TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 2

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

O surgimento da Psicologia Organizacional está ligado a Administração Científica devido à necessidade de uma nova ciência que aperfeiçoasse o processo industrial iniciado no século XIX.

A Revolução Industrial foi responsável pela criação de uma nova relação entre gestores e empregados. Os gestores buscavam o lucro através da produção e para isso submetiam seus empregados a um trabalho pesado com longas jornadas, sem direitos trabalhistas e descansos semanais. A princípio esse método de administração surtia efeitos positivos até que a falta de motivação e a fadiga desses trabalhadores acabaram resultando em uma baixa produtividade.

Nesse contexto de busca de soluções para a queda do desempenho é que nasce a Administração Científica de Taylor que buscava soluções definitivas para o problema da administração, e a Psicologia Organizacional nas indústrias que veio a ser um aliado na criação de soluções. Enquanto a administração buscava a criação de metas que visavam o aumento da produtividade, a psicologia se preocupava em atender as necessidades físicas e mentais dos trabalhadores, selecionando-os, treinando-os e planejando situações de trabalho que favorecesse empregadores e empregados.

A partir daí, muitos estudos foram realizados. Podemos citar o de Frank e Lilian Gilbert que trabalharam a aplicação do tempo e do movimento para uma melhor projeção da tecnologia para as pessoas, o experimento realizado em Western Eletric Company, Hawthorne que estudou o efeito da percepção da participação do funcionário na empresa, e os estudos de Mc Gregor que a partir de sua teoria “X e Y” também contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Psicologia Organizacional.

Essas duas ciências se tornaram aliadas desde então. Atualmente seus objetivos permanecem os mesmos, porém, as mudanças do mercado exigem adaptações. Por exemplo, atualmente o mercado local e global oferece maiores tecnologias, maiores concorrências, reivindicações trabalhistas e tantas outras que tornam o sincronismo da administração e da psicologia essenciais para o sucesso de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com