.
  • Quanto encomendar.
  • Quando encomendar.
  • Pra quando agendar a entrega.

Objetivo – é determinar quais os componentes   são necessários para atender o MPS.

        Para que o MRP funcione adequadamente é necessário fazer revisão constante entre o setor de produção e o setor de venda, dessa forma são minimizados falhas e atrasos no sistema, trabalhando integradamente  com o sistema MRPII(desmembramento do MRP) que trata da necessidade de calcular recursos como maquinários e mão de obra.

        Para o melhor funcionamento do MRP é importante o controle do tempo de  produção,   do estoque de segurança e tamanho do lote.

        Tomando como base a previsão de venda de um produto X , através do MRP em um período Y ,de quantidade Z o sistema garante a produção da quantidade confortável de produto para se manter em estoque trazendo economia nesses setores com armazenagens de insumos e produtos.

        .Há diversos programas que podem ser utilizados no computador na execução dos cálculos MRP , o software utilizado para organizar e manter estruturas de contas de materiais e sua ligação é chamado processador de contas de materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com