TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 3

 ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

O núcleo central de qualquer organização é seu sistema de operações, responsável pela transformação dos insumos em produtos ou serviços concretos. Por meio de uma administração competente desse processo de transformação, as organizações tornam-se mais eficientes, mais produtivas e capazes de oferecer  produtos e serviços de acordo com a necessidade de seus clientes. Dessa forma, a administração das operações contribui significativamente para o alcance dos objetivos estratégicos da organização e para a consolidação de suas vantagens competitivas.
Logo de início será apresentada a definição da administração de operações, buscando destacar sua importância para as organizações e apontar suas diferenças que existem entre as organizações de manufaturas e serviços. A administração de operações será analisada de perspectiva sistêmica, á luz dos desenvolvimentos teóricos até então apresentados. A primeira seção do capítulo também destacará as prioridades competitivas da administração das operações.
O enfoque de qualidade será destacado na quarta seção por sua relevância estratégica para a organização contemporânea. O capítulo estabelece uma distinção entre abordagem tradicional de qualidade e a abordagem mais contemporânea por gestão da qualidade total. Por fim, são apresentadas algumas tendências contemporâneas na administração de operações, destacando a gestão de cadeia de cada valor, os sistemas just in time e as tendências relativas a customização e flexibilização da manufatura.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

Administrar é a arte do relacionamento de forma produtiva, a linha de produção é local onde evidenciamos está verdade. Sendo assim o local onde combina-se tecnologia, processos e pessoas.
A tecnologia e os processos podem ser facilmente copiados e melhorados, mas a gestão de pessoas é individualizada e única, em determinadas ocasiões pode-se imitar, mas os resultados dificilmente serão os mesmos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE OPERAÇÕES

Administração de operações aborda a maneira pela qual as organizações produziram seus bens e serviços.

Área ou campo responsável pelo planejamento, operações e controle de processos de transformação de insumos e recursos.

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

A administração de operações pode ser definida como o campo da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação de uma organização.

Primeiro – É importante para gerenciar o seu processo de transformações, tanto para serviços quanto para produtos.

Segundo – Faz com que assuma o papel central no desenvolvimento das atividades organizacionais, visto que a produção se relaciona com todas as outras áreas, sua decisão má pensada pode impactar de forma negativa em todo o processo de cadeia de suprimento.

Ex: Planejamento de produção deve estar muito bem alinhado com outros setores com o marketing, justamente para que decidam em parceria como melhorar as características físicas de cada produto, bem como com áreas com RH, com ações internas como treinamento pessoal, capacitando o profissional que contribui para a produção de cada serviço ou produto.

Terceiro – Podendo contribuir para a melhoria         da produtividade, eficiência, e da qualidade dos produtos ou serviços. Melhorando assim as exigências competitivas dos seus clientes, agregando valores.

Quarto – A melhoria da produtividade juntamente com a eficiência de uma empresa influencia positivamente         não só em sua organização, mas também a competitividade em nosso País no mercado internacional, por proporcionar produtos com maior valor agregado, surpreendendo outros países.

MANUFATURA E SERVIÇO

O processo produtivo está presente em todas as empresas.

O denominador comum entre todas as empresas é o processo produtivo, tanto para:

Organizações de Manufatura – Responsável por bens físicos Tangíveis.

Organizações de Serviços – Responsável por produzir bens não Tangíveis.

Sendo que o que as diferem não é somente natureza do bem produzido, por um lado existem os bens tangíveis que são de fácil visualização e podem ser armazenados posteriormente pelo consumidor. Enquanto os bens não tangíveis não podem ser armazenados pelo consumidor e são de difícil visualização, sendo que seja necessário uma credibilidade para concretização da compra deste bem.

 ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA DE OPERAÇÕES

As organizações foram descritas como um sistema responsável em transformações de recursos e insumos em produtos ou serviços.

Insumos – São recursos de transformação ou transformados.

Recursos transformados – São compostos de materiais, informações e consumidores  que são tratados, transformados ou convertidos em algum processo.

Recursos de Transformação – Recursos que agem sobre os recursos transformados, como trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com