TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.243 Palavras (17 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 17

O objetivo do capítulo 9 é definir a importância da administração de operações dentro das organizações e a partir de uma visão sistêmica entender as prioridades competitivas dentro do mercado, sabendo analisar as principais etapas do projeto do sistema e o quão essencial é a descrição das principais atividades do gerente de operações no planejamento e no controle, também é abordado as melhores técnicas para a administração de estoques, analisando o processo de gestão da cadeia de valor e suas principais vantagens compreendendo assim os princípios de funcionamento do sistema just-in- time.

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

Este tópico mostra que a administração de operações nada mais é que transformar insumos em produtos ou serviços concretos. Oferecendo ao cliente produtos e serviços de acordo com a sua necessidade e expectativa, mas para isso é necessário que neste processo de transformação as empresas se tonem mais eficazes e eficientes, ou seja, mais produtivas. Utilizando-se de ferramentas próprias para este diferencial, como:

- Melhorando o planejamento e controlando melhor a produção;

- Planejando melhorias;

- Implementando o sistema just-in-time.

Neste capítulo podemos ver que administrar é a arte do relacionamento de forma produtiva, e a linha de produção é o local onde evidenciamos está verdade. Sendo assim o local onde combina –se tecnologia, processos e pessoas.

A tecnologia e os processos podem ser facilmente copiados e melhorados, mas a gestão de pessoas é individualizada e única, em determinadas ocasiões pode-se imitar, mas os resultados dificilmente serão os mesmos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE OPERAÇÕES

A abordagem feita é a forma que as organizações administram as operações que produzem seus bens e serviços e suas áreas e campos responsáveis pelo planejamento, operações e controle do processo de transformação de insumos e recursos.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS OPERAÇÕES

O objetivo deste tópico é mostrar o desafio de administrar as operações de uma organização que não se esgota na definição de um sistema de operações e envolve decisões para prazos mais curtos (ano, mês, semana e dias) de forma a operar e controlar o sistema de produção. Sendo que essas decisões têm que incluir o planejamento e controle da produção e a administração de estoques, da logística e da distribuição.

ENFOQUE DE QUALIDADE

Os aspectos considerados neste tópico são as formas da abordagem tradicional de qualidade, onde relata que as novas abordagens de qualidade não apenas desmitificam que a ideia de qualidade e a produtividade eram objetivos antagônicos, ou seja, que a melhoria de um implicava uma diminuição no outro, como partem de uma perspectiva preventiva da qualidade. A Gestão de qualidade total que representou a qualidade total das técnicas, a certificação de qualidade onde aponta o desenvolvimento de um conjunto de padrões internacionais.

TENDENCIAS CONTEMPORÂNEAS NA ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

Este tópico destaca as três tendências contemporâneas na administração de operações que são a gestão de cadeia de valor; os sistemas just-in-time e pôr fim a customização e produção

1 – Por que a Administração de operações é tão importante para a Organização? O Que você entende por uma visão sistêmica da Administração de Operações? 

Porque a Administração de Operações é o núcleo central de qualquer organização, sendo ela responsável pela transformação dos insumos em produtos ou serviços concretos.  

A visão sistêmica da Administração de Operações consiste na melhor percepção da centralidade do processo de transformação, possibilitando enxergar melhor os três componentes do Sistema de Operações, sendo eles os insumos (Entrada), O Processo de Transformação (Processamento), e as Saídas (Produto Acabado).  

2 – Quais são as principais diferenças entre organização de manufatura e de serviços? Como essas diferenças se refletem na administração de operações? Dê exemplos?  

As Organizações de Manufatura são responsáveis por produzir bens físicos (por exemplo, fabricantes de automóveis, de computadores ou têxteis).  

Já as Organizações de Serviços são responsáveis por produzir bens não tangíveis, denominados serviços (por exemplo, empresas de advocacia, escolas ou hotéis).  

As diferenças entre as organizações de manufatura e de serviços não se reduzem apenas à natureza dos bens produzidos, e têm importantes implicações em seus sistemas de administração de operações. Nas organizações de manufatura, o processo de transformação é fácil de ser analisado porque é visível, e os bens produzidos podem ser armazenados e consumidos posteriormente. Por outro lado, nas organizações de serviços, o processo de transformação é difícil de visualizar, os serviços produzidos não podem ser armazenados e demandam a participação do consumidor.  

Apesar das diferenças apontadas, ambos os tipos de organizações podem produzir uma combinação de bens e de serviços. Da mesma forma, ambos enfrentam problemas operacionais e preocupações similares, o que torna os conceitos e instrumentos relativos à administração de operações igualmente válidos nos dois tipos de organizações. 

3 – Quais são as principais prioridades competitivas da administração de operações? Como elas podem contribuir para melhorar o desempenho competitivo de uma empresa?

As principais prioridades competitivas podem ser mensuradas por cinco objetivos de desempenho dentro da empresa que são: Custo, qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade.

Esses cinco objetivos de desempenhos, permitem a organização desenvolver vantagens competitivas capazes de diferenciar a empresa de seus concorrentes e, assim oferecer mais valor aos clientes. Esses desempenhos resumem assim:

- Custo:  nesse critério a empresa pode competir oferecendo produtos e serviços com preços menores do que os concorrentes, isso garantindo um retorno para a organização. Mas reduzir os preços tem dois efeitos, faz aumentar a demanda por produtos ou serviços, e fazendo reduzir a margem de lucro da empresa, dessa forma a empresa pode competir pela base de preço, diminuindo os seus custos de operações, também cabe o responsável do setor de operações saber tomar decisões que tornem a estrutura da empresa com custos baixos para que a empresa consiga oferecer produtos e serviços com qualidade com um preço não muito abaixo do mercado, assegurando uma margem de lucro bem satisfatória para a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com