TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  1.903 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        

3        PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL        

4        DIREITO EMPRESARIAL        6

5        ESTATÍSTICA        7

6        CONTABILIDADE DE CUSTOS        8

7        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….10



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda as matérias estudadas no 3° semestre, com o intuito de aumentarmos os conhecimentos das praticas do processo administrativo no mercado de trabalho. Dentro de um contexto atual os empresários estão mais preocupados com a forma da concorrência no mercado, buscando informações sobre as concepções administrativas, para utilizar estratégicas mais criativas e atingir níveis maiores de produtividade.

Para atingir seus objetos observa-se também uma preocupação com a gestão do pessoal, as satisfações das necessidades naturais dos seus empregados são tão importantes para a qualidade total de seus serviços.

Na entrevista com o proprietário Sr. Elias da empresa Elias Automóvel relacionamos o seu processo de gestão com as teorias da psicologia organizacional, o processo de administração dos custos e das atitudes tomadas em cima das pesquisas com o conhecimento da estatística.


  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A entrevista foi realizada com o Sr. Elias Pereira da Silva, um empreendedor de talento e bem sucedido da cidade de Vitoria da Conquista. A motivação para criação da empresa surgiu logo após a saída do proprietário, da gerência de uma concessionária Peugeot, que coincidiu com a oportunidade de locação do imóvel onde funciona desde a fundação. Com a experiência que obteve no ramos de financiamento de automóvel no banco Bradesco durante 04 anos e na Peugeot com vendas de veículos, fundou a empresa em maio de 2009 no segmento de comercio varejista de veículos novos e seminovos e financiamentos.

O Sr. Elias possui nível superior incompleto, onde pretende esta retornando a faculdade de ciências contábeis, para melhor gerir seus negócios. Atualmente participa de eventos como palestra de gestão empresarial.

Elias Automóvel é uma micro empresa com fins lucrativos e dispõe de serviços, como vendas e troca de veículos, financiamentos e autofinanciamento para pessoa física e jurídica junto a parceria que tem com alguns parceiros bancários conhecido mundialmente, exemplos Banco Itaú, Bradesco, BV Financeira administrada pelo Banco do Brasil. Tem um diferencial nesta segmentação, onde o carro já sai assegurado caso o cliente aceite as condições oferecidas por uma seguradora parceira da loja e atende o cliente no próprio estabelecimento oferecendo segurança e conforto.


  1. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

O Sr. Elias conta que já tinha um sonho de abrir seu próprio negocio neste ramo automobilístico, ele apresenta alto nível de satisfação e se identifica psicologicamente com o seu trabalho, considerando seu desempenho uma valorização pessoal. Seus funcionários têm um bom comprometimento com a empresa tendo uma relação positiva com os objetivos e os resultados alcançados.

A motivação não é uma coisa diretamente observável, ela impulsiona a pessoa a certos comportamentos. O Sr. Elias acredita que pessoas têm necessidades fisiológicas, de seguranças, sociais, de estima e de autorrealização. Elas buscam o crescimento pessoal e seu autodesenvolvimento. Através desta teoria das necessidades de Maslow, que ele aplica na empresa estimulando seus funcionários.

Elias automóvel atualmente possui 03 funcionários, que estão distribuídos na área comercial com dois vendedores e um no setor da limpeza. Ele cuida de toda parte administrativa e finaliza os negócios gerados pelos vendedores.

O funcionário da limpeza tem seu dever do seu primeiro horário deixar todo o estoque de veículos bem apresentável, limpar o pátio e o setor administrativo. Vendedores têm que ter uma boa aparência e esta sempre prospectando clientes. O Sr. Elias participa do processo da venda, como exemplo a forma de pagamento, cliente pretende financiar uma parte do veículo, ele faz a entrevista com o cliente reconhecendo o perfil do mesmo e lança o cadastro no banco que se adéqua as características do comprador, também avalia um carro numa possibilidade de troca.


  1. DIREITO EMPRESARIAL

A empresa começou suas atividades com apenas um funcionário da limpeza, os demais serviços eram feitos pelo próprio proprietário. No inicio o funcionário não era registrados, depois que o proprietário ficou sabendo dos malefícios que lhe atribuía. Hoje todos os funcionários possuem carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço, exames médicos de admissão e demissão, repouso semanal remunerado, salário pago até o 5° dia útil do mês, primeira parcela do 13º salário paga até 30 de novembro. Segunda parcela até 20 de dezembro; férias de 30 dias com acréscimos de 1/3 do salário; vale-transporte com desconto máximo de 6% do salário; licença Maternidade de 120 dias, com garantia de emprego até 5 meses depois do parto; licença Paternidade de 5 dias corridos; FGTS: depósito de 8% do salário em conta bancária a favor do empregado; horas-Extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal; garantia de 12 meses em casos de acidente; faltas ao trabalho nos casos de casamento (3 dias), doação de sangue (1 dia/ano), alistamento eleitoral (2 dias), morte de parente próximo (2 dias), testemunho na Justiça do Trabalho (no dia), doença comprovada por atestado médico;aviso prévio de 30 dias, em caso de demissão; seguro-desemprego tudo dentro das normas da CLT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com