TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia: conceitos e seus impactos na sociedade, nos indivíduos e nas empresas.

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

Tecnologia: conceitos e seus impactos na sociedade, nos indivíduos e nas empresas.

 A tecnologia é um fruto da ciência e da engenharia que compõe instrumentos, métodos e técnicas com o objetivo de solucionar problemas.

 A palavra tecnologia vem do grego e significa: ofício, arte e técnica, acompanhada do sufixo "logia", que significa estudo.  As primeiras tecnologias descobertas foram à invenção da roda, da escrita, do fogo, entre outras.

 Com a chegada do século XX, tomaram destaque às inovadoras e novas tecnologias, que são a tecnologia da informação, a internet, computadores, nanotecnologia, entre outras descobertas. Com todas essas inovações e avanços da tecnologia, o impacto que isso causa na população em geral é com certeza muito grande, pois a tecnologia é fundamental nos dias de hoje, tanto dentro das empresas, das residências, ou como meio de comunicação entre as pessoas.

A tecnologia na sociedade e nos indivíduos

 A tecnologia se tornou fundamental na vida e no cotidiano das pessoas. Com a tecnologia, tudo se torna mais rápido e muito mais prático, principalmente se tratando dos meios de comunicação que contribuem para que isso aconteça como os celulares, computadores, email e a internet, facilitando o contato entre as pessoas.

 Com todos esses meios, a comunicação se torna mais rápida e praticamente imediata, o que facilita e ajuda muito quando precisamos entrar em contato com alguém que não está próximo, ou quando precisamos tratar sobre algum assunto com urgência.

 Com a internet se torna muito mais prático fazer qualquer tipo de pesquisa ou buscar alguma informação, o que facilita a vida das pessoas em geral e principalmente dos estudantes. Com a chegada das redes sociais, também se tornou muito mais fácil conhecer pessoas e manter contato com virtualmente.  

 Porém, com todas essas vantagens, a tecnologia também possui seu lado negativo. Em alguns casos, pode causar vícios, por ficarem horas navegando em sites e acessando as redes sociais, a pessoa pode perder a noção do tempo e sendo assim, isso pode causar dependência, prejudicando o relacionamento com as pessoas e a até a comunicação no dia-a-dia, aonde a pessoa viciada acaba se isolando de outras pessoas por ficar muito tempo utilizando a internet, sites e redes sociais em geral. Sem contar que a exposição da imagem na internet pode ser perigosa, o que acaba de certa forma interferindo na privacidade das pessoas.

  Os pais devem ficar atentos, principalmente ao expor a imagem dos filhos na internet. A pedofilia é um dos crimes que mais cresceram nos últimos tempos, e geralmente o primeiro contato é através da exposição da imagem pela internet. Também existem sites impróprios para os menores, e sem falar da chance da criança ou até mesmo de outras pessoas, serem vítimas de bullying, racismo, e outras formas de ataque e preconceito.  

 Tecnologia nas empresas

  Percebemos que a tecnologia já é essencial não só na vida das pessoas, mas também nas empresas, pois a cada dia que passa as empresas precisam se atualizar para poder acompanhar todos os avanços causados pela tecnologia.

 A maioria das empresas possui seu departamento de TI (Tecnologia da Informação), que se tornou de extrema importância, aonde não é somente um setor de suporte, mas se tornou responsável pelo banco de dados, fornecimento e atualização das informações, que é alimentado pelo sistema da empresa, tendo como objetivo atender e suprir as necessidades dos clientes.    É de suma importância um profissional capacitado nesse departamento, pois a falha de informações do sistema pode acarretar em transtornos e prejuízos para a empresa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com