TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA JCM

Por:   •  14/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 19

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS DA EMPRESA JCM

Adriane Brisch Leidens¹

Aline Morro²

Resumo:

Este trabalho aborda como Taylor e Fayol viam uma empresa e como pensavam a respeito de sua organização. A ênfase dessa abordagem é a aplicação, na produção industrial, de técnicas e/ou procedimentos próprios dos métodos científicos, tais como a observação, experiência, registro, análise e resolução dos problemas da administração, com o objetivo de atingir maior eficiência e menores custos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, com menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência no mercado. Para ele, os estudos sobre a organização e a administração das empresas deveriam ter aporte científico e não empírico, evitando a improvisação e exercitando o planejamento. Reestruturou a empresa Jc[a] Confecções a partir dos métodos e processos ciados por Taylor e Fayol. Tal modelo é genérico e adaptável a diferentes contextos e finalidades. Postulamos que o fortalecimento do campo da administração requer critérios de avaliação mais claros e bem definidos, e que é chegado o momento, após o recente crescimento quantitativo, de uma reflexão em prol da qualidade da produção científica.

Palavra chave: organizações, estrutura organizacional, valores, gerentes, importância das organizações, tipo de lideres funções administrativas, processo administrativo na Jc confecções. [b]

INTRODUÇÃO

De tempos em tempos é sempre bom[c] relembrar como nasceu e quais os princípios básicos  da Administração competências e responsabilidades do Administrador. Nesse sentido vamos identificar o momento em que ocorreram as primeiras concepções, pelos fundadores, dessa ciência que é a Administração.  

Taylor acreditava que decisões baseadas na tradição deviam ser substituídas por procedimentos precisos após estudo criterioso de um indivíduo realizando o seu trabalho. Sua aplicação exige um alto grau de controle gerencial sobre as práticas de trabalho dos operários.  Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão Sua visão, da organização, diferentemente de Taylor foi a de um gerente ou diretor; Fayol diferenciava-se de Taylor porque, enquanto Taylor via os processos administrativos da base para o topo, a análise de Fayol era inversa, decima para baixo. Nessa concepção JC Confecções é reformulada e ganha nova vida, nova administração mais objetiva e clara e assim com mais lucro e novos objetivos a serem alcançados.

DESENVOLVIMENTO

[d]

1 HISTORICO JC CONFECÇÕES

A Empresa[e] JC Confecções é uma empresa familiar fundada por José e Carlos. Seu cenário atual não é animador, ela[f] passa por algumas dificuldades como: queda nas vendas, reclamação dos clientes quanto ao atendimento, reclamação dos clientes quanto à qualidade dos produtos, não há comunicação entre os colegas de trabalho, os colaboradores sente-se desmotivados e os proprietários não têm mais voz de comando.

A malharia está organizada da seguinte forma: José e mais duas funcionárias cuidam de toda a parte administrativa que são;[g] contas a receber, contas a pagar, departamento de pessoal e financeiro. Já o Carlos cuida da parte de produção e trabalha com uma equipe de oito funcionários. O processo de produção das peças desenvolvidas pela malharia passa pelos seguintes processos: molde, corte, costura e estamparia. Porém os colaboradores atuais se dividem nas tarefas, não havendo cargos estabelecidos a cada um. Como os sócios não tem[h] experiência em administração, a empresa não tem nenhum tipo de planejamento, procedimento e definição dos cargos.

Segundo Maximiano(2012),Taylor[i] iniciou a sua pesquisa observando o trabalho dos operários, seguiu o caminho de baixo para cima. Deu ênfase nas tarefas, estava voltado a eliminar o desperdício, visava assim alcançar uma maior produtividade, com menores custos e melhores margens de lucros. Taylor fez uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção;[j] instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.

Segundo o mesmo autor, o estudo de Fayol estacou[k] como organizar o quadro de pessoal, buscando pré-estabelecer as responsabilidades em todos os níveis da organização, desde   a direção até o chão de fábrica, buscando separar os conhecimentos de cada área e suas habilidades administrativas. Preocupou-se intensamente com a função administrativa da direção, pois acreditava que esta era a mais importante dentro da empresa. Segundo Fayol: “Um líder que seja um bom administrador, mas tecnicamente medíocre, é, geralmente, muito mais útil à empresa do que se ele fosse um técnico brilhante, porém um administrador medíocre”.[l] Fayol concluiu que é possível ensinar a administração. Ele define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Esses elementos constituem o chamado processo administrativo[m].

 Segundo Idalberto Chiavenato[n](2004 pg.56):

“O principal objetivo da Administração é assegura o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. O princípio da máxima prosperidade para o patrão acompanhada da máxima prosperidade do empregado deve ser os dois fins principais da Administração. Assim deve haver uma identidade de interesses entre os empregados e empregadores”.[o]

Conforme Chiavenato[p] se faz necessária uma revolução mental tanto por parte dos diretores quanto dos empregados. A eficiência não depende só do método de trabalho e do incentivo salarial, mas de todo o conjunto do bem estar do trabalhador, visto que um trabalhador feliz e satisfeito produz mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (342.9 Kb)   docx (139.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com