TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO E OS AMBIENTES DE NEGÓCIOS

Por:   •  16/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

A ADMINISTRAÇÃO E OS AMBIENTES DE NEGÓCIOS

As leis, as forças econômicas, sociais e tecnológicas, sindicatos, fornecedores e os clientes são chamados de “fatores externos” e influenciam não só as organizações, como uns aos outros. Visto que são dinâmicos e mudam constantemente, deve-se reconhecer a necessidade de se adaptar a essas mudanças, visto que influenciam as maneiras de se negociar.

Os fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos, de dentro de uma organização, são os recursos organizacionais correspondentes ao ambiente interno.

MODELO DE SISTEMAS ABERTOS

Vê a organização dinâmica recebendo insumos (Input – Cada um dos elementos necessários para produzir mercadorias e serviços) e trabalhando para transformá-los em produtos.

O insumo (entrada) das organizações são seus recursos produtivos, que são transformados em serviços ou produtos finais (saídas).

O “processo de valores adicionados”, refere-se a uma dinâmica de transformação onde a saída terá, de maneira ideal, mais valor que a entrada.

Existem três situações que as empresas podem enfrentar:

• Entrada > Saída: A empresa está perdendo dinheiro, visto que os insumos custam mais do que o produto.

• Entrada = Saída: A empresa está em ponto de equilíbrio.

• Entrada < Saída: A empresa está lucrando, visto que o custo do produto é maior que o insumo.

A diferença entre produto e insumo é chamado de lucro bruto.

OS AMBIENTES EXTERNOS DE NEGÓCIOS

• Fatores Sociais

Cada país possui um ambiente social que torna-se necessário entender à medida que as empresas se tornam internacionais.

A perspectiva social do ambiente inclui a demografia e suas tendências, valores pessoais e culturais e a ética do trabalho e pesquisas podem ajudar as empresas a prever mudanças sociais ao invés de simplesmente reagir a elas.

o Status demográfico e tendências

Os estudos demográficos permitem que se preveja as mudanças, ao lugar de só reagir a elas. Gerentes costumam consultar demógrafos para entender as tendências da população e fazer um planejamento futuro.

Atualmente, três tendências demográficas estão surgindo:

1. A força de trabalho está ficando mais jovem, o que no futuro significará certa baixa na produtividade, visto que o nível de experiência é menor. Em contrapartida, haverá maior número de trabalhos com o nível intelectual mais elevado.

2. As mulheres estão entrando com mais força no mercado de trabalho, assim como já são a maioria dos universitários.

3. A migração. Grande parte da população brasileira, há alguns anos, trocou o Nordeste pelo Sudeste, porém, estão voltando à sua terra natal, o que indica um potencial movimento de mão-de-obra, bem como nos apresenta que o mercado de produtos e serviços está mudando.

o Ética no trabalho e valores pessoais

Tradicionalmente, nos apresentava a idéia que o indivíduo que não trabalhasse era vagabundo e que o trabalho era bom e religioso e a ética era expressada na dedicação e na lealdade às organizações e no compromisso na realização de tarefas.

Atualmente essa realidade vem se modificando, especialmente em se tratando de trabalhadores jovens, já que muitos expressam suas preocupações não só com o trabalho desenvolvido, mas, também, com o crescimento pessoal e prospectam ambientes de trabalho desafiadores e que forneçam oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

As empresas tem se adaptado a essa nova realidade, estabelecendo horários flexíveis de trabalho, que permitem que os colaboradores determinem sua rotina pessoal de trabalho, dentro das restrições organizacionais.

A competição internacional e a diferenciação competitiva nas organizações, conhecida como downsizing, fizeram com que muitas empresas começassem a trabalhar de forma mais intensa.

o Valores culturais

A gerência deve considerar fatores culturais de um ambiente, tais quais os valores, costumes, tradições educacionais e códigos legais, entre outros, antes de tomar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com