TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com o artigo Garcia, Denise B.. Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional, qualquer pessoa pode se tornar um líder de uma equipe, pois para se tornar um grande líder é necessário ter vivenciado grandes experiências no decorrer de sua carreira, nesse artigo expressa a existência de três tipos de liderança:

 Liderança democrática o líder mostra o que precisa ser feito e permite que seus liderados decidam entre si o que cada um desenvolverá no trabalho proposto. E de acordo com o resultado chegado o líder critica ou elogia a equipe de forma geral e não individual. Isso resulta em colaboradores mais confiantes, responsáveis e motivados.

 Liderança autocrática o líder delega as funções que cada colaborador deverá fazer durante o processo. E conforme o resultado o líder elogia ou critica os colaboradores, porém, de forma individual. Isso resulta em colaboradores tensos e estressados.

 Liderança Liberal o líder permite que sua equipe tenha a liberdade de decidir o que fazer e como fazer, sem intervir e sem dar orientações para a equipe, deixando-os a vontade. Resulta em um líder que transfere sua autoridade para os seus liderados.

A organização precisa ter sempre um bom líder para que o clima organizacional seja um ambiente em que os colaboradores se sintam satisfeitos, ou seja, suas necessidades sejam supridas, é através dele que os colaboradores se sintam motivados no seu cotidiano de trabalho, o comportamento dos colaboradores depende da situação do clima organizacional, podendo até desmotiva-los se não se sentirem satisfeitos.

Já no vídeo Estilos de Liderança, mostra outros tipos de liderança, que são:

 Líder através da coerção ocasiona medo nos liderados de forma a ser instável sua relação com a equipe.

 Líder conselheiro delega tarefas desafiadoras aos seus liderados e os direciona, motivando-os até o desafio ser realizado.

 Líder agregador age de forma priorizando a harmonia entre seus colaboradores contribuindo com a flexibilidade e amizade entre os colaboradores.

O líder democrático é como um líder conselheiro e um líder agregador mostra o que precisa ser feito e permite que os colaboradores desenvolvam suas tarefas com responsabilidade e motivação. Sempre dando um retorno para a equipe de forma generalizada.

Na liderança autocrática tem relação com o líder através da coerção, pois dando todas as funções para sua equipe não sendo flexível faz com que seus liderados se sintam pressionados com medo e estressados, transformando o clima organizacional em total desordem.

A liderança liberal não é uma boa forma de liderar uma equipe, pois dessa forma os liderados estarão sem nenhuma direção a seguir e por consequência grande possibilidade de se distanciarem do objetivo final da organização.

Na Cafeteria o proprietário mantém uma liderança autocrática fazendo com que os seus funcionários se sintam perdidos, sem saber em que direção seguir, mantendo a desordem na cafeteria e resultando na insatisfação dos clientes. Para a Cafeteria alcançar o sucesso é preciso mudar esse tipo de liderança para um líder democrático que mostre a direção a seguir e as tarefas a serem concretizadas. Um líder conselheiro que ajude os funcionários a desenvolverem as tarefas do dia a dia ajudando-os nas necessidades que surgirem e um líder agregador que ajude no clima organizacional, que se importe com a felicidade, harmonia e a motivação da sua equipe e principalmente deve ser um gestor descentralizador, ou seja, precisa dividir as decisões com seus colaboradores.

Para melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com