TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Interdisciplinar - Estudos De Casos

Ensaios: Administração Interdisciplinar - Estudos De Casos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

R: Constantino de Oliveira, presidente do Grupo Áurea, teve a ideia de criar uma companhia de aviação há muito tempo, porém somente o fez, a partir de uma oportunidade, diante do enfraquecimento das demais nesta área. Fortaleceu-se por um diferencial que visava baixo custo. Era o modelo Low Cost, Low Fare ( baixo custo, baixa tarifa), que visava somente realizar vôos domésticos, reduzir gastos com serviços a bordos, obter maior produtividade, frota homogênea e econômica, reduzir gastos com manutenção e combustível, utilizar aeroportos regionais médios, reduzindo assim as taxas também.

2 - Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos?

R: Missão:” Através da excelência na qualidade, na inovação, temos como missão, transportar passageiros e cargas com segurança, rapidez, flexibilidade e diversidade, baseando-se em baixos custos”

Visão: “Obter reconhecimento e superar desafios, e ser a melhor companhia aérea pra se viajar no país”

A missão provavelmente se manteve, pois buscam a qualidade e inovação sempre. Porém a missão, devido o enorme crescimento da companhia, sem dúvida se ampliou, pra alcances maiores já que esses já devem ter sido conquistados.

3 - Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

AJUDA

ATRAPALHA

INTERNO

BAIXO CUSTO

INEXPERIENCIA NO RAMO

EXTERNO

ENFRAQUECIMENTO DOS CONCORRENTES

CONCORRENCIA ATENTA

4- Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

R: A Gol se baseia na estratégia de baixo-custo. Foi a primeira no brasil a utilizar este método e se destacou. Possui como vantagens competitivas:

* O aumento da eficiência e da qualidade em atendimentos, pois simplificaram suas estratégias, oferecendo somente o necessário para passageiros que priorizam a rapidez na chegada a seu destino. Não proporcionam tanto conforto mas não deixam de ser eficazes em suas prioridades competitivas;

* Redução das Tarifas e custos operacionais;

* Diferenciação na estratégia Low Cost, Low Fare;

* Consegue obter maior produtividade, por conta de sua estratégia;

5 - De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

R: Através do seu modelo de negócios, a Gol proporcionou um avanço até seu objetivo principal. Ela reduziu custos, de todas as formas possíveis como por exemplo:

Realizava pequenas rotas que diminuíam o tempo de repouso no solo;

Possuía sistema de vendas online, e por telefone. Não havia reservas;

Não fornece refeições quentes, reduz estoque, custos salariais, encargos, e consequentemente libera maior espaço para assentos, o que lhe proporciona maior lucratividade.

6 - Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinisey, qual é a posição ocupada pela Gol, no inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da holding Áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

R: A posição adequada para a Gol, é a Vaca leiteira. ( lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável).

A posição das empresas de ônibus, considero a mesma.

7 - Procure analisar o setor da aviação civil a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.

R: Baixa possibilidade de entrantes, pois o processo operacional é complexo e necessita-se de capital.

Alta rivalidade entre os concorrentes. Procuram manter a qualidade, porém reduzindo ao máximo as tarifas.

Alto poder de barganha dos Fornecedores, pois são poucos e negociáveis.

Poder de barganha dos Consumidores é alto. Pois há muita concorrência entre as empresas. Podem haver fidelização dos consumidores.

Baixa ameaça de Produtos Substitutos. Pois o transporte aéreo vem se tornando acessível a todas as classes, sendo assim a opção de muitos que antes, utilizavam o rodoviário.

8 - A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégica da Gol. Você concorda com essa afirmação? Será que a Gol conseguirá manter sua vantagem competitiva e seu modelo de negócios com a Varig?

Acredito que haverá mudança na estratégia da Gol. Porém a base será a mesma e a Gol adequará a Varig a esta, relacionado a modernização da frota, e a ampliação de serviços oferecidos. O que resultará em maiores gastos, no entanto, visando maiores retornos.

Questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com