TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Interdisciplinar - NP2

Por:   •  14/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Administração Interdisciplinar

SÃO PAULO
2016


[pic 2]

Administração Interdisciplinar – NP 2 – Módulo 7 a 10

Stephany Elen Cardoso                         RA: T15679-3

Projeto Final apresentado para avaliação do Curso de Administração, Universidade Paulista.

SÃO PAULO

2016


        Exercícios NP 2        

  1. Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, pode-se destacar no ambiente interno o tamanho da organização, a dificuldade no seu controle, e o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização.

Na frase acima as palavras “variáveis contingenciais” possuem um significado específico.  A teoria das Contingências estabelece que situações diferentes solicitam práticas diferentes, fazendo uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações.

A alternativa que mais se ajusta ao contexto de “variáveis contingenciais” é:

Resposta: Alternativa B “ variáveis incertas ou eventuais”. A palavra contingencial significa algo incerto ou eventual, ou seja, pode acontecer ou não. No caso acima, podemos ver que a reestruturação da empresa se deu por que o ambiente em que a empresa estava era incerto e incontrolável e apesar de tentar contornar a situação mudanças foram necessárias.

  1. As Organizações Globo possuem um baixo grau de concentração de poder. Com o objetivo de produzir com eficiência, o Grupo optou pela descentralização. Apesar da concentração de poder se fixar nas mãos da alta gerencia do conglomerado, há uma transferência de poder dentre os presidentes e diretores das empresas afiliadas. Em essência é uma organização baseada em informações. Neste caso podemos apontar que organizações baseadas em informações apresentam como características:

I – Forças-tarefas em substituição à departamentos tradicionais.

II – Especialistas capazes de transformar dados em informação.

III – Maior número de gerentes para os desafios de comandar e controlar.

IV – Disposição dos empregados para a autodisciplina.

V – Uma estrutura similar às orquestras sinfônicas

Resposta: Alternativa B, “Estão corretas somente I, II, IV e V”. Uma organização baseada em informações não precisa de tantos cargos gerenciais, pois seus especialistas dirigem e disciplinam seus próprios desempenhos, por meio de feedbacks constantes dos colegas, dos clientes e da alta administração.

  1. Sobre as resistências de mudanças da Rede Globo, um dos seus principais projetos foi reduzir custos, entre eles reduzir os benefícios do alto escalão das Organizações Globo.

Os benefícios representam o sistema de recompensa da organização, são incentivos com o objetivo de estimular a ação dos funcionários para atender as necessidades da organização. Torna-se útil, então, entender como as necessidades criam tensões que estimulam o esforço de desempenho, gerando-se assim a satisfação via recompensas.

Neste caso, pode-se dizer que a redução dos benefícios provocou a extinção da motivação e isso pode gerar menor produtividade.

Podemos afirmar, então, que a redução da recompensa poderá ter um efeito:

Resposta: Alternativa C “Punitivo”. Pois a recompensa representa seu valor para a empresa, sem receber tal recompensa o empregado passa a acreditar que suas funções não foram bem desempenhadas ou que seu trabalho não é bem reconhecido pela empresa, gerando desmotivação e insatisfação com a empresa.

  1. Ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas, Fernando Tigre foi recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa. Alguns dos desafios encontrados eram que a estratégia da Alpargatas estava ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização era ineficiente, a comunicação entre as divisões era falha e a centralização excessiva. Outro grande problema encontrado quando Tigre assumiu o cargo, foi ter encontrado trabalhadores desmotivados, sem esperança quanto ao futuro da empresa. Tigre teria que mudar essa realidade.

Para autores como Peter Drucker, “cada organização precisa embutir o gerenciamento das mudanças em sua própria estrutura e dedicar-se a criação do novo de forma sistemática, aperfeiçoando tudo o que é feito, além do auto-aperfeiçoamento contínuo e organizado”. É correto comentar sobre a mudança organizacional a partir desta afirmação:

I- Existe uma necessidade, segundo o mesmo autor, de se organizar para mudar, sendo necessário um alto grau de centralização, como forma de agilizar a tomada de decisão embasada no desempenho, mercado, tecnologia e todas as mudanças na sociedade, ambiente, demografia e no conhecimento, além de minimizar a resistência à mudança.

II- Seguindo a mesma linha de raciocínio, Idalberto Chiavenato, comenta que toda mudança implica novos caminhos, novas abordagens, novas soluções. Ela significa uma transformação que tanto pode ser gradativa e constante, como ser rápida e impactante.

III- Complementando Drucker, Chiavenato entende que toda mudança implica algo diferente. Ela rompe o estado de equilíbrio alcançado na situação anterior e o substitui por um estado de provisoriedade, de tensão, de incômodo.

IV- No contexto organizacional, a mudança é quase sempre de paradigmas, mas, por outro lado, refere-se concretamente a implementação de novos procedimentos, processos e tecnologias que possibilitem a adaptação e reposicionamento da organização diante da competitividade no mercado de consumo e a conquista de novas oportunidades de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com