TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Gestão Empresarial e Empreendedorismo

Por:   •  21/5/2020  •  Resenha  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSAL

SINDICATO: Associação. Reúne pessoas de um mesmo segmento econômicas ou trabalhistas mantidas por contribuições.  Centrais Sindicais: CUT e Força Sindical.

MINISTÉRIO DA FAZENDA: Administração da república federativa do Brasil, formulação e execução.  

RECEITA FEDERAL: Administração dos tributos federais.

PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seguro Social.

INSS: Órgão da previdência, tempo mínimo de contribuição 35 homens e 30 mulheres.

ADUANA/ALFÂNDEGA: Entrada e saída de mercadoria do exterior.

PIB: Produto interno Bruto (região).

EMPREENDEDORISMO

Processo de criação de algo novo ou diferente, que agrega valor, que exige dedicação e esforço, e que incorre em riscos financeiros, psicológicos e sociais, cujo retorno, na maioria das vezes é a satisfação econômica e pessoal. Inovação, risco, criatividade e riqueza. Também gera emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento do país. Estimula a competição saudável gerando produtos e serviços de melhor qualidade.

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

- Criação e crescimento de negócios, dentro de uma empresa. Os empreendedores são movidos por conhecimento e motivação, tendo liberdade para execução.

PROCESSO CAUSAL

- Inicia com um resultado almejado e se concentra nos meios para gerar esse resultado.

PROCESSO DE EFETUAÇÃO

- Iniciou com o que se tem e seleciona entre os possíveis resultados.

AÇÃO EMPREENDEDORA

- Geração da ideia, criação de valor pelo desenvolvimento de um produto ou serviço -> Pela criação de uma empresa -> Pela captura de um valor com a comercialização da inovação e pelo compartilhamento do valor capturado com fornecedores/atores.

- Estágios: Motivação e conhecimentos.

- Estágio da atenção e da Evolução.

- Pensamento estrutural: O pensamento estrutural está relacionado ao fato do empreendedor realizar saltos mentais criativos que partem do conhecimento prévio do indivíduo e possibilitam identificar as semelhanças superficiais e estruturais entre a fonte e o destino.

BRICOLAGEM

É o processo utilizado pelos empreendedores que se viram ao aplicar combinações de recursos disponíveis a novos produtos e oportunidades.

BENEFÍCIOS 

- Geração de empregos

- Aumento do crescimento econômico

- Estímulo a competição saudável, gerando produtos e serviços de maior qualidade.

- Estímulo ao desenvolvimento de novos mercados.

- Estímulo á pesquisas e desenvolvimento de máquinas

- Possibilidade de grande retorno financeiro, caso o empreendedor esteja preparado e consciente de suas limitações e potencial. Resi

PLANO DE NEGÓCIOS 

  1. Resumo de uma página
  2. Uma descrição detalhada da invenção
  3. Projeções de crescimento do mercado
  4. Demonstrativo de resultados de 1 ano
  5. Plano de produção e fabricação final
  6. E apêndice com um levantamento de alguns amigos que tenha o produto.

PRINCIPAIS VARIÁVEIS: Recursos financeiros, Equipe administrativa, Fornecedores e Missão da empresa.

BRAINSTORMING : Método de grupo para obter novas idéias e soluções.

BRAINWRITING: É uma modalidade de brainstorming escrito, que se difere do modelo clássico por conceder aos participantes mais tempo para pensar do que nas reuniões de brainstorming. Podemos dizer que é a geração de idéias silenciosas.

RECURSOS: Insumos para o processo de produção, que inclui maquinaria, recursos financeiros e empregados.

PATENTES: Proteção a quem as detêm contra o uso, a produção ou a venda de ideia semelhante por terceiros.

FONTES DE IDEIAS MAIS PRODUTIVAS: Consumidores, produtos e serviços existentes, canais de produção e governo federal e pesquisa e desenvolvimento.

PLANO DE NEGÓCIOS: É o documento mais importante para o empreendedor no estágio inicial de um negócio e o ajuda a prospectar investidores e a ter a perspectiva do que precisa ser realizado. São descritos todos os elementos externos e internos relevantes para o inicio de um novo empreendimento.

PROPRIEDADE INTELECTUAL: Quaisquer patentes, marcas registradas, direitos autorais ou segredos comerciais que o empreendedor detém.

NOVA ENTRADA: Oferecer um novo produto a um mercado estabelecido ou novo, oferecer um produto estabelecido a um mercado novo ou criar uma nova organização. 

TENDÊNCIAS ATUAIS: Tendência verde, tendência de energia limpa, tendência de orientação orgânica, tendência econômica, tendência social, tendência de saúde e tendência Web.

DEFINIR UM PLANO FINANCEIRO: Fornece um panorama da quantidade de recursos financeiros que estão entrando na empresa, o momento que entram, para onde está indo, quanto está disponível a posição financeira projetada pela empresa.

PLANO DE REORGANIZAÇÃO: Extensão, substituição e acordo de composição.

PESQUISA DE MARKETING PARA NOVO EMPREENDIMENTO:

  1. Definir o propósito ou os objetivos: Faz uma lista das informações necessárias para prepara o plano de marketing.
  2. Coletar informações de fonte primárias: As entrevistas ou os levantamentos são os métodos mais comuns utilizados para a coleta de informações de mercado.
  3. Coletar dados de fontes secundaria: São um meio de obter informações para a seção de analise do setor do plano de negócio. Existem varias outras fontes de pesquisa para tratar dos objetivos específicos do projeto.
  4. Analisar e interpretar os resultados: Os resultados devem ser avaliados e interpretados em respostas aos objetivos da pesquisa especificados no passo do processo

MIX DO MARKETING: Produto, preço, canais de distribuição e promoção.

FRANQUIA PARA EMPREENDEDOR: Franquia comprovada versus franquia não comprovada; Estabilidade financeira da franquia; Mercado potencial para a nova franquia; Potencial de lucro de uma nova franquia.

VANTAGENS: Produto ou serviço com mercado estabelecido e imagem favorável; Fórmula ou design patenteado; Nomes ou marcas registradas; Sistema de administração financeira para controle de receitas; Assessoria administrativa de especialistas no ramo; Economia de escala em propaganda e compras; Serviços oferecidos pela sede e Conceito empresarial comprovado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com