TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

589P - ADMINISTRACAO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 11

 589P - ADMINISTRACAO INTERDISCIPLINAR

1 - Leia o texto a seguir “Após a privatização da CVRD, a capacidade de negociação de Agnelli foi posta à prova, era preciso solucionar rapidamente os impasses entre os sócios da organização. Uma de suas primeiras medidas foi criar um plano estratégico. O projeto focava em concentrar as atividades na sua principal área de atuação, ou seja, na mineração. Outra medida também adotada por Agnelli, era a venda de negócios sem ligação com o setor de mineração. Agnelli buscou tornar a CVRD mais eficiente e produtiva, agilizando os processos, intensificando a comunicação entre os setores e adotando uma estratégia simples e suficiente para que todos entendessem os objetivos organizacionais.” Migliori (2005) disponível em: http://admunochapeco.blog.terra.com.br/2009/09/09/roger-agnelli-e-a-cvrd-3/

            O texto apresentado mostra que Agneli tornou a CVRD mais eficiente e produtiva especialmente pelo fato de:

RESPOSTA C: intensificar a comunicação entre os setores e agilizando os processos, intensificar a comunicação entre os setores.

JUSTIFICATIVA: CONFORME DIZ NO TEXTO, FOI UMA DAS PRIMEIRAS AÇÕES DELE, SENDO ASSIM UM DOS FATORES QUE AUMENTARAM SUA PRODUTIVIDADE.

2 –  Medir a eficiência de um processo significa:

RESPOSTA B: Avaliar a extensão com que a demanda de recursos é minimizada e o desperdício é eliminado. Geralmente relacionada à produtividade;

JUSTIFICATIVA: EFICIÊNCIA ESTÁ LIGADA Á AÇÕES DE PLANEJAMENTO, COM FOCO NO RESULTADO.

3 –  Agnelli buscou tornar a CVRD mais eficiente e produtiva agilizando os processos, intensificando a comunicação entre os setores e adotando uma estratégia simples e suficiente para que todos entendessem os objetivos organizacionais. Assim muitas das ações de Agnelli consideravam a eficiência, a eficácia e a efetividade. Medir a eficácia de um processo signifi

RESPOSTA A: Avaliar a extensão com que as saídas deste processo atendem às necessidades e às expectativas dos seus clientes (externos ou internos). Geralmente relacionado à qualidade ou resultado.

JUSTIFICATIVA: EFICÁCIA ESTÁ RELACIONADA COM AÇÕES EXECUTADAS, SENDO ASSIM RESULTADOS.

4 –  Observe as frase abaixo e responda:

Além do governo, a Petrobrás possui outros acionistas (stakeholders), atualmente mais de 170mil.

A Petrobrás atende a diversos tipos de consumidores, seus produtos são vendidos a muitos clientes (stakeholders).

A Petrobrás também é vista como patrimônio de todos os brasileiros (stakeholders),  e como força dinamizadora da economia nacional.

Stakeholders são:

I.  todas as pessoas ou entidades que afeta ou é afetada pelas atividades de uma empresa.

II. segmentos que influenciam ou são influenciadas pelas ações de uma organização, fugindo do entendimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor.

III. somente os funcionários da área operacional envolvidos no projeto.

IV. todos os funcionários, incluindo gerentes e diretores que estão envolvidos no proje

RESPOSTA A:  Apenas a alternativa I está correta;

JUSTIFICATIVA: SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOS NEGÓCIOS.

5 - O conceito de Racionalidade Limitada de Simon diz que a racionalidade nunca será completa porque nunca se terá controle completo de todas as variáveis. No lançamento da Nova Schin foram levadas em conta fatores aprendidos no processo de criação da Primus. O planejamento do lançamento da Nova Schin foi feito com mais calma, tempo e recursos. O processo de tomar decisões, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, tem cinco fases principais, a saber:

RESPOSTA A : Identificação do problema ou oportunidade, diagnóstico, alternativas, decisão e  avaliação.

JUSTIFICATIVA: CONFORME JÁ CITADO EM SALA, E VISTO NO TEXTO DO CONTEÚDO.

6 –  Baseado exposto baixo, assinale a alternativa correta.

 

I - Uma decisão implica a escolha de uma alternativa em detrimento de outras.

II - Devemos avaliar as alternativas bem como estimar suas conseqüências e impactos na organização.

III - Os administradores devem calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.

 

As afirmativas acima tratam do ambiente da tomada de decisão.

 

RESPOSTA E: Todas as alternativas são verdadeiras.

7 – Utilizando a matriz BCG é possível definir a posição ocupada pela Gol. A Matriz BCG utiliza duas variáveis isoladas para efetuar a análise de posicionamento no mercado: a taxa de crescimento do mercado e a quota de mercado relativa da empresa. Consoante os valores obtidos para cada uma dessas duas variáveis, o negócio é classificado em quatro tipos diferentes (Criança problema, Estrela, Vaca Leiteira e Cão). Tendo como base essas informações, marque a alternativa correta.

RESPOSTA C: Vaca Leiteira: diz respeito aos negócios com baixo crescimento e em que a empresa tem elevada quota de mercado. Geralmente geram fluxos financeiros muito significativos, pois o avanço na curva de experiência proporciona elevados retornos e o baixo crescimento do setor não obriga à realização de investimentos elevados.

JUSTIFICATIVA: CONFORME DESENHO NA TABELA DA MATRIZ BCG.

8 – Renomados autores de gestão empresarial da atualidade, tais como C. K. Prahalad, Michael Porter e Al Ries vêm apregoado a grande importância da estratégia para a organização.

Qual das alternativas apresentadas a seguir, melhor expressa o significado de estratégia

RESPOSTA E: Estratégias são ações que devem ser implementadas para que a organização consiga cumprir sua missão, alcançar sua visão e atingir seus objetivos. O requisito maior para o desenvolvimento e implementação de uma estratégia é a criatividade. Ela deve ser única e sustentável em longo prazo.

JUSTIFICATIVA: ESTRATÉGIA É A PRODUÇÃO DE PLANOS PARA ATINGIR OBJETIVOS.

9 – Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, pode-se destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no seu controle, e  o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (305.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com