TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonceito de comportamento organizacional sob o ponto de vista de dois autores Stephen P. Robbins e Eduardo Soto

Por:   •  25/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Inicialmente apresentaremos conceito de comportamento organizacional sob o ponto de vista de dois autores Stephen P. Robbins e Eduardo Soto que após comparação chegamos à conclusão que o comportamento das pessoas dentro de uma organização é muito importante e cada colaborador deverão ser estudados separadamente ou em grupo para que se descubram quais são suas habilidades.

FALTANDO COMPLEMENTAR........................................

CAPÍTULO 1 – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Antes de se aprofundar no assunto vamos conhecer o que é comportamento organizacional no conceito de dois autores diferentes. Vejamos abaixo a concepção de cada e a comparação de sistema aberto e fechado:

Comportamento Organizacional por Stephen P. Robbins: é um campo de estudo dos indivíduos, grupos e estrutura de uma organização. Para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente, aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento. Preocupa-se em estudar o que as pessoas fazem nas organizações e como o comportamento afeta o desempenho das empresas, principalmente no comportamento quanto suas funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administrativo. Stephen acredita que é necessário ter motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitude e percepção, processos de mudanças, conflito, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Comportamento Organizacional por Eduardo Soto: refere-se a atos e atitudes das pessoas na organização. Usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento. Como as pessoas são diferentes uma das outras é necessário observar o Comportamento Organizacional em uma perspectiva de contingência, utilizando variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito. É necessário enfrentar os desafios da competitividade e as ocorrências de mudanças no comportamento.

Comparando os dois autores concluímos que o comportamento das pessoas dentro de uma organização é muito importante, cada colaborador deve ser estudado separadamente e também em grupo, para que se descubram quais são suas habilidades, descobrindo assim em qual área ele será mais feliz e conseqüentemente mais comprometido e produtivo dentro da organização.

O Sistema Fechado seria um sistema que não interage com o meio ambiente, não recebe recursos externos e também nada produzem que seja enviado para fora, temos como exemplo o relógio, a matemática (1+1 = 2 será sempre 1+1=2), etc.

O Sistema Aberto já seria o contrário do fechado, ele interage com o meio ambiente por intermédio de entradas e saídas. Todas as organizações tem intercâmbio externo, portanto são sistema aberto. Tem capacidade de adaptação, ajustando-se ao meio ambiente para sobreviver, interagindo com o meio ambiente restaura assim sua própria. Podemos citar como exemplo: o nível dos indivíduos, o nível dos grupos, a sociedade e outros.

Comportamento Organizacional é o estudo sobre a dinâmica das organizações e dos comportamentos de como as pessoas e grupos se comportam no interior delas, é uma área da administração que avalia o comportamento dos grupos de pessoas ou pessoas individualmente e de seus impactos no ambiente das empresas ou organizações.

Dentro desta área de Comportamento Organizacional temos várias características. Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas que de maneira continua e organizada agem para atingir um objetivo comum.

O conceito de Comportamento Organizacional consiste em estudar o comportamento das pessoas focando as atitudes e ações dos indivíduos e grupos nas organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, rotatividade além de promover a cidadania organizacional a fim de reter talentos e promover o engajamento das pessoas.

Dentro do Comportamento Organizacional temos as variáveis: Estrutura, clima, cultura, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais. Também oportunidades e desafios que explicamos abaixo:

- Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando os processos contínuos dentro da organização;

- Administrar as diferenças da força de trabalho fazendo a integração das pessoas entre sexo, raças, etnias e outros;

- Ser ágil em relação à globalização aprendendo a trabalhar com pessoas de diferentes culturas, compreendendo e nos adaptando as mesmas;

- Estimular e inovar. As organizações precisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com