TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: HÁ LUGAR PARA INOVAÇÃO?

Por:   •  27/11/2022  •  Seminário  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDUARDO SOARES ALVES LIMA

ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: HÁ LUGAR PARA INOVAÇÃO?

CAROLINA – MA

2022

EDUARDO SOARES ALVES LIMA

ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: HÁ LUGAR PARA INOVAÇÃO?

Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração Pública para a obtenção de nota parcial no Seminário Temático do  módulo.

CAROLINA – MA

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

4 METODOLOGIA        6

5 DESENVOLVIMENTO        6

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

A administração pública é tradicionalmente um setor burocrático e, portanto, é difícil implementar inovações. Porém introduzir inovações na administração pública é um processo necessário atualmente. A inovação já é algo que faz parte das empresas privadas, porém no setor público ainda não é tão aplicado.

Cresce em todas as esferas de administração a necessidade de introduzir a modernização de processos, gestão eficiente de pessoas, atendimento diferenciado ao público, gestão de fluxos e resultados, entre outras estratégias.

Nesse sentido conforme apontam Potts e Kastelle (2010) a transformação da sociedade e a evolução tecnológica se traduz na necessidade do setor público de inovar na promoção de serviços à sociedade como algo capaz de elevar o nível de satisfação dos cidadãos perante o governo. Isso por que a sociedade é outra e os processos públicos ainda estão burocráticos e lentos, ou seja, sendo necessária essa mudança.

2 JUSTIFICATIVA

Desde o seu nascimento, a inovação tem se desenvolvido cada vez mais no setor privado. Com o passar do tempo, o interesse pela pesquisa em inovação expandiu-se para outros setores e novos requisitos surgiram, como as necessidades de inovação social, inovação de serviços e inovação do setor público (BRANDÃO e DE FÁTIMA BRUNO FARIA, 2013).

Segundo Predebon (2003), todos os aspectos das operações nas organizações precisam de mais ou menos inovação. Por exemplo, na administração pública, as inovações são necessárias para manter o bom funcionamento do país, dada a necessidade de adaptação às mudanças que ocorrem ao seu redor. Para ser informado e ativo, um ambiente propício à inovação deve ser fomentado.

Nesse contexto, a inovação deve ser vista com maior importância e deve ser tratada como um diferencial competitivo na prestação de serviços públicos e na produção de benefícios sociais.

Portanto, a escolha do tema justifica-se pela importância das inovações do setor público para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Com base no raciocínio acima, este trabalho tem como objetivo responder a seguinte questão: existe espeço para a inovação na gestão pública?

4 METODOLOGIA

Para que se possa conduzir o presente, optou-se pela pesquisa bibliográfica, visando ampliar o conhecimento quanto ao tema proposto. O estudo bibliográfico é um mapeamento ou revisão de trabalhos publicados de teoria orientando a pesquisa que requer engajamento, pesquisa e análise por um pesquisador cujo objetivo é coletar e analisar textos publicados para apoiar a pesquisa (Gil, 2007),

A pesquisa pode se referir a um procedimento ordenado e bem definido por meio do qual o pesquisador reúne informações para melhor compreender o sujeito ou para garantir a progressão de seus pensamentos (LAKATOS; MARCONI, 2001).

Segundo Gil (2007), o processo de pesquisa pode ser chamado de procedimento racional e sistemático, cujo objetivo principal é encontrar respostas precisas para os problemas que o pesquisador propõe para suas atividades.

Assim, pode-se dizer que o objetivo da pesquisa é encontrar e agrupar informações existentes que respondam às perguntas do pesquisador, especifiquem o tema e deem ao leitor a oportunidade de compreender o tema sob a perspectiva do pesquisador e dos fatores utilizados.

Dado o problema da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico descritivo, com o objetivo geral de considerar inovações no serviço público. Os objetivos específicos são: a) compreender alguns aspectos gerais da administração pública; e b) levar a refletir sobre a necessidade de inovação no serviço público.

5 INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

A gestão pública é a atividade administrativa, que visa à gestão de bens, interesses e serviços públicos para o bem comum, compreendendo apenas os poderes de guarda, conservação e aprimoramento, realizada pelos órgãos administrativos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário (SOUSA, 2020)

Administração pública é um termo amplamente utilizado para definir um conjunto de atividades envolvendo a aplicação de conhecimentos teóricos de administração e ciências da administração ou interação com o setor público (MARQUES, 2014)

Para Chiavenato (2012), a administração pública é um segmento importante da ciência da administração, que consiste em todos os aparelhos estatais e funciona como uma ferramenta do governo no planejamento, organização, direção e controle das atividades do público administração, cujo objetivo é a satisfação das necessidades básicas da sociedade.

Trata-se da própria gestão do interesse público, que o Estado realiza seja pela prestação de serviços públicos ou organização interna, seja ainda pela interferência, por vezes até restritiva, no setor privado. Seja qual for a hipótese da administração da coisa pública, é inevitável a conclusão de que o beneficiário final dessa administração deve ser a própria sociedade, ainda que a atividade beneficie diretamente o Estado. Simplesmente não se pode imaginar o destino de um serviço público que não visa indivíduos para sua proteção, segurança e bem-estar (CARVALHO FILHO, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com