TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Social tem sido uma prática organizacional em função dos benefícios intrínsecos de sua prática

Por:   •  10/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 15

Protocolo: 146695 - PROVA DO ALUNO

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso:Administração

Disciplina: Administração Mercadológica II  6º Semestre

PROVA

Data Aplicação:28.05.2016, Gabarito a partir de: 31.05.2016

PROVA 01

1º O Marketing Social tem sido uma prática organizacional em função dos benefícios intrínsecos de sua prática. Conceitue e Exemplifique Marketing Social;  

O Marketing social é a gestão da transformação e mudança social. sua principal função é de facilitar a adoção de conhecimentos, comportamentos, atitudes e práticas sociais, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na igualdade social. Tem como objetivo principal eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente as questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habilitação, transportes e nutrição. Marketing social é uma nova tecnologia de administração da mudança social, associada aoprojeto, à implantação e a ocontrole de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia em um ou mais grupos. Então, podemos assi mconcluir que Marketing Social é o emprego do planejamento de estratégias, para garantir o bem-estar do indivíduo e da sociedade.

Parecer do Professor:  

2º Conceitue Endomarketing. Liste as principais vantagens de sua prática na organização;

 

O Endomarketing caracteriza-se como um processo gerencial, a função do endomarketing é de trazer a consciência de clientes para a organização, para que haja melhoria na qualidade de produtos e serviços. O endomarketing como gestão de marketing interno é de provover as pessoas por seu trabalho, obtendo seu comprometimento com os objetivos estratégicos da empresa. Uma forma mais pragmáticade ver o papel do Marketing interno, os colaboradoresmais comprometidos terão maior produtividade e como resultado a empresa estima melhores lucros e resultados.No marketing externo que é voltado para o consumidor são realizadas pesquisas para conhecer as suas necessidades, e os seus anseios e pontos que poderiam sermelhorados pela organização. Para que se consiga eficácia e sucesso no Endomarketing alguns pontos são essenciais: Processo de seleção,pelo qual uma organizaçãoescolhe os candidatos mais adequados às vagas existentes, visando amanutenção ou aumento daeficiência e de desempenho do pessoal. O principal objetivo do

Endomarketing é de fazer com  que o funcionário motivado se torne a principal propaganda da empresa, que sempre se mostre disposto a lutar pela imagem da empresa em que ele trabalha.

Parecer do Professor:  

3º Leia o Trecho:

Entre tantas maneiras de satisfazer a necessidade dos consumidores, a Internet tem se configurado como um dos canais que mais propicia o desenvolvimento do Marketing. Graças à evolução da tecnologia e nomeadamente à internet, um processo que antes levava dias, envolvendo várias pessoas de diferentes locais, agora, pode ser realizado em tempo real.

 

PORQUE

 

A Internet, rede mundial de computadores, anteriormente limitada a acadêmicos e funcionários do governo, atualmente liga milhões de pessoas em todo mundo. Empresas e consumidores podem se conectar sem a necessidade de contato pessoal em qualquer momento e parte do mundo.

 

 

A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que:

  1. as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira;
  2. as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira;
  3. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa;
  4. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira;
  5. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira;

Resposta Correta: (B)  

4º A informação é um bem e que obviamente agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, então se torna necessário a utilização da informática de maneira apropriada, haja vista que é a partir da Tecnologia da Informação que será necessário o desenvolvimento de ferramentas para que a captação de informações não sejam apenas mais um serviço da empresa, mas que antes de tudo gere resultados e agregue valor em suas atividades. As pessoas a cada dia estão mais próximas da tecnologia e em alguns casos totalmente dependente dos processos que ela proporciona. A facilidade e agilidades em muitos processos antes burocratizados e onerosos, permitem uma avaliação de que a tecnologia e a utilização de tudo que advém dela, surgiu para não permitir que as funções gerenciais se prendam exclusivamente ao desempenho humano, mas sobretudo, que a tecnologia da informação trabalhe a favor do desenvolvimento da sociedade e permita ás organizações alcançar melhores resultados;          

 

Com base no exposto, avalie as afirmações a seguir.

 

  1. - A Tecnologia da Informação está destinada ao aperfeiçoamento das máquinas, darede, da evolução tecnológica, pois ele lida e administra todo o ciclo de informação utilizando técnicas de classificação e organização, com objetivo de obter eficácia nos resultados organizacionais.

 

  1. - O homem continua no papel principal para o desenvolvimento de uma empresa,pois é ele que negocia e administra todos os processos que são realizados por máquinas. Entende-se que máquinas existem para facilitar o dia-a-dia e não substituir o homem, pois só o homem é capaz de produzir mudança com seriedade e criatividade.

 

  1. - As organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas noconhecimento, no fluxo intenso de informações e exclusivamente em equipamentos de última geração que irão trabalhar o processo de decisões, antes só realizado por pessoas, hoje não mais, em função do crescimento tecnológico, desenvolvido por softwares de última geração. A tecnologia da informação adquire uma importância sem precedentes; A Tecnologia de Informação é uma ferramenta que torna possível a administração da informação de maneira clara e organizada, excluindo a perca de tempo no atendimento e garantindo crescimento organizacional.

 

 

É correto o que se afirma em:  

  1. I, apenas.
  2. II, apenas.
  3. II e III, apenas.
  4. I e III, apenas.
  5. I, II, III.

Resposta Correta: (B)  

5º O Endomarketing surgiu graças à necessidade de uma ferramenta para promover a reordenação interna da empresa. É uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do Marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para ambiente interno. Qual dos conceitos abaixo não corresponde ao de endomarketing?  

  1. É como uma tarefa bem sucedida de treinar, motivar, valorizar funcionários hábeispara desempenho de suas funções;
  2. É a extensão da clássica função do marketing só que voltada para dentro daorganização, a qual o autor define como as ações de marketing voltadas ao público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e os departamentos, valores destinados a servir o cliente;
  3. Não é nada mais do que uma forma diferente de expressar (e praticar) acomunicação interna e que se trata de uma alternativa (nem tão sutil) de garantir aos profissionais de marketing a entrada em um novo campo de trabalho;
  4. É o composto Vendas, porém, aplicado ao cliente interno;
  5. É o conjunto de ações focadas no público externo, com objetivo de conquista efidelização do cliente, através de técnicas de atendimento com excelência. Resposta Correta: (E)

6º Criador de conceitos como marketing social, mega marketing, entre outros, Kotler defende agora um novo patamar no mundo dos negócios: o marketing 3.0, no qual as companhias realmente compreendem seus clientes e partilham dos mesmos valores. "Nessa fase, a empresa se preocupa com a situação do mundo e quer contribuir para melhorálo", pontua Kotler. O autor avalia que 70% das empresas estão em um estágio de marketing 1.0, 25% já estão no marketing 2.0 e apenas 5% vivem o marketing 3.0. Mas essa realidade não é exclusiva do Brasil. As práticas de marketing estão evoluindo de forma gradativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com