TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE ABERTA Nº 02

Unidade 01 – Introdução à administração estratégica

Obs: Cada questão deverá ser respondida em até 10 linhas. A não observância deste espaço resultará em perda de pontos nas questões.

  1. O conceito de estratégia e sua utilização são muito controversos no campo organizacional. São muitas escolas e linhas de pensamento que compõem esse vasto campo de estudo. Porém, é importante para o contexto da nossa disciplina, que consigamos organizar nossas ideias para se chegar a algum consenso sobre o termo. Por isso, gostaria que vocês apontassem o que entenderam por estratégia? Como podemos perceber a prática das estratégias em nossas organizações? Aproveite para dar exemplos. (Valor: 4,0 pontos).

O processo estratégico em organizações visa, acima de tudo, diferenciar a organização em algum aspecto e alcançar algum tipo de vantagem competitiva. Sendo assim, para alcançar vantagens competitivas é necessário conhecer bem sobre o ambiente competitivo, o que inclui consumidores, fornecedores, produtos e serviços substitutos e principalmente os concorrentes. Soma-se a isso a necessidade principal de conhecer muito bem a própria empresa, que é de onde surgem os recursos e a capacidade para enfrentar o mercado.
A estratégia pode ser percebida em ações consistentes e sustentáveis das empresas que as tornam superiores aos seus concorrentes em algum aspecto, tal como as inovações da Apple, a base de dados da Google ou o processo da Uber e da Amazon.

  1. Reflita sobre a natureza da vantagem competitiva sustentável. Em sua resposta, identifique quando uma empresa tem vantagem competitiva, defina o termo “valor econômico” e distinga entre uma vantagem competitiva temporária e uma vantagem competitiva sustentável. Utilize exemplos para referenciar sua resposta. (Valor: 4,0 pontos).

De maneira geral, uma empresa tem vantagem competitiva quando é capaz de gerar mais valor econômico que as empresas rivais. O valor econômico é simplesmente a diferença entre os benefícios perceptíveis pelo consumidor que compra produtos ou serviços da empresa e o valor econômico efetivo desses produtos e serviços. Uma vantagem competitiva temporária dura um período muito curto de tempo, normalmente sustentada por ações com pequeno poder de dificultar a imitação. Enquanto isso, uma vantagem competitiva sustentável dura bastante tempo, sustentada por recursos e capacidades difíceis de serem imitadas pelos seus rivais. As empresas mais competitivas são aquelas que reúnem um volume maior de vantagens competitivas duradouras, como forte posicionamento da marca, capacidade de inovação constante, dentre outros.
A Backer é um exemplo de empresa sustentada pelo seu padrão de qualidade, diferenciações na marca, rótulo, comunicação e posicionamento. Entretanto, a empresa fora acometida por problemas graves em seus processos que tem provocado a derrocada da empresa em seu mercado competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com