TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artigo Redefinindo o Conceito de Estratégia - Arnold C. Hax

Por:   •  14/4/2019  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

34 - De acordo com o autor, o termo “estratégia” já foi definido como uma interpretação da declaração de missão pessoal do CEO, racionalizada pelo planejador corporativo e comprada pelo comitê executivo e de acionistas principais. Porém esta é uma visão simplista, pois cada vez mais pessoas da linha gerencial são incluídas no processo de formação da estratégia da organização, portanto o autor viu como necessário atualizar este conceito. Porém, fornecer uma definição que seja simples não é fácil, visto que há elementos que são comuns às organizações e outros que são particulares à sua natureza.

34 – O conceito de estratégia proposto pelo autor compreende todas as atividades críticas da organização e considera que a estratégia provê senso de unidade, direção e propósito, bem como facilita as mudanças necessárias induzidas pelo ambiente de uma empresa. Hax indica seis dimensões que devem ser incluídas em qualquer definição do conceito de estratégia, analisando a estratégia como:

35 – (I) coerência, unificação e modelo integrativo de decisões; (II) um meio de estabelecer o propósito de uma organização em termos de objetivos a longo prazo, programas de ação e prioridades de alocação de recursos; (III) uma definição do domínio competitivo de uma organização;

36 – (IV) resposta às oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas internas como um meio de alcançar vantagens competitivas; (V) um sistema lógico de distinção gerencial de tarefas corporativas, de negócios e níveis funcionais; e (VI) uma definição de contribuições econômicas e não-econômicas que a organização pretende fazer aos seus públicos de interesse.

37 – A partir da combinação destas seis dimensões chega-se a uma compreensão unificada e mais atual do conceito de estratégia: uma estrutura fundamental, através da qual uma organização garante sua perpetuidade, ao mesmo tempo que gerencia conscientemente sua adaptação às mudanças ambientais para adquirir vantagem competitiva.

37 – A estratégia é resultado de três diferentes processos cujo o CEO é visto como responsável: processo cognitivo, social e organizacional e político.

37 – A estratégia deve ser comunicada às audiências internas - todos da organização – e externas - que sejam relevantes para organização. Tais audiências da estratégia corporativa, de acordo com Wrapp, podem ser divididas em quatro categorias: (I) Estratégia corporativa para o relatório anual – mais formal, voltada a acionistas e com visão favorável à companhia; (II) Estratégia corporativa para o corpo executivo – mais compreensiva e detalhada que o relatório anual; (III) Estratégia corporativa para a alta administração – abordagem minuciosa dos principais problemas enfrentados pela companhia e as medidas necessárias para manter a competitividade; (IV) Estratégia corporativa privada do CEO – sempre há alguma estratégia privada que o CEO ainda não deseja compartilhar.

37 – Wrapp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com