TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos organizacionais

Tese: Processos organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1 – Passo 2

O objetivo da mudança organizacional é buscar resultados de melhoria nos recursos da empresa.

Estas mudanças muita das vezes causam conflitos (quebra de paradigmas) com as normas já existentes, fazendo com que os colaboradores tenham uma certa resistência à estas mudanças.

As empresas modernas devem estar sempre de portas abertas e preparadas para mudanças e inovações, investindo em seus colaboradores, com estudos, treinamentos, no ambiente físico, trazendo conforto e bem estar a todos, nos equipamentos de trabalho, trazendo resultados positivos para a mesma crescer e se destacar no mercado que hoje é muito competitivo.

Etapa 1 – Passo 3

O gestor organizacional terá que adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.

O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto as do ambiente externo para lidar com paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão somente no mercado nacional.

O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente, que poderá eventualmente sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem estar social.

Segundo Silvana Paixão a Gerência Organizacional é uma função que requer uma imensa responsabilidade, um planejamento sério e bem fundamentado, visão de futuro e muito conhecimento, enfim, é um cargo que define quais rumos a empresa irá tomar.

O Administrador/Gestor, deve ser um exímio estrategista, incentivador e moderador da motivação e participação do grupo sob seu comando ou orientação, isso referindo-se a gestão das pessoas. Deve ser um cidadão exemplar no que diz respeito a forma como se portar perante aos demais e à própria empresa que o confia um cargo de peso tão importante para o crescimento futuro.

Etapa 2 – Passo 1

Consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios também se compõe de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria contínua. A Qualidade Total é uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnica Princípios da Qualidade.

• Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;

• Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domínio da qualidade;

• Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);

• Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;

• Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;

• Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;

• O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade;

• A prevenção deve ser a tão montante quanto possível;

• Na lógica anglo-saxônica de “trial and error”, nunca permitir que um problema se repita;

Etapa 2 - Passo 2

O serviço terceirizado no HMS foi o de segurança, pois para esse serviço e necessário alto custo de investimento no material a ser utilizado, como armas e coletes aprova de bala e investimento em pessoal para função.

Economizou-se custos com horas extras, gastos com 13º salário, pagamento de férias, e direitos trabalhistas além de gastos com uniformes e materiais que seriam destinados basicamente a essa área.

Uma das principais vantagens da terceirização é que o contratante da mão-de-obra consegue focar seus esforços no core business da empresa, deixando a cargo da contratada todas as responsabilidades que envolvem a prestação de serviços, como seleção, admissão, treinamentos e acompanhamentos - ações essenciais para a contratação de profissionais capacitados e competentes. Além disso, a terceirização evita que as empresas que optam por este procedimento tenham que lidar com trâmites jurídicos e possíveis problemas trabalhistas com funcionários, pois é a prestadora de serviços que oferece suporte e que atua com responsabilidade nestas questões.

Etapa 2 – Passo 3

BENCHMARKING.

É um processo de comparação de produtos, práticas e serviços que são oferecidos, adotados ou prestados respectivamente pelos concorrentes mais fortes do ramo de determinada empresa procurando aprender técnicas novas e igualar-se a elas ou até superá-las pela ação do estudo aprofundado feito sobre as mesmas.

Para o uso do Benchmarking existe um controle constante desde o começo dos estudos que devem avaliar o ramo em que as pesquisadas atuam, suas metas, as diferenças organizacionais que elas enfrentam e os custos das suas responsabilidades visto que cada empresa tem suas peculiaridades de maneira geral. Com os dados do estudo em mãos pode-se fazer as mudanças que se achar cabíveis para que a organização se torne mais promissora.

OPEN BOOK MANAGEMENT.

É uma proposta de gestão que busca integrar pessoas e informações, surgiu inicialmente nos EUA e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com