TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PERFIL PROFISSIONAL DO GERENTE DE PROJETOS

Por:   •  14/3/2016  •  Artigo  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 7

O PERFIL PROFISSIONAL DO GERENTE DE PROJETOS*

 

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar alguns aspectos básicos que caracterizam e identificam o perfil profissional de um gerente de projetos, destacando suas competências e habilidades. O bom gerente de projetos é aquele profissional que busca harmonizar todas as habilidades técnicas representadas pelos integrantes de sua equipe, além de ser organizado, comunicativo, líder, negociador, ágil, persistente e saber bem como gerenciar crises. Ele deve ter a capacidade de encarar um projeto sempre como um desafio em que há a possibilidade de falhas e saber como lidar com isso. O gestor de projetos deve estar apto às mudanças e liderar sua equipe sempre com muita motivação.

Palavras-chave: Perfil. Gerente. Projetos.

Abstract

This article aims to present some basic aspects that characterize and identify the professional profile of a project manager, highlighting their skills and abilities. The good project manager is one professional who seeks to harmonize all technical skills represented by the members of his team as well as being organized, communicative, leader, negotiator, agile, persistent and know well how to manage crises. He must have the ability to look at a project always a challenge when there is the possibility of failure and know how to handle it. The project manager must be able to change and lead his team always with great motivation.

Keywords: Profile. Manager. Projects.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo conceituar gerente de projetos, caracterizar e identificar o seu perfil profissional e destacar suas principais competências e habilidades. A metodologia de pesquisa aplicada será a partir de referências bibliográficas de autores que versem sobre o tema em discussão.

Por trás de um projeto bem elaborado e sucedido, sempre haverá um gerente ainda melhor.  O gerente de projetos deve ser ágil ao tomar decisões e ter visão e pensamento sistêmicos para calcular possíveis riscos. Ele é o profissional responsável pelo empreendimento que gerencia e por toda a sua equipe, assumindo riscos e garantindo a qualidade do projeto. (NEWTON, 2011, p. 82)

O gerente de projetos pode ser comparado a um maestro da orquestra, ou seja, ele vai harmonizar todas as habilidades técnicas representadas pelos integrantes de sua equipe. Desta forma, ele é considerado um profissional integrador, capaz de montar o “quebra-cabeça”, o qual vai reunir diferentes competências.

2 O PERFIL PROFISSIONAL DO GERENTE DE PROJETOS

O gerente de projetos é um profissional inteiramente responsável pelo empreendimento que gerencia. Ele se responsabiliza pelas metas, riscos e pela equipe. É o eixo do projeto, a base direcionadora tanto para clientes, como para fornecedores, além de promover a comunicação e interação com todas as partes integrantes do empreendimento. (NEWTON, 2011, p. 82)

Gerenciar um projeto de forma efetiva e eficaz é saber a hora certa de agir, tomar frente à equipe, ter atitude, obter a ordem e organização, através dos processos de planejamento, execução e controle, por meio de práticas, técnicas e ferramentas que se esteja capacitado a utilizar. E para ser um gerente de projetos capaz de executar esses métodos até o prazo final estipulado, entregando o projeto dentro dos requisitos exigidos, deve-se obter um conjunto de conhecimentos que vão além de uma estratégia determinada. (RABECHINI, 2011, p. 43)

Para caracterizar o perfil profissional do gerente de projetos, deve-se começar citando algumas características, no mínimo, básicas que ele deve ter. O gestor de projetos deve servir de inspiração para sua equipe, ter um planejamento minucioso de cada passo, ser flexível para mudar de plano em qualquer fase do empreendimento e rápido para reorganizá-lo. Ele deve ser capaz de motivar e liderar os integrantes de sua equipe, influenciando-os a usar o que têm de melhor em nome da equipe de projeto. (RABECHINI, 2011, p. 47)

Segundo Vargas (2007, p. 113) em seu livro “O perfil do gerente de projetos”, o perfil profissional de um gestor de projetos é identificado pelas seguintes características: organização, boa comunicação, motivação, liderança, agilidade, persistência e capacidade de negociação e de gerenciar crises.

A organização é uma característica importantíssima que serve como base norteadora para todas as outras. Certamente, o profissional irá se deparar com situações em que será necessário gerenciar mais de um projeto, simultaneamente, e se organização não for uma de suas qualidades, ele enfrentará problemas. (VARGAS, 2007, p. 113)

Para Vargas (2007, p. 114) a boa comunicação e a motivação são consideradas como outras características essenciais do gerente de projetos:

A comunicação é o ponto fraco de muitos projetos. É necessário ter um processo aberto e transparente de comunicação, com incentivo à troca de ideias e opiniões. Outro ponto fundamental é ter a consciência do que deve e o que não deve ser comunicado para a equipe e os interessados no projeto. Se o gerente de projeto quiser melhorar a produtividade dos seus projetos, então ele deve melhorar a comunicação na sua equipe. (VARGAS, 2007, p. 114)

Para obter sucesso em seu empreendimento, o gerente de projeto deve intermediar como um elo de aperfeiçoamento no processo de comunicação em sua equipe. Inclusive, a comunicação é a ferramenta primordial para lidar com situações de crise. Falar em um bom gerente de projetos é falar em boa comunicação e motivação, pois o profissional que se comunica bem e que sabe motivar sua equipe, certamente estará no rumo certo para o sucesso em seus empreendimentos.

Falar em um bom gerente de projetos é falar em boa comunicação e motivação. Essas duas características distinguem o ótimo do regular. O profissional que se comunica bem e que sabe motivar sua equipe certamente estará no rumo certo para o sucesso em seus empreendimentos. (VARGAS, 2007, p. 114)

Um grande líder jamais deve ser confundido com um chefe, pois há uma grande escala de diferença entre ambas denominações. Claro que existem mais chefes do que líderes no mercado atual, porém, gerente de projeto não pode se enquadrar nessa. Ele precisa ser o exemplo a se seguir e influenciar a sua equipe a segui-lo, a andar junto a ele. (VARGAS, 2007, p. 114)

Resolver os problemas com agilidade na hora certa e ter atitude na tomada de decisão diante do risco e ter autoconfiança para tomar a frente de sua equipe é um dos grandes diferenciais que identificam o verdadeiro gerente de projetos. Esse profissional deve agir com excelência, identificar o problema diante diversos ângulos e propor soluções, sejam imediatas ou a longo prazo, liderando a equipe sempre motivado. (VARGAS, 2007, p. 114)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com