TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PLANO DE MARKETING – EMPRESA CACAU SABOR

Por:   •  4/10/2015  •  Artigo  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

Cláudia Gozetto

Geise Fernanda Bertoni Parede

Letícia Alves de Souza

Lincon Cesar Parede

Paulo Murilo de Sousa Pereira

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

PLANO DE MARKETING – EMPRESA CACAU SABOR

Piracicaba/SP

31 de Março de 2015

Cláudia Gozetto 5825169884

Geise Fernanda Bertoni Parede 1299200465

Lincon Cesar Parede 1299202813

Letícia Alves de Souza 1299200476

Paulo Murilo de Sousa Pereira 1299200481

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

PLANO DE MARKETING – EMPRESA CACAU SABOR

Trabalho de Pesquisa do 6º semestre do Curso Superior de Administração, apresentado à disciplina de Administração Mercadológica, como requisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina, sob a orientação da Profª. Carolina Abdalla

Piracicaba/SP

31 de Março de 2015


RESUMO

O presente estudo tem como objetivo criar um departamento de Marketing na Empresa Cacau Sabor, com intuito de melhorar e otimizar as vendas da empresa. Através de pesquisas, percebeu-se a necessidade de criar um novo produto para tornar a empresa mais competitiva no mercado além de garantir que o potencial de vendas seja estável durante todo o ano. A criação do produto inovador é elaborada a partir de teorias estudadas como Mix de Marketing e Análise de Mercado onde são abordados quatro fatores importantes: econômico, sociocultural, concorrência e análise de SWOT que são as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Portanto para finalizar a atividade prática supervisionada, o grupo reconhece que todas as teorias citadas acima são responsáveis pela formação da Estratégia de Marketing que atualmente deve estar presente em toda Empresa que tem como missão conquistar e fidelizar o consumidor.


SUMÁRIO

RESUMO        II

INTRODUÇÃO        04

  1.   MIX DE MARKETING        05
  2.   ESTRATÉGIA DE MARKETING        07

2.1- Sugestão de Estratégia de Marketing        07

2.2- Sugestão de Estratégia de Marketing        07

2.2.1- Produtos e Promoções        07

2.2.2- Logomarca         10

  1.   CONSIDERAÇÕES FINAIS        11
  2.   REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        12


INTRODUÇÃO

A pesquisa realizada tem como proposta analisar a implantação de estratégias de Marketing para a empresa Cacau Sabor, que passa por algumas dificuldades no faturamento anual, pois atualmente o seu maior faturamento ocorre somente no período da páscoa, tornando ocioso o caixa da empresa nos demais meses.

A empresa também passou por uma situação crítica, tentando fixar várias logomarcas sem sucesso, o que dificultou os consumidores e clientes a gravar a marca da empresa e deixarem de conhecerem e cobiçarem melhor os seus produtos.

Abordou-se também uma análise em desenvolver outros produtos atrativos para que se obtenha um bom faturamento durante todos os meses do ano, sendo assim, analisou-se o mercado dos consumidores, as necessidades e também as deficiências de seus concorrentes, verificando e tendo como objetivo investir em produtos de brindes para o público empresarial e presentes em gerais.

 

  1. MIX DE MARKETING

A palavra Marketing é definida pelo autor Las Casas (2001, pg.26), como a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relações de troca, orientadas para satisfação de desejos e necessidades dos consumidores, visando sempre alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduo.

A primeira teoria utilizada pelos consultores para definir a estratégia foi o Mix de Marketing popularmente conhecido 4P’s: Produto, Preço, Promoção e Praça.

  • Produto: Pode ser definido como qualquer coisa que possa ser ofertada para satisfazer os desejos e necessidades de um mercado.  Nem sempre um produto pode ser classificado como um bem físico ou material, pois o mesmo pode existir através de serviços, marcas, pessoas, locais, organizações, idéias entre outros.
  • Preço: Segundo Kotler (1998) preço é o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço, o próprio autor ainda afirma que o preço é um dos elementos mais flexíveis do composto de Marketing. O preço é composto por alguns elementos obrigatório para que se possam alcançar os objetivos propostos, são eles: posicionamento, objetivos financeiros, ajustar à oferta a demanda, influências, custos, aspectos organizacionais, clientes, competidores e ambientes.
  • Praça: Para Churchill e Peter (2003), a praça inclui as decisões de tomar os produtos da empresa disponíveis para os consumidores, englobando o processo de armazenagem, transporte e centros de distribuições. Essa estratégia é fundamental para tornar o produto disponível ao cliente, o que influência diretamente em qual localização os consumidores encontrarão os produtos.
  • Promoção: Kotler (1998) afirma que promoção é a comunicação das informações entre quem compra e quem vende. O autor também afirma que o Marketing de promoção é formado por quatro elementos: propaganda, promoção de vendas, publicidade e relações públicas.

FIGURA 1 – 4P’S

[pic 2]

Fonte: Autor Próprio

FIGURA 2 - MIX DE MARKETING

[pic 3]

Fonte: Autor Próprio

  1. ESTRATÉGIA DE MARKETING – 2 Ps

2.1 – Mantendo clientes no século XXI

Segundo Porter (1989), as empresas como um todo destacam suas vantagens de competitividade por meio da cadeia de valores, um estratégia com custo baixo, segura, que faz toda diferença quando comparada com a concorrência.

Valter (2009), afirma que os consumidores do século XXI avaliam primeiramente a qualidade, preço e custo benefício, por isso é importante avaliar a maneira como é introduzido o produto no mercado. Vence aquele que melhor souber atender os desejos e necessidades do cliente de maneira criativa e personalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (558.9 Kb)   docx (419 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com