TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Organizacionais Contábeis

Tese: Processos Organizacionais Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 5

A História da Contabilidade

ADMINISTRAÇÃO

Processos Organizacionais Contábeis

Alunos

Camila Massaro de Oliveira

Danilo Del Santo Erbetta

Luciana Rodrigues

Marcelle Ribeiro

Reginaldo Ap Garon

Professor

Ivan Ross

Pirassununga / SP

Sumário

Introdução.................................................................................................................. 03

Desenvolvimento........................................................................................................04

Conclusão.................................................................................................................. 07

Bibliografia ............................................................................................................... 08

Introdução

A Contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização, na época em que o homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais e outros bens) por meio de desenhos e gravações . Observava-se que a cara do animal desenhado era daquele que eles queriam controlar e a quantidade era o número de cabeças existentes.

Os egípcios também utilizavam de desenhos nas paredes das casas para controlar a quantidade de cereais pagos aos coletores de tributos. Já os mesopotâmios utilizavam fichas de argila para fazer esse controle. Há indícios de que os chineses também possuíam um sistema de controle sofisticado a 2000 a.C.

A contabilidade foi evoluindo juntamente com os avanços matemáticos, como o conhecimento do zero levados à Europa pelos Árabes, o progresso tecnológico ocorrido na China e a queda do sistema feudal possibilitando, assim o surgimento da contabilidade moderna. O autor Leonardo Fibonacci, foi um dos maiores divulgadores do sistema numérico arábico. Ele passou a sua infância no norte da África aprendendo a língua e a matemática dos árabes, quando voltou à Itália (1202) escreveu um livro intitulado Liber Abaci.

Com a expansão da navegação e, conseqüentemente, do comércio, expandia-se a riqueza acumulada e a negociação, que antes era individual, passava a ser feita através de representantes, associações e corporações que fortaleceram a sociedade, auxiliando na distinção entre a entidade comercial e seus proprietários .

Com o declínio do sistema feudal, a propriedade privada começou a crescer; com a descoberta da América, em 1492, alguns países europeus começaram a enriquecer. Esses fatores, entre outros, fizeram com que a Contabilidade se tornasse uma necessidade para o estabelecimento do controle monetário.

Desenvolvimento

A origem da contabilidade atual, conhecida como Contabilidade das Partidas Dobradas, surgiu nas cidades-estados italianas e remonta à expansão comercial dos anos de 1300 e ano conseqüente do desenvolvimento das operações de crédito.

A criação da contabilidade é normalmente atribuída ao frei Luca Pacioli que, em 1494, escreveu o Tractatus de Computis et Scripturis, onde o Método das Partidas Dobradas é proposto como mecanismo de controle patrimonial. Embora historiadores afirmem que o Método das Partidas Dobradas já estivesse em aplicação em diversos centros comerciais italianos, a obra de frei Pacioli, ilustre matemático da época, muito ligado a Leonardo da Vinci e autor da primeira obra impressa sobre matemática, serviu pra sistematizar e popularizar a Contabilidade. Esta origem da Contabilidade estabeleceu no Brasil a chamada tradição italiana que além de ter influenciado durante gerações a formação dos contadores, deu base aos regulamentos contábeis, como o Código Brasileiro de Contabilidade (1850) e a antiga Lei das Sociedades por Ações (1940).

A evolução da Contabilidade acompanhou o desenvolvimento comercial e industrial durante os séculos. No século X, a preocupação norte-americana na busca da eficiência gerencial, coerente com os Princípios de Administração Científica propostos em 1911 por Taylor (1947), passou a dar ênfase à informação contábil como suporte e ao processo decisório.

A influência americana na contabilidade brasileira encontra-se materializada na Nova Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404 de 15/12/76) e em todas as circulares e resoluções da Receita Federal posteriores à Resolução do Imposto de Renda nº 1.598/ 7. Por outro lado, com a persistência inflacionária brasileira, durante muitos anos em níveis considerados galopantes, os registros contábeis tradicionais mostraram-se vítimas de deformações absurdas. Por tais razões, o Brasil tornou-se campo dos experimentos na área inflacionária e, em decorrência, foram progressivamente introduzidos na Contabilidade os mecanismos de correção monetária, que são de notável concepção teórica e consistência prática. Entretanto, talvez até por seus méritos, a Correção Monetária dos Balanços costuma ser acusada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com