TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio do terceiro período ADM unopar

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LARISSA MENDES MONTEIRO DA SILVA

 Análise Das Características Do Fordismo Fora Da Indústria

[pic 3]

Palmares

2015

Larissa Mendes Monteiro da Silva

   

Análise Das Características Do Fordismo Fora Da Indústria

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, e Comportamento Organizacional.

Palmares

2015

                                                                                                 

                                                                Sumário

1.  Introdução

1.1.  Aplicabilidade dos conceitos de Ford na atualidade

1.2.  Os três princípios de Ford nas organizações modernas

1.3.  Exemplo de aplicabilidade do "Fordismo Informal"

2.  Análise da relação do homem com o trabalho nos tempos atuais

2.1.  Cultura organizacional presente no McDonald's

3.  Conceito de ideologia em Marx, relação entre trabalho, cultura e ideologia

4.  Processos comunicacionais desenvolvidos nas empresas

5.  Conclusão

6.  Referências

        1. Introdução

     O relatório apresentado a seguir busca analisar a aplicabilidade dos conceitos de Ford na atualidade, explicar os três princípios utilizados por ele e exemplificar como eles podem ser observados nas organizações modernas, buscando ampliar a visibilidade e compreensão dos mesmos, será utilizado como exemplo do chamado "Fordismo Informal" a pirataria, que apesar de ser um crime, apresenta características muito fortes desses princípios, valendo-se de priorizar o tempo de produção, até a rápida colocação do produto no "mercado", também será feita uma análise da relação do homem com o trabalho nos tempos atuais, levando em consideração os fatores humanos que interferem nesse processo, citando a cultura organizacional de umas das maiores redes de fast-food do mundo que é o McDonald's, onde prevalece uma cultura bastante forte e padronizada. Será abordado o conceito de ideologia em Marx e a vinculação entre cultura e ideologia para esse autor, além de uma relação desses dois itens acima citados com o trabalho, tratando-se do informacionalismo representado pelas tecnologias de informação e comunicação, sabe-se que no decorrer da história foram totalmente alterados os processos comunicacionais desenvolvidos pelas empresas. O objetivo final desse relatório é destacar a importância da compreensão dos temas abordados de forma simples e objetiva para o sucesso nas organizações modernas.

   

         

   

     1.1. Aplicabilidade dos conceitos de Ford na atualidade

     A aplicabilidade dos conceitos de Ford na atualidade encontra-se também no setor de serviços, como, por exemplo, comércio, informática, telecomunicações, educação, saúde, turismo, etc. E também setor informal.

   Henry Ford foi um seguidor e entusiasta dos princípio da administração científica, "a grande aceitação desses princípios, associados a linha de montagem estabelecida por ele foi uma das principais responsáveis pela notável expansão da atividade industrial em todo o mundo. Qualquer fábrica de grande porte, em qualquer continente, utiliza esses mesmos princípios, os quais são passíveis de serem aplicados e adaptados às diversas circunstâncias propostas" ( Maximiano, 2007).

   Ford utilizou uma padronização de serviços a serem realizados pelos funcionários de forma tão eficaz, que é considerado o precursor da produção em massa, esses conceitos atuam de forma bastante satisfatória em todos os serviços ou setores que exigem o enfoque da administração científica.

      1.2.  Os três princípios de Ford nas organizações modernas

     O primeiro princípio de Ford é o da intensificação, que prioriza a diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a rápida colocação do produto no mercado, as organizações modernas o utilizam, mas não da mesma forma, pois produzir de forma tão acelerada sem analisar a demanda pelos produtos ou serviços, causaria um enorme transtorno para qualquer setor organizacional, sem contar que, como uma indústria deveria produzir apenas um tipo de produto, teria que dominar todas as fontes, inclusive o transporte, isso se tornaria pouco viável nas organizações atuais, ainda que a meta seja atingir o maior número de público no menor tempo possível, utilizar a produção em massa não é mais uma opção nos dias de hoje, pois a mesma já foi substituída pela produção flexível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com