TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE CAFETERIA COM MIX DE PRODUTOS RELACIONADOS AO CAFÉ DE QUALIDADE SUPERIOR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Jaqueline Kaercher

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE CAFETERIA COM MIX DE PRODUTOS RELACIONADOS AO CAFÉ DE QUALIDADE SUPERIOR NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Santa Cruz do Sul, Abril de 2018.

SUMÁRIO EXECUTIVO[pic 3]

1 OBJETIVO GERAL        02

2 PROBLEMA DE PESQUISA        03

3 OBJETO DE PESQUISA        04

4 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        05

5 METOLOGIA        06

5.1TIPO DE PESQUISA        06

5.2 JUSTIFICATIVA        06

5.3 UNIVERSO        06

5.4 ANALISE PARA MERCADO        06

5.5 ANEXO        08

1 OBJETIVO GERAL

As cafeterias pareciam estabelecer em razão de um modismo, entretanto, no aspecto brasileiro, firmou-se em face ao mercado tornando-se uma relevante opção de negócio. Tendo em vista que o café é consumido diariamente, pela maioria dos brasileiros, cada vez mais, em razão da correria cotidiana, ou até mesmo por causa da comodidade oferecida, estes consumidores sentem-se atraídos pelos ambientes das cafeterias, passando a criar novos hábitos.

De acordo com o desenvolvimento dos produtos cuja origem vem do café, observa-se o crescente interesse de consumo, pelos cafés finos, ou seja, os cafés de qualidade superior. E neste cerne, o presente estudo tem como objetivo apresentar a análise de viabilidade da implantação de uma cafeteria com mix de produtos ligados ao café de qualidade superior no interior do Estado do Rio Grande do Sul, particularmente no município de Santa Cruz do Sul.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Qual a viabilidade da implantação de uma cafeteria com mix de produtos ligados ao café de qualidade superior no interior do Estado do Rio Grande do Sul, particularmente no município de Santa Cruz do Sul?

3 OBJETO DE PESQUISA

Cafeteria com cardápio fomentado por um mix de produtos:

- Cafés especiais com blends diferenciados e qualidade superior;

- Lanches e refeições leves, com receitas preparadas à base de café (bolos, doces, licores, sorvetes entre outros);

- Venda de itens para o consumo do café;

- Artigos de presentes relacionados ao tema “café”;

- Ambiente com características europeias. 

4 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Cafeteria em estudo será aqui denominada como “CAFÉX” contará com cardápio de produtos variados relacionados aos cafés especiais e de qualidade superior, com blends diferenciados, além de compor o cardápio os lanches e as refeições leves, com receitas preparadas à base de café. Além disto, disponibilizará aos clientes a possibilidade de compra de itens referente ao consumo da bebida e também artigos de presentes referenciais ao tema “café”, tudo isto em local central do município, e em um ambiente cujas características remetem às cafeterias europeias.

Não obstante, o “CAFÉX” empreenderá suas atividades através de eventos, cursos e palestras que visarão difundir os produtos, ainda, o empreendimento contará com a presença de baristas - profissionais com conhecimento acerca do processo de extração de café. E o maquinário utilizado nas produções da “CAFÉX”  serão de ultima geração tendo em vista garantir a qualidade destes produtos ofertado.

5 METOLOGIA

5.1TIPO DE PESQUISA

Pesquisa de Campo, de abordagem quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório.

5.2 JUSTIFICATIVA

A metodologia de pesquisa se deu em razão da estrutura proposta pelo estudo em questão, de forma que sendo uma pesquisa de campo por se realizar à coleta de dados junto a pessoas, tendo abordagem quantitativa, pois diferente das pesquisas qualitativas, os resultados desta pesquisa podem ser quantificados e a amostra é considerada representativa da população alvo da pesquisa, recorrendo à linguagem matemática para descrever as causas do fenômeno e suas relações entre as variáveis. Sua natureza aplicada advém do objetivo em gerar conhecimentos à aplicação prática, relacionando um cerne específico e que envolve verdades e interesses locais. Por fim seu objetivo exploratório decorre do intento de proporcionar maior familiaridade ao cenário de pesquisa, com vistas a torná-lo mais explícito e empregável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com