TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da ferramenta de gerenciamento Balanced Scorecard-BSC e Six Sigma

Relatório de pesquisa: A importância da ferramenta de gerenciamento Balanced Scorecard-BSC e Six Sigma. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Veremos aqui a importância da ferramenta de gestão o Balanced Scorecad- BSC e os Seis Sigma, pois eles são essencial dentro de uma empresa para se destacar no mercado, as que não usam essas ferramentas pode não ter uma agilidade eficaz, cada vez mais a falta dessas ferramentas não aplicável, chega a falência, fechando as portas, e deixando muita gente sem emprego, por não saber planejar e organizar de forma adequada. O BSC é visto como uma importante ferramenta organizacional que pode ser utilizada para gerenciar importantes processos como estabelecimento de metas individuais e de equipe, remuneração, alocação de recursos, planejamento e orçamento, feedback e aprendizado estratégico entre outros e os Seis Sigma define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional, de melhoria de processo de qualidade.

DESENVOLVIMENTO

Os estudos sobre o “Balanced Scorecard” iniciou-se na década de 1990, foram desenvolvidos pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.

O BSC é uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias, ele é visto como uma importante ferramenta organizacional que pode ser utilizada para gerenciar importantes processos como estabelecimento de metas individuais e de equipe, remuneração, alocação de recursos, planejamento e orçamento, feedback e aprendizado estratégico entre outros.

O BSC é a obtenção dos resultados decorrentes das reações de causa e efeito: uma ação ou um conjunto delas que tem como resultado transformações em seres, objetos ou situações posteriores ele inova com a junção de medidores de desempenho futuro, focados estrategicamente nas perspectiva.

 Financeira: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

 Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

 Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

 Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

Um caso de sucesso: Editora Abril

O Balanced Scorecard foi criado para solucionar o problema de comunicação do planejamento empresa como um todo, visando utilizar uma visão holística da administração em beneficio do seu planejamento estratégico. É o planejamento em ação. Foi escolhido pela Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gerenciamento mais importantes dos últimos 75 anos, revela-se como uma ferramenta capaz de atender às novas exigências de gerenciamento dentro dos cenários econômicos em constantes mutações, como um instrumento de maior importância à construção de uma estrutura de indicadores estratégicos que possua abrangência e coerência compatível com a nova era do conhecimento. O BSC, de acordo com Campos (2001), não traz qualquer conceito novo, mas repensa temas antigos, chamando a atenção para pontos que estavam esquecidos ou mal compreendidos, mostrando a vinculação entre pontos vitais que não estavam claramente articulados. Ele mostra, assim, como esses conhecimentos estabelecidos podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas e, consequentemente, aumenta a compreensão do tema “vinculação entre estratégia e operação”. Espera-se que o BSC venha a fazer parte das ferramentas utilizadas pelos administradores para gerirem de maneira eficiente e eficaz as empresas e construírem organizações de grande sucesso. Assim, as indicações deste texto deverão ser entendidas como passo para uma jornada plena de aprimoramento da arte de administrar.

O Seis Sigma surgiu em 1987 com a empresa Motorola. O objetivo era tornar a empresa mais competitiva para enfrentar o mercado internacional

O Seis Sigma representa uma iniciativa que visa a melhorar os processos e produtos existentes ou, ainda, criar novos processos e produtos robustos buscando a satisfação de clientes e acionistas. Essa metodologia, para ter sucesso, requer uma mudança cultural na organização.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com