TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Processos Organizacionais

Artigo: Gestão De Processos Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 13

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

GESTÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Questão 1) Pesquise sobre os três tipos de organização – LINEAR, FUNCIONAL E STAFF – e:

• Discorra sobre este assunto. O texto tem que ser seu, original, próprio, a partir do que assimilou com a pesquisa. (Valor: 1,5)

• Destaque – também com suas próprias palavras – as vantagens e

Desvantagens de cada tipo. (Valor: 0,5)

Lembre que nosso módulo é apenas uma das inúmeras fontes de pesquisa existentes e não se limite a ele. Caso o utilize como fonte, faça as devidas citações e o inclua nas referências.

Busque outras fontes de pesquisa, se desejar, e se trouxer a abordagem de outros autores não citados no nosso módulo, sempre observe a Norma ABNT para citações e de referenciar os autores e suas obras, também de acordo com a Norma.

Resposta:

Estes são os tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff. ORGANIZAÇÃO LINEAR é a mais simples e antiga, baseada na autoridade. A autoridade linear é uma consequência do princípio de um comando que significa dizer que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a divide com ninguém. A organização linear tem origem na organização dos antigos exércitos e na organização dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem comandos diretos e únicos de autoridade que significa o direito de exigir o cumprimento de ordens e a ação de tarefas. Devido a este processo de autoridade e responsabilidade ocorre à cadeia escalar. ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL é a estrutura que aplica o princípio funcional ou da especialização das funções. A assessoria funcional sucede desse princípio, que separa, diferencia e especializa. Mais à medida que as empresas crescem e o seu ambiente se torna mudável e competitivo, aumenta a necessidade de órgãos especializados capazes de proporcionar conselhos e inovações rápidas. Essa flexibilidade indispensável à organização competitiva e inovadora é um dos principais fracassos da estrutura linear. A mesma somente funciona em um ambiente inalterável e rotineiro. Nesta especialização o operário deve ser acompanhado pela especialização dos supervisores e da gerência por meio da estrutura funcional. ORGANIZAÇÃO LINHA-STAFF são o crescimento e complexidade das tarefas das empresas, a estrutura linear mostrou-se insuficiente para oferecer bons resultados e o efeito desejado. As unidades e posições de linha se livraram de uma série de atividades e tarefas para se dedicarem unicamente aos objetivos básicos da empresa, como produzir, vender etc. As demais unidades e posições da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-se assessoria (staff), cabendo à prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, exercendo indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como exemplo planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc.

Questão 2)

Pesquise sobre “A ADMINISTRAÇÃO MODERNA” e discorra sobre este assunto, abordando os 04 temas abaixo. O texto tem que ser seu, original, próprio, a partir do que assimilou com a pesquisa.

1. Mudança no papel dos chefes (Valor: 0,5)

2. Influência da Globalização (Valor: 0,5)

3. Empreendedorismo (Valor: 0,5)

4. Qualidade de Vida no trabalho (Valor: 0,5)

Lembre que nosso módulo é apenas uma das inúmeras fontes de pesquisa

existentes e não se limite a ele. Caso o utilize como fonte, faça as devidas citações e o inclua nas referências.

Busque outras fontes de pesquisa, se desejar, e se trouxer a abordagem de outros autores não citados no nosso módulo, sempre observe a Norma ABNT para citações e de referenciar os autores e suas obras, também de acordo com a Norma.

Resposta:

Na administração moderna a mudança no papel dos chefes fez com que as empresas se tornem em um lugar onde as pessoas possam se desenvolver, pois serão mais produtivas e lucrativas quando seus funcionários trabalham em equipe.

De fato hoje existe incerteza em todos os aspectos empresariais porque estamos vivendo num mundo de contínuas mudanças. As décadas que estamos vivenciando são as de maior rapidez. Viver hoje é um desafio muito maior do que viver a tempos atrás. E exige uma grande disposição para mudança e para novidade. E para que tudo isso aconteça, é necessário ser ágil. O mundo empresarial de hoje, extremamente globalizado, complexo e competitivo exige dos chefes e funcionários de uma empresa ou de uma instituição, fortes componentes de motivação.

Por isso os chefes da administração moderna têm quer ter motivação para enfrentar a concorrência, desenvolvendo programas de qualidade, produtividade e redução de custos, para fazer a necessária reengenharia dos processos, para transformar a empresa em uma organização de aprendizagem, enfim, para motivar seus funcionários, entre outros elementos importantes.

Com a Influência da Globalização as estruturas administrativas utilizadas atualmente foram desenvolvidas em condições diferentes da de hoje, antigamente a administração tinha condições estáveis sem muitas mudanças havia concorrência, mas que nem se compara a competição do mundo contemporâneo. Com o avanço da tecnologia o surgimento da internet e o avanço das comunicações o mercado tornou-se, mas dinâmico e aberto exigindo assim que as empresas cresçam junto com a tecnologia para que não reduza suas chances de concorrência. As transformações ocorridas no mundo globalizado trouxe uma consequência dura para as empresas, à dificuldade de prever o futuro. Prever o futuro é uma estratégia de ação, os administradores devem esta sempre observando para poder socorrer a empresa estas mudanças podem ocorrer constantes podem ser elas políticas, social e tecnológica devido ao mundo globalizado. O administrador que não analisa sua empresa com toda essa mudança no mundo globalizado esta colocando sua empresa em serio risco.

Por isso todo administrador deve ter o “espírito empreendedor” na determinação do planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com