TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

1) Como ocorre a relação entre o crescimento demográfico, a produção de bens, o consumo humano e a preservação ambiental? Responda com base nos conceitos de crescimento humano e de meio ambiente estudados no CRC da disciplina e em outras fontes bibliográficas.

R: A relação entre o crescimento demográfico (aumento populacional), a produção de bens, o consumo humano e a preservação estão cada vez mais em rota de colisão nos últimos anos haja visto que hoje utilizamos padrões insustentáveis de consumo e de produção, uma vez que atualmente processamos, produzimos e consumimos mais recursos do que 1,5 planeta Terra poderia oferecer. Grande parte ainda daquilo que produzimos tem sua vida útil muito reduzida e não são reaproveitáveis e como sempre seu destino são as latas de lixos e os aterros sanitários das cidades. Seguindo essa linha, estimamos que bem antes de 2050 precisaremos de mais de três planetas para satisfazer os nossos processos e demandas em todo o mundo. Não é segredo que esse aumento na demanda de consumo está se mudando dos países desenvolvidos para as economias em desenvolvimento, o que se deve ao fato de que as principais economias emergentes estão passando por uma aceleração dez vezes maior do que a da Revolução Industrial, podemos citar como exemplo países como China, Rússia, Índia, Indonésia, Brasil e tantos outros. Na medida em que essas economias alcançam o status de renda (ou classe) média, uma crescente parcela de suas famílias se une à “Classe Consumidora” global de 2,4 bilhões de pessoas. De fato, muitos têm dito que testemunhamos uma explosão global de consumo entre os consumidores de classe média, com um acréscimo esperado de 2 a 3 bilhões dessa categoria de consumidores por volta de 2050 ou mesmo antes.

A transição para uma economia verde e taxas mais verdes de crescimento nos países dependerá intrinsecamente da mudança para o consumo sustentável. As taxas nacionais de consumo são parte fundamental do crescimento econômico e da produtividade nos países. Nesse contexto, o Produto Interno Bruto (PIB) é positivamente correlacionado aos gastos de consumo, visto que o modelo de crescimento dos países se baseia cada vez mais em um desenvolvimento impulsionado pelo consumo para o aumento contínuo das taxas do PIB. Hoje, os países devem avaliar a qualidade desse crescimento e sua sustentabilidade, examinando as relações entre esse crescimento e o endividamento insustentável do consumidor, a extração de recursos naturais, processos produtivos industriais, perigos à saúde do consumidor e bem-estar ambiental e da sociedade como um todo, para atingir uma civilização mais ecológica.

O aumento da demanda e dos gastos pelo consumidor tem consequências inevitáveis sobre o aumento da oferta da produção e o esgotamento dos recursos naturais do planeta, especialmente em vista do aumento da população, da renda e do número de consumidores com estilos de vida insustentáveis.

Em consonância com os princípios da economia verde, a mudança das agendas políticas nacionais e da vontade política para um consumo sustentável pode ser feita observando-se que o consumo sustentável tem efeitos positivos sobre o PIB, a inovação, os impactos na saúde e, também, sobre a estabilidade econômica, uma vez que integra uma abordagem mais sustentável para a gestão e o consumo dos recursos. As economias e os setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com