TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM UNIP - Fundamentos da Gestão Financeira, Contabilidade, Estatistica Aplicada

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  2.152 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


RESUMO

A presente obra vem expor sobre um pouco da conexão entre a contabilidade e a administração, vem mostrar um pouco da dinâmica de uma grande empresa do ramo de autopeças e venda de veículos pesados: a COVEPE. Bem como seus processos e sua forma de fazer negócio. Iremos apresentar dados sobre a empresa e de como ela realiza seus processos básicos de gestão. Através do trabalho iremos reconhecer os padrões da administração, assim como as formas de realiza-la, para que a empresa se torne cada vez mais sólida. O trabalho também realiza uma análise da empresa.

Palavra Chave: COVEPE; empresa


 ABSTRACT

This work comes expound on some of the connection between accounting and administration, comes to show some of the dynamics of a large company in the auto parts industry and sales of heavy vehicles: a COVEPE. As well as its processes and its way of doing business. We will present data about the company and how it performs its basic management processes. Through the work, we will recognize the patterns of management, as well as the ways to achieve it, so that the company becomes increasingly solid. The paper also makes an analysis of the company.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        COVEPE – SCANIA: Um pouco de sua história        

3        FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA        

4        CONTABILIDADE        

4.1   RELATORIO        

4.1.1        Liquidez Corrente        

4.1.2        Liquidez seca        

4.1.3        Liquidez Imediata        

4.1.4        Liquidez Geral        

4.2  IMOBILIZAÇÃO DO PATRIMONIO LIQUIDO E GRAU DE ENDIVIDAMENTO        

5        ESTATISTICA APLICADA        

6        CONCLUSAO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, seremos inseridos de forma muito precisa no universo das empresas. Como elas funcionam, como realizam seus planejamentos e opções. Como tomam as melhores escolhas e como lidam com os tropeços e contratempos.

Para saber tudo isso, é preciso vivenciar, é preciso estar dentro da organização.

Ao longo dos anos de vida e de estudos, criamos teorias para tudo o que nos cerca, as vezes com o passar do tempo essas teorias são desfeitas ou podem também ser melhoradas.

As empresas possuem características individuais, modos e formas de administrar seus negócios, umas se preocupam com o capital humano, outras com o lucro, algumas visam a concorrência, entretanto todas possuem o mesmo objetivo, permanecer em seu mercado de origem e se sobressair nele, se mantendo firme através de seus conceitos, mas sem abdicar de novos conceitos e tendências.

A empresa em questão está sempre se propondo a ser atual e isso com certeza é o que a mantem no topo das empresas do ramo a muitos anos.


  1. COVEPE - SCANIA: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Há mais de trinta anos, essa empresa oferece serviços de qualidade atuando na área de comercialização de caminhões, ônibus e motores.  A empresa possui instalações modernas e é especializada em reforma de veículos. Ela conta com mais de cem funcionários na cidade de Muriaé, e outras concessionárias espalhadas pelo país. A matriz representa a marca da região da zona da mata mineira e a filial no vale do aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. A filial de Governador Valadares vem trabalhando para a reconquistar o mercado de sua região e tem conseguido se destacar.

Uma das marcas da empresa COVEPE está no seu atendimento de excelência que a cada ano procuramos evoluir, já que grande parte do seu faturamento de pós-venda está no cliente “em transito”.


  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Foram levantadas algumas informações através de visita e conversa em loco. O orçamento de caixa da empresa possui um sistema informatizado de entrada e saída de qualquer produto, pagamento ou recebimento que tenham sido feitos na empresa e suas filiais. Isso facilita a comunicação e o controle.

 O principal objetivo do orçamento de caixa da empresa é projetar para um dado período, se haverá ou não, recursos disponíveis para suprir as necessidades de caixa da empresa. Com essa projeção de caixa é possível orçar a parte de recursos que deverão se capitados e a melhor destinação dos possíveis excedentes de caixa. Atualmente isso se torna ainda mais relevante visto que, na atual conjuntura, se o dinheiro não estiver corretamente aplicado, torna-se antiprodutivo por assim dizer, para a empresa, na proporção do tempo em que estiver ocioso. Com isso a empresa se preocupa com seu orçamento, sendo ele um instrumento que permite ao administrador financeiro da COVEPE saber, antecipadamente, se haverá problemas de liquidez ou não, em termos operacionais e não operacionais, considerados os aspectos de solvabilidade e de rentabilidade da empresa, para o período em determinado. Dessa maneira, em termo hábil, a empresa irá projetar a necessidade de levantar empréstimos para cobrir déficit de caixa, analisando as fontes internas e externas, o custo financeiro de operação, as reciprocidades que deverão ser oferecidas à instituição de crédito, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com