TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR- Ambiente Competitivo

BRASIL- 2020

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR- Ambiente Competitivo

Pizzaria Face Pizza

Trabalho de projeto, apresentado ao curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar ambiente - competitivo 2020, sob a orientação dos tutores Rogério, Alberto e Roberto.

BRASIL- 2020

Resumo

O projeto foca em apresentar a análise do ambiente competitivo da Empresa fictícia Face Pizza, empresa essa que atua no ramo alimentício e foi criada para o desenvolvimento deste projeto.

O estudo foi feito à partir de quatro cenários, com acontecimentos ocorridos na empresa, desde a sua criação até a sua consolidação. O objetivo do projeto foi analisar os conflitos apresentados dentro do ambiente competitivo, verificando se as medidas tomadas pela empresa estavam de acordo com a teoria apresentada até o momento.

Por meio deste estudo de caso, foi possível concluir que a empresa conseguiu se sobressair diante à concorrência, adotando medidas simples porém eficazes para conseguir ser referência dentro do ramo em que atua, tendo como foco a excelência no serviço entregue ao cliente.

Palavras-chave: Face Pizza, projeto, concorrência, referência.

Sumário

Resumo 3

Introdução 5

A Empresa 6

Análise do Cenário 1 8

Análise do Cenário 2 9

Análise do Cenário 3 10

Análise do Cenário 4 11

Análise SWOT 13

Aplicando a Análise SWOT 13

Conclusão 14

Referências 15

Introdução

O projeto desenvolvido relata a importância da pesquisa de mercado, a análise do ambiente competitivo, coletando, organizando e refletindo as variáveis controláveis e não controláveis que influenciam na gestão da empresa, procurando aplicar as melhorias necessárias para se sobressair diante à concorrência, e tendo como consequência a consistência, coerência, credibilidade, planejamento, previsão de vendas e orçamento da empresa.

O método de estudo aplicado é um estudo de caso, que busca analisar os diferentes cenários vividos pela empresa Face Pizza. O estudo tem como base o conceito teórico apresentado até o momento.

Serão analisadas as atitudes tomadas pela empresa, a partir das dificuldades impostas pelo surgimento de uma concorrência, sendo possível aplicar a análise SWOT¹ da empresa, que foi estudada no conteúdo relacionado ao Marketing e Gestão apresentado no material fornecido até então.

A Empresa

A Pizzaria Face Pizza é uma empresa familiar que se preocupa em entregar um produto de qualidade a um preço justo, sem deixar que suas características primárias se percam.

“Segundo PALMER (1974) qualidade significa conformidade aos requisitos e especificações em que a empresa estabelece e se compromete a cumprir para atender a expectativa do consumidor; e diz que um produto com qualidade é aquele que atende as necessidades do consumidor.”

A empresa surgiu quando seu George que adorava fazer deliciosas pizzas em casa para seus familiares e vizinhos, costume este que adquiriu com sua mãe, decidiu abrir uma pizzaria no seu bairro, devido à falta de concorrência por que a pizzaria mais próxima ficava a mais de 20 km de distância e a qualidade das pizzas, seu Georg manteve a mesma qualidade das pizzas que fazia em casa, a pizzaria tornou um sucesso no bairro.

Mas o sucesso da Face Pizza atraiu novos concorrentes com preços mais baixos e que os praticados pela Face Pizza além de um cardápio mais variado, seu Georg que até então tinha somente dez tipos de pizzas em seu cardápio, não tinha preocupação com seu preço praticado e custo dos ingredientes foi obrigado a fazer mudanças na gestão do seu negócio.

Mesmo abaixando o preço de suas pizzas seu Georg não abriu mão da qualidade, optou em reformular seu modo produção começou a compra em maiores quantidades os ingredientes para diminuir o custo do seu produto e investiu na infra-estrutura do estabelecimento recuperando boa parte dos clientes que haviam migrado para os concorrentes.

Uma das concorrentes abaixou ainda mais os preços de suas pizzas e começou a oferecer entrega grátis, outra copiou algumas estratégias da Face Pizza,diminuiu seus custos,melhorou sua infra-estrutura,reformulou o ambiente do estabelecimento e fez alguns promoções,houve o surgimento de mais concorrentes oferecendo pizzas ainda mais baratas mas com o tempo não conseguiram se manter no mercado.

A Face Pizza manteve a qualidade do seu produto investindo em novas tecnologias de produção, mantendo seus custos baixos e sempre inovando seus produtos e serviços, assim está vencendo em um mercado cada vez mais competitivo.

Análise do Cenário 1

O Sr. George, que possui prática adquirida com sua “mama”, fazia pizzas caseiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com