TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2 OPERAÇÃO LOGISTICA

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Uma empresa deve estar alicerçada em estratégia e plano de ação empreendedor que a promova, fazendo-a alcançar seus objetivos sem prejudicar sua receita. A drogaria Galanti está no mercado a mais de 20 anos executando esta proposta e por isso está crescendo diariamente no setor.

Com vinte e oito filias distribuídas no estado do Rio de Janeiro e sua matriz está situada na cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, seu destaque se dá pela preocupação sobre o seu publico e seus profissionais.

Ao final deste trabalho relataremos os pontos solicitados baseados nas disciplinas do semestre.

2 OPERAÇÃO LOGISTICA

Por ter uma grande demanda necessita de um bom planejamento que visa todos os âmbitos da empresa, isto é desde a compra da produto até exposição do mesmo na loja. Deste modo pode-se perceber que a gestão logística deve ser integrada para atingir de forma estratégica reposição do estoque, uma vez que as lojas possuem estoque de segurança e devem atender a cada uma de forma igualitária.

Hoje a Galanti com lojas próprias utiliza de meios próprios para atender as demandas. Com um sistema de controle de estoque virtual por codificação, que permite uma agilidade na localização das produtos e nas reposições. O CD está integrado ao setor de transporte próprio da empresa e consegue ter proativiade em suas reposições.

Estes processos são interligados com setores dentro da empresa. Abaixo segue o fluxograma:

Ressalta-se também que através de um sistema integrado, a Galante sinaliza aos seus maiores fornecedores que o estoque mínimo foi atingido e é necessária a reposição, sendo enviado para seu centro de distribuição e do CD para suas lojas gerando uma reposição continua dos estoques das drogarias.

2.1 VERTICALIZAÇÃO X TERCEIRIZAÇÃO

A verticalização visa a independência tecnológica e a introdução das atividades internamente nas empresas a fim de promovendo uma maior produtividade, qualidade, lucro, fornecimento próprio de matéria-prima, maior eficiência na distribuição ou contato mais direto com o consumidor. Geralmente é escolhida por questão de segurança e em busca da eficiência.

A Galanti verticaliza a distribuição e reposição dos produtos para as lojas e com isso consegue eliminar custos de transações, impostos, deslocamento e coordenação dos processos. Além disso, existem vantagens em longo prazo, pois a empresa seus investimentos no local e no equipamento de manuseio de materiais com estratégias de Intensa utilização das instalações e quando o produto requer pessoal e equipamentos especializado.

A utilização de terceirização acontece quando há necessidade de reposição do estoque do CD, então a Galanti, através do sistema integrado, informa a baixa dos produtos aos distribuidores e laboratórios, com o fechamento do pedido a mercadoria é entregue por transporte terceirizado. As vantagens dessa manobra são a redução de investimentos em ativos e poder manter o foco na atividade central do negócio.

3 INDICADORES E CUSTOS DE OPERAÇÃO

Os indicadores de desempenho são únicos para cada empresa, pois devem refletir a estratégia da mesma. Assim, na área de logística, para algumas empresas um indicador importante será relacionado ao tempo, enquanto para outras será o custo ou a qualidade. São muito utilizados pela alta gerência para direcionar os esforços dos colaboradores, pois facilitam o direcionamento dos esforços para a melhoria dos índices mais importantes.

Os Stakeholders quem avaliam os indicadores com a finalidade de permitir achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo. Uma organização que pretende ser estável deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas Para realizar isso deve agregar valor, isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.

3.1 MOVIMENTAÇÃO DE FORMA ESTRATÉGICA

Toda a cadeira de abastecimento se dá de uma forma estratégica a qual a rota traçada pode atender a diversas lojas e com isso não perder tempo e nem espaço de cubagem no caminhão. Exemplo:

1. Rota 1: Ponto de partida CD Nova Iguaçu x Loja Copacabana

3.2 EFICIÊNCIA E SEGURANÇA

A Galanti encontra-se no centro de grandes bairros onde o acesso é bem rápido, deste modo visando um atendimento de qualidade a sua clientela utiliza os serviços entrega proporcionando total comodidade e conforto. Dentro desse serviço tendo como diferencial um envio de protocolo para o cliente com o tempo máximo de 20 min. Caso o prazo não seja cumprido entra para índice de insatisfação.

3.3 VANTAGENS EM RELAÇAO A CONCORRENCIA

As medidas adotadas pela Galanti são muito difíceis de serem adotadas por outras drogarias. Seu atendimento passa segurança, conforto e credibilidade. Os funcionários são bastante receptivos e a gestão de reposição é constante, mantendo a organização da empresa e funcionamento pleno.

Ela também possui o programa jovem aprendiz que beneficia os filhos de seus funcionários. E aos funcionários que nela trabalham são beneficiados com graduações. A Galanti crê que um funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com